Como fã de Initial D (assisti tudo que tinha de animação e até o live action xing-ling), era óbvio que, algum dia, iria encarar o Legend. Como admirador de velharia, estava receoso com essa nova versão, que nada mais é do que um remake. E, bom… eu estava certo. É ruim.

Se você é noob no universo dos animês, ou não explorou a mídia como devia, e não conhece Initial D, vou ser legal contigo e te dar uma mão:

É um battle shounen de carro. Jovens disputam corridas de drift nas montanhas japonesas, com carros devidamente preparados para isso, afinal, eles são doidos mas não são malucos.

Takumi é o cara que pilota pra caramba mas não liga pra nada disso, já que ele só dirige a trabalho, vulgo seu pai o escraviza, fazendo entregas de tofu. O animê acompanha Takumi e sua evolução como piloto.

 

 

O ponto mais importante de Initial D é: ele empolga MUITO. Como apaixonado por carros, dá um siricutico ouvir o pneu cantar, o carro deslizar, o velocímetro zerar, o motor trabalhar.

As séries antigas, principalmente as primeiras temporadas, conseguem fazer isso muito bem. É extremamente divertido ver as corridas.

O grande trunfo de Initial D para conseguir isso é a OST. A série antiga tem uma das melhores OST’s dos animês. É puro eurobeat. E a ressonância com as corridas, com os momentos da série, é perfeita. Aquela batida vai subindo, subindo, a empolgação vai indo junto. É uma série que consegue conduzir muito bem a emoção do espectador. Por mais que a animação não seja boa, o conjunto completo faz tudo ficar excelente.

 

 

Daí surge os dois principais problemas dessa nova versão: ela não empolga e a OST é MUITO ruim. Ou seja, o que faz a primeira versão ser excelente é justamente o que faz o remake ser uma porcaria. A corrida está rolando mas ela não eleva sua emoção, é muito morno. E isso é inaceitável para um animê onde o êxtase é o mais importante.

Seguindo a lógica de atualização da obra, a OST é composta por um rockzinho muito aguado e extremamente padrão. Você ouve e tem certeza que conhece aquela porcaria de algum lugar.

 

 

Outro problema é que falta humor. A versão antiga é muito engraçada. Tanto é que o Itsuki é meu personagem preferido. As situações que ocorrem, somadas a dublagem, fazem dele um personagem hilário. Já essa versão de Initial D é muito séria. Faltam quebras, faltam piadas. E, quando o animê tenta ser engraçado, falha miseravelmente.

Em relação a adaptação da história, ele é muito parecido com a versão antiga. O que, para um fã como eu, é muito bom. Não tem nenhum desrespeito com a obra e nem descaracterização. Ele cobre apenas o primeiro arco da série, que é a disputa entre Takumi e Keisuke.

 

 

O único ponto positivo do Legend é a animação dos carros ser feita em 2D. Em toda a série antiga, os carros são em 3D e, como era uma época onde esse tipo de técnica engatinhava, o resultado é bem fraco, embora, curiosamente, não incomode.

É muito legal ver os carros em 2D deslizando pela pista e jogando poeira para todo lado. Aliás, a animação ficou bem bacana, principalmente se comparar com a primeira versão, onde ocorreu muitas mudanças de estúdio, culminando em um trabalho bem instável, vulgo ficou uma bosta.

 

 

Mesmo com todos os problemas, a versão antiga é um milhão de vezes melhor que o remake. E, para quem já viu, é legal dar uma olhada no Legend só para meter o pau mesmo.

 

Sayonara. Bye, bye o/

 

(〜 ̄▽ ̄)〜 Carro >>> mulher.

 

 

 

  1. Avatar

    Eu tenho uma ideia para anime de carro e já falei para a Toyota p*ra! Faz um contando a historia da marca na Le Mans 2016!!! Ou o Kazuki Nakajima que do “no power” em 2016 foi o primeiro a cruzar em 2018!!!

  2. Avatar

    Só para constar nos autos…O Trueno tinha o mesmo motor (mesmo mesmo não…) do Toyota GT2000 o primeiro Supercar da terra do sol nascente cujo painel dividia a mesma madeira dos pianos da Yamaha…Ok! Eu sei o forum aqui é de anime e não de carro parei…

  3. Avatar

    Mas se quer ver carros num anime…Bem, começou com Speed Racer com a Trixxie com seu Mercedes (não me lembro se era um 230SL ou um 280SL) que quando foi lançado nos EUA a Mercedes buzinou “meu direitos!!” e nunca mais apareceu…Em Speed Racer ainda um dos mais lindos que já pus os olhos o GRX!!
    Mas bom gosto automobilistico está em “Gunsmith Cats…Vai de Mustang GT 500 R, Opel GT (para quem não sabe era o Corvette do homem pobre), Alfas, Fiats e uma miriade de show automobilisticos para os olhos…Eu ficaria uma hora na boa falando dos carros que estão lá!

    • Avatar

      Sobre Gunsmith Cats, é um show de armas e carros. O detalhismo é incrível.
      Eu vi o making off desse animê e a equipe dele fez uma viagem a uma cidade americana (acho que foi Chicago), onde realizaram um tour com vários guias para pegarem referências para fazer o animê. Visitaram lojas de armas, foram em stands de tiro, foram em apresentações de carros, fizeram desenhos de locações da cidade.
      Por isso que conseguiram fazer algo tão perfeito. Foi tudo baseado nesse estudo que fizeram.

  4. Avatar

    Não foi a toa que o 2000GT foi um “Bond Car”…Mas fica a sugestão de resenha “os melhores carros em anime e mangá” adoraria!!!

Comentários