Ueno-san wa Bukiyou é um anime de comédia de 12 episódios exibido na temporada de inverno de 2019. Cada episódio tem metade da duração de um normal e a estrutura é de esquetes, que funciona bem nesses casos.

Ele conta a história de amor, ou quase isso, da Ueno-san, uma cientista genial estabanada que quer a todo custo conquistar o coração de seu colega de clube, o tapado Tanaka, e é ao lado da simpática Yamashita que os três vivem altas aventuras no clube de ciências da escola.

Ueno é uma garota de um intelecto privilegiado que cria invenções mirabolantes como quem respira e deve estar sendo preterida pela NASA após o fim do seu anime. Tanaka é só um garoto cujas reações trabalham em função do que o roteiro pede, mas no geral ele é bem tapado mesmo.

Yamashita é a melhor amiga de Ueno, confidente e comparsa nas armações da garota, ela está sempre lendo um livro ou batendo no Tanaka, coisa que costuma fazer por ele merecer.

O clube de ciências mais louco dos animes!

Existem dois tipos de esquetes nesse anime que costumam até ser distintas, as esquetes fetichistas e as esquetes que puxam mais para os clichês do romance. O normal é que a Ueno sempre acabe amarelando na hora H, ficando envergonhada e estragando seus próprios planos, mas vira e mexe ela acerta.

Na verdade, ela só acerta sem querer e ainda que suas ideias nunca se concretizem como deseja, o dia a dia deles faz com que a relação vá se tornando mais íntima. Se não exatamente isso, mais profunda, afinal, passam um bom tempo juntos se metendo em situações inusitadas, daquelas difíceis de esquecer.

Confesso que não me agrada muito ver uma garota tentando de tudo para fisgar um garoto, mas ela é uma adolescente com os hormônios em ebulição, então não é estranho imaginar que ela quase sempre queira se aproximar dele não de uma forma romântica, mas mais objetiva, mais carnal.

Além disso, o corpo é dela e é ela quem deve decidir quais são seus limites para conquistar o garoto. O problema mesmo é que muitas das esquetes apresentadas no anime têm um claro teor fetichista, dando vazão a fantasias comuns daquele que é o público alvo da série.

Menos mal que não há nudez ou coisa do tipo, só um pouco de ecchi aqui e ali, mas algumas vezes o anime parece passar um pouco do ponto, tudo para render uma piada que se aproveite da vergonha da Ueno e da falta de tato do Tanaka.

E é nas esquetes mais inocentes que costumam acontecer os momentos mais bonitinhos e a coisa progride de alguma forma, ainda que bem pouco. Infelizmente, essas ocorrem em menor número, mas não deixaria de indicar o anime por isso, claro, se você não se importar em ver algumas situações bem absurdas e um desenvolvimento bem pequeno ou quase nulo no quesito do romance.

Não diria que ele não existe, mas nada fica evidente no sentido de apontar que o Tanaka vai entender as intenções da Ueno e correspondê-las, o que acaba sendo via de regra para esse tipo de anime. Se algo der certo entre eles vai ser só no final do mangá, para não perder a piada.

Mas se você quiser ver um anime em que a piada é justamente formar casais de maneiras inusitadas indico Tsurezure Children, também curto, mas com um timming cômico até melhor que o de Ueno.

Ueno e Tanaka seriam um casal legal de se ver em Tsurezure Children.

Ademais, a Yamashita funciona como um bom elemento para trazer um pouco de normalidade ao ambiente do clube, ainda que ela mesma não seja das mais normais e aja como braço direito da Ueno em suas loucuras. A personalidade dela é de alguém mais reservada, mas que sempre diz umas frases engraçadas e não é tão introvertida assim entre os amigos.

Outra coisa legal do anime são seus personagens secundários que sempre surgem para dar uma variada na dinâmica e às vezes até desviam o foco da conquista amorosa sem noção da Ueno, o que não desagrada por também não ser constante.

A Yamashita e os secundários que ajudam o anime a não perder a piada.

As invenções do Ueno são especificamente muito criativas, um show à parte que ajuda muito a tornar situações batidas da comédia romântica em algo um pouco diferente e que diverte pelo fator inusitado, ainda que o resultado não seja mais tão difícil de imaginar com o tempo.

Enfim, se você gosta de uma comédia curta que tem o romance como meio para execução de sua piada e não tem tantos pudores, Ueno-san wa Bukiyou é uma boa indicação. Caso já tenha assistido ao anime fique à vontade para deixar sua opinião nos comentários e até um próximo artigo!

Comentários