Bom dia!

Como esperado após o final do episódio anterior, nesse episódio descobrimos o passado da Primeira Pessoa, com riqueza de detalhes que explica muita coisa sobre o mundo de Kemurikusa.

E fez ainda algumas revelações chocantes.

 

Riri vivia com Wakaba - um Wakaba mais velho

 

Riri é o nome da Primeira Pessoa. É lógico que ela se chama Ri-alguma-coisa. Ela era só uma criança, como já visto no episódio anterior. E vivia com um cientista adulto: o Wakaba.

Sim, o mesmo Wakaba que agora parece ligeiramente menos adulto.

Wakaba foi contratado por “alguém”, por seu conhecimento com kemurikusa (as folhas) para recriar locais da Terra em … não faço ideia onde eles estavam. Só sei que a Terra estava abaixo, pela conversa que tiveram.

Talvez Wakaba e Riri estivessem no céu, acima das nuvens, flutuando em estruturas criadas com kemurikusas. Talvez estivessem em uma nave. Talvez em uma dimensão paralela limitada. Em qualquer caso, foi nesse lugar onde Wakaba construiu as ilhas.

E pela forma como fala, Wakaba não parecia ser humano. Ou pelo menos não era nativo da Terra. Riri, por outro lado, era humana. Bastante curioso considerando que as irmãs não são exatamente humanas, e o Wakaba sempre pareceu bastante humano, desde o começo, e a questão da humanidade deles está colocada desde o primeiro episódio.

Parece que o jogo virou, não é mesmo? Mas pelo menos para as irmãs há uma explicação.

Riri era humana mas morreu. Então ela ressuscitou do mesmo jeito que Wakaba no primeiro episódio: simplesmente surgiu viva dentro da água.

Em todo caso, ela não deveria ter ressuscitado e parece que essa foi a razão original para ela ficar com Wakaba. Ele chega a perguntá-la se prefere voltar para a Terra, o que sugere que o planeta continua inteiro e bem, mas ela diz que não quer porque os pais dela morreram.

Riri se afeiçoou ao Wakaba. Seus pais morreram por trabalhar demais, e agora ela via Wakaba trabalhando demais também. Riri não queria ficar sozinha.

 

Riri e a árvore vermelha, quando ainda era só uma mudinha fofa

 

Tome cuidado com o que você diz para crianças, especialmente crianças geniais, como a Riri. Wakaba disse que só precisava trabalhar enquanto houvesse kemurikusa.

O que a Riri entendeu? Que se ela queria que ele parasse de trabalhar, e ela queria, bastava acabar com toda a kemurikusa! Para esse fim ela criou uma kemurikusa que destrói outras kemurikusas. Também conhecida como árvore vermelha.

Foi mesmo uma criação genial e funcionou bem demais. Enfim, logo a árvore vermelha cresceu até o tamanho colossal ao qual já fomos apresentados e o Wakaba, depois de esgotar todos os meios possíveis para detê-la, enviou a Riri para o mais longe possível, onde ela estaria, ele espera, em segurança, e ficou para tentar combatê-la da única forma que restou: usar toda a água antes dela.

Essa é a função da Midori gigante que os heróis encontraram e é por isso que ela está bombeando água. Mas como já visto, as raízes da árvore vermelha e sua tropa infinita de insetos vermelhos já estão a um muro de alcançá-la. A vitória da árvore vermelha é iminente.

 

Riri fica dias esperando pelo retorno de Wakaba

 

A história de Kemurikusa se resume, pois, a uma garotinha solitária que tomou duas decisões muito erradas.

Porque se sentia sozinha, Riri criou a árvore vermelha. A ideia simples (destruir as demais kemurikusas) logo saiu de controle. Bom, nunca houve um controle para começo de conversa, e esse é o problema. Ryoku e Wakaba (o atual) esperam que haja como controlar a árvore de seu tronco, mas me pergunto se Wakaba (o cientista) já não tentou isso.

Com medo de perder Wakaba, como antes havia perdido seus pais, para o trabalho, Riri acabou sem querer perdendo Wakaba por culpa própria. Ele ficou para trás para protegê-la, afinal ela é só uma criança. Riri deveria, então, esperar por Wakaba. Poderia demorar bastante, ele admitiu, mas ela deveria apenas esperar.

E no caso de tudo dar errado, Riri deveria aproveitar bem a sua vida. Como poderia demorar muito e não teria como saber que ele realmente morreu, na verdade isso é o que ela deveria ter feito desde o início: apenas aproveitar a vida.

 

Riri e sua criação suprema: a kemurikusa com a qual se dividiu

 

Uma criança humana sozinha, Riri não conseguia conceber como seria capaz de aproveitar sua vida. E foi então que ela tomou a segunda decisão errada: se tornar adulta, para poder salvar o Wakaba, e se tornar uma kemurikusa, para que isso fosse possível em primeiro lugar.

O problema é que isso era arriscado, e por isso ela decidiu se dividir, diminuindo o risco. Foi aí que as irmãs surgiram, mas também foi aí que ela, como indivíduo, morreu. A Riri só existe na folha da memória agora – que as irmãs nem sabiam ativar.

Wakaba cumpriu sua promessa, e, mesmo sem memória, de fato retornou depois de muito tempo. Mas quando ele retornou Riri já não estava mais lá. Ou estava, mas não era mais humana e não era mais a si mesma.

A vontade de especular sobre o final agora é grande, principalmente considerando como esse episódio terminou, mas acho que vai ser simplesmente mais divertido apenas esperar pelo último episódio de Kemurikusa. Até lá!

 

Wakaba impalado

 

Comentários