A comédia vai mudando de acordo com o tempo. Percebo isso principalmente quando tentaram colocar piadas que talvez pensassem que caberia nos dias de hoje para fazer as pessoas rirem, e nem sempre funciona assim. Vide Casseta & Planeta (quando passava, é claro, e depois começou a ficar muito chato) e Zorra Total, que tinham piadas um pouco mais engraçadas quando começaram.

Hoje, dificilmente vejo algum show ou programa com esquetes de comédia, mas não é porque achei que tudo perdeu a graça, mais nada na TV me atrai hoje em dia, e quem quer fazer rir, tem que fazer rir, tem que vender seu peixe e tem que convidar as pessoas para ver televisão, e ela está cada vez menos convidativa para mim.

A mesma coisa está acontecendo com Isamu, um comediante que fez muito sucesso antigamente, mas hoje não faz tanto por causa da qualidade da suas piadas. O único erro que ele cometeu nesta década foi pegar uma música de um youkai e cantar como se fosse dele. Direitos autorais são complicados, minha gente, ainda mais quando é de uma criatura que, quando fica raivosa, sai ameaçando e matando.

Como eu escrevi antes: direitos autorais são complicados. Tem gente que se dá mal, porque a pessoa que teve a música copiada processa logo, tem gente que arranja algo para se promover ou ajudar as pessoas, como o ator Fábio Assunção que está arrecadando dinheiro que estão fazendo com relação a ele para doar a quantia para clínicas de dependentes químicos (que eu achei o máximo, inclusive), e tem gente (ou youkai) que já quer matar a sangue frio, que é o caso de Sara-Kozou.

Mais grudenta que música de Sertanejo Universitário.

Medama Oyaji falou algo assim sobre ele: “ele é dócil, mas se fizerem algo que ele não goste, é difícil de pará-lo”. Sabendo das consequências, Nezumi Otoko mesmo assim quis tirar uma lasquinha sobre o fato de Isamu ter roubado a música do youkai para si, e um empresário que não sabia de nada o incentivou bastante a usá-la para o resto da sua carreira.

Sempre tem alguém se aproveitando da situação.

“Não se mexe em time que está ganhando”, é o que escrevem/dizem por aí, mas quando você é ameaçado de morte, o importante é rever suas atitudes, mesmo que tenha que sustentar a sua família. Aparentemente, a mulher do comediante não trabalha, e acredito que seja por causa do preconceito que existe no Japão de não permitir que suas esposas trabalhem, e a filha deles ainda é pequena demais, então não poderia ajudar de maneira alguma.

A primeira ameaça de morte.

O problema é que com a música irritante de Sara-Kozou, Isamu conseguiu se reerguer a tal ponto que foi chamado a participar de um prêmio de Melhor Comediante, do qual não participava fazia 12 anos. Ele até pensou em fazer outro quadro, mas como não fez sucesso algum, acabou usando a música do youkai e sendo morto. Um final cruel para alguém que queria sustentar sua família e ganhar muito mais dinheiro, porém é o que lhe cabia de castigo no momento.

E parou por aí, porque seria sanguinário demais para assistirmos.

 

O youkai que apareceu neste episódio:

Sara-Kozou: pelo que entendi, ele é um dos youkais que Mizuki Shigeru, autor de Gegege no Kitarou, criou. Sara-Kozou é um parente dos kappas, que é muito tranquilo, na dele. Mas não o irrite! É um ser que se irrita facilmente, e uma vez com raiva, ele acaba se tornando um youkai mortal.

Sara-Kozou e sua música chata e irritante que tem feito sucesso por aí.

 

Muito obrigada por ler este artigo até o final, e nos vemos no próximo! o/

  1. Este episódio me lembrou daquele do trem, episódio sete, onde o cara passa por algo semelhante, exceto que não é perseguido por um youkai. Olha, não queria estar no lugar deste comediante, que simplesmente abandonou a família e a humanidade pra ficar famoso; há pessoas que infelizmente, acham melhor pisar em cima dos outros pra ganhar fama e status. Quanto ao seu castigo, bem que o Kitarou avisou pra não continuar neste caminho, não escutou, paga! Chega a ser sinistro quando o Kitarou aparece pra dar tais avisos, me lembrando que estamos vendo um anime de terror e sobrenatural.

    Sei que não tenho comentando muito aqui,mas, estou acompanhando suas análises e amando todas elas e confirmando, “Gegege no Kitarou” 2018 foi um baita acerto da parte da Toei Animation e tenhamos dito. Até mais!!!

    • Olá, Escritora!
      Sim, este episódio é parecido com o do trem. E você já viu um anime chamado New Warau Salesman? Tem um episódio que fala sobre um homem que vendeu sua alma para o trabalho, e tem as mesmas pegadas de horror do Kitarou.
      O castigo que o Isamu recebeu foi pouco, acho que quem se torna ambicioso demais deveria passar por outras consequências, principalmente porque envolveu toda a família dele.
      Muito obrigada pelos elogios e, sim, a Toei teve um dedo dourado neste anime!

  2. Conheci agora o site, muito bom ver alguém fazendo analise desse anime, desde criança sempre curti folclore de qualquer que fosse o lugar, e claro, não seria diferente com o japonês, então né, um prato cheio esse aí! hehe…

    Sobre o episódio em si, rapaz, eu adoro ver esse lado do Kitarou, bateu raiva da decisão do comediante no final do episódio, mas o que veio depois foi muito satisfatório, sabe, “bem feito, otário” hehe…

    Gosto como esse anime tem episódios com sentimentos diversos, as vezes engraçado, outras vezes, tenso…

Comentários