Afinal, os youkais são bons ou são ruins? Boa parte dos que pesquisei geralmente apenas fazem travessuras ou ficam na deles tranquilos. Outra parte gosta de fazer o mal por conta de rancores que tiveram em vidas passadas e assassinatos envolvidos.

Claro que tem outros youkais em circunstâncias diferentes, porém nem todos são ruins. O problema que aconteceu neste episódio foi a manipulação por parte da mídia causada por uma companhia de aplicativo muito influente. Mas ele só tem influência por causa de um ser misterioso e sem nome…

Mas é claro que as maldições jogadas em Mana teriam algum significado: são os 5 elementos chineses. Ela está possuída por Fogo, Terra, Metal e Madeira, faltando apenas a Água. Cada um deles tem um significado diferente, e cada elemento gera um outro muito diferente, explicado no link que anexei.

Mas voltando ao episódio, quem diria que ele começaria de uma forma e terminaria de outra. A autodestruição de Mana contribuiu para que tudo ruísse, e é claro que ela precisou ser manipulada para isso. Não apenas a menina que se dizia amiga dos youkais, como também o restante das pessoas que acompanhavam o canal do YouTube sobre youkais.

Outro youtuber inconsequente aparecendo em Gegege no Kitarou.

Como todo mundo que vê Gegege no Kitarou sabe, todos os episódios são recheados de críticas sociais fortíssimas, e se você não notou isso, está assistindo errado. Todas as informações sensacionalistas retiradas da carochinha podemos ver na TV a qualquer momento, principalmente no momento político em que nos encontramos. Claro, tudo envolve política, até mesmo essa empresa citada neste episódio.

Para ter acesso ao novo aplicativo, é preciso um celular, e para tê-lo, precisa de dinheiro. Não dá para fugir de capitalismo político nem se quisesse. E foi esse bendito aplicativo que trouxe sucesso ao canal de youkais, que desmistificava informações de que esses seres são realmente ruins e assustadores.

Apesar de Ubume roubar bebês e ser tipo uma fiscal de “abandono de incapaz“, já que seu instinto maternal é colocado à prova, perceberam que não valeria a pena penalizá-la, pois não estava fazendo por mal, mas o Nezumi Otoko, que caiu no labirinto onde os rebentos estavam, queria fazer mal em benefício próprio, sim.

Braba da vida.

Enfim, apesar de ser inocentada e levada para a floresta Gegege, outro roubo de um bebê foi feito, e a culpa decaiu para cima dela outra vez. Aí vem a questão da manipulação. Por mais que alguém seja inocente por seus atos de agora, mas antes fez algo errado, com certeza as pessoas vão lembrar do que fez de errado no passado, e ela passa a ser culpada outra vez.

E o ódio entre humanos e youkais cresceu tanto que o alimento favorito do Nanashi, aquelas sombras saindo do corpo daquelas pessoas, começou a surgir. A sede de matança era tanta que todos chegaram com tacos de beisebol para poder matar o pássaro youkai que roubava os bebês.

Por fim, até a mãe de Mana foi consumida, e o poder das maldições da menina foi utilizado duas vezes: uma para desamarrar a Ubume da armadilha dos outros humanos, e outra para matar, ao menos que temporariamente, a Nekomusume, e eu realmente fiquei com pena…

 

A Youkai que apareceu neste episódio:

Ubume: é uma mulher que pode morrer antes, durante ou um pouco após o seu parto, transformando-se em youkai e ansiando desesperadamente pelo seu filho. Elas aparecem em noites escuras e chuvosas, e às vezes se disfarçando de mulher que está chorando com um bebê na mão, clamando por ajuda. Acredito que, para não ficar tão assustador para as crianças, desenharam em formato de pássaro no anime. Um grande pássaro com instinto maternal, já que o nome pode ter o significado de “pássaro que rouba bebês”. Para mais informações, clique aqui.

 

Muito obrigada por ler até o final, e nos vemos no próximo artigo! o/

  1. Que episódio tenso, principalmente pelo seu final: basicamente, o título da análise combina muito bem com os fatos decorridos. Se antes, o Nanashi parecia distante, apenas incitando para as coisas acontecer de acordo com seus planos, desta vez, se envolveu e transformou os youkais em inimigos dos humanos e fez a Mana duvidar da amizade que tinha com Kitarou e companhia. Doeu ver “a morte” da Neko Musume, como foi tenso ver a cena e tem um detalhe que valeu a minha atenção. A forma que o Nezumi Otoko enxergou esta aproximação suspeita dos youkais com os humanos, o fato dele ser meio-humano/meio-youkai o faz desconfiar destas atitudes óbvias demais,mesmo sendo um personagem que só tirar vantagens e ter grana/vida fácil, compreende as segundas intenções dos humanos, melhor que os outros youkais. Ganhou pontos pra compensar as arapucas que fez.
    E, o que pode acontecer com a Mana? Coisa ruim, sei que vai ocorrer,mas, o que virá, tenho algumas suposições, espero acertar ou não. Não comento muito aqui, contudo, amo as análises do anime em si. Claro, as mensagens de moral e ética do anime são fantásticas.
    Aliás, desistiu do “Karakuri Circus”? Pra mim, o anime tá no clímax e puxa vida, o cara por trás de tudo vale ter uma passagem de ida ao inferno, que raiva!!! Até a próxima!!!

Comentários