Olá caro(a) leitor(a), você gosta de super-heróis? Acompanha os filmes do MCU? Assistiu Shazam nos cinemas? Ou prefere super-heróis de animes e mangás? Nesta lista indicarei animes que trabalham o super-herói em suas mais diversas facetas.

Seja ele um autoproclamado aliado da justiça, alguém que salvas as pessoas das sombras ou ainda esteja começando. Há heróis em diversos tipos de histórias, e história para todo tipo de herói e que esta lista lhe seja útil, porque todo mundo precisa de um herói!

 

My Hero Academia

Em My Hero Academia a sociedade em sua maioria é composta por super-humanos, mas um menino, Deku, que almejava ser um super-herói não tem poder algum e é tendo que encarar a dura realidade que um dia ele encontra seu maior ídolo, o Símbolo da Paz, All Might. Em um baita ato de coragem, o menino prova seu valor, recebendo uma oportunidade que, junto a sua ida a Academia U.A, a melhor escola de heróis do Japão, mudará sua vida para sempre.

My Hero Academia é um battle shounen de enorme sucesso e isso não se justifica só pelo tema estar em alta, mas pela reflexão sobre o papel do herói, assim como a crítica a sociedade ideal criada em torno dessa imagem, que a série explora. Isso torna a obra uma bela indicação para quem gosta do tema. O mangá é publicado no país pela editora JBC e o anime se encontra disponível no Crunchyroll. O próximo anime vai a fundo na crítica ao ideal.

 

Concrete Revolutio

Em Concrete Revolutio acompanhamos Jirou, um super-humano que trabalha para uma agência que protege os super-humanos que habitam a Terra e ajudam a humanidade.

Entretanto, além da trama não ser apresentada de maneira linear, alternando entre eventos passados e que ocorrem no tempo presente da trama, ela é construída em cima de um emaranhado de intrigas e conspirações que têm por natureza criticar uma sociedade que, na verdade, está longe do ideal e faz dos super-humanos o bote expiatório para problemas maiores.

Se você quer acompanhar uma trama mais intricada, densa e que vai além dos conceitos básicos de justiça e injustiça, então assista esse anime que, aliás, é uma produção do estúdio Bones, o mesmo responsável por My Hero Academia. Agora vamos aos States?

 

The Reflection

The Reflection é uma produção de Stan Lee em parceria com o estúdio Deen. É anime de “verdade”, mas a sua arte, assim como a sua história, não poderia deixar de abordar o tema “herói” de maneira mais “americanizada”, não é mesmo?

Aí que entra a reflexão, um evento sobrenatural que acontece em várias partes do mundo e leva algumas pessoas a ganharem superpoderes. Alguns viram heróis, e outros viram vilões, mas todos são jogados em uma rede de intrigas na qual mistérios se acumulam e cabe aqueles que desejam resolver o problema a tarefa de ir ao centro de tudo.

A arte do anime tem muita influência das HQs americanas, assim como o clima da obra e a sua narrativa. Mas também há elementos mais japoneses, como idols, na série, o que não a torna anormal para que vê mais animes. Você pode assistir The Reflection no Crunchyroll. A próxima indicação já adapta um jogo da CAPCOM.

 

Viewtiful Joe

Joe é um viciado em filmes e cheeseburger que, em um dia qualquer, vê sua vida virar de pernas para o aro ao ser sugado, com sua namorada Silvia, para dentro de um telão. Ganhando superpoderes, e a habilidade de ser converter em um herói, ele vaga por histórias; consertando algumas, aprendendo a ser melhor em outras, trilhando um caminho para salvar o mundo do mal que o aflige com coragem – nem sempre – e bastante humor.

O anime tem como forte o protagonista que, sendo mesmo o herói nunca deixa de ser o humano; tendo suas particularidades e falhas, seus temores e questionamentos. Mesmo com uma importante missão, Joe ainda é apenas um cara comum que está tentando salvar o mundo e aqueles que ama enquanto aprende a lidar com uma nova realidade conforme sua mente e coração o ajudam no processo.

Originalmente a obra é um jogo popular da CAPCOM, e seu anime foi exibido no Brasil pela TV Kids, um extinto bloco da Rede TV. A próxima indicação é ainda mais antiga.

 

Gatchaman Crowds

Gatchaman Crowds é uma adição à série de animações do Gatchaman de 1972; conta a história da atual equipe de heróis que protege o planeta Terra dos temíveis Mess, que são, basicamente, uma raça alienígena que busca a destruição interplanetária, agora focando-se na humanidade.

De início uma nova integrante é recrutada: Hajime Ichinose. Ela é uma garota alto astral que vê tudo de um jeito diferente e acaba por ensinar grandes lições aos personagens e também aos telespectadores.

Enquanto há uma confusão causada durante a criação dos CROWDS – criaturas idealizadas por um programador com intuito de ajudar a humanidade – um alienígena muito poderoso se aproveita da situação para causar o caos e a desordem na Terra.

Como Hajime ajudará a resolver o problema? É esse o questionamento de Gatchaman Crowds, uma franquia que foi revitalizada e repaginada sem perder o brilho de décadas passadas. O anime está no Crunchyroll. Vamos a algo novo, mas velho?

 

Samurai Flamenco

Samurai Flamenco é a história de um herói que começa de baixo. Hazama Masayoshi, fascinado por histórias de heróis desde criança e muito influenciado por seu avô, decide se tornar um homem que ajuda a resolver problemas que acontecem no dia a dia de sua cidade, como ajudar um idoso a subir as escadas, ou então deter pequenos furtos.

Mas, com o passar do tempo vamos descobrindo que o negócio é mais complicado do que aparentava e, na verdade, o grande vilão é pior que se imaginava, então, além de aprimorar a si mesmo, Masayoshi precisa se acertar com seus sentimentos confusos.

Samurai Flamenco pode ser estranho, bizarro e até mesmo tosco para alguns, mas ele é uma grande referência aos heróis de tokusatsus, e quem é fã desse tipo de obra já deve saber quais as obras que são referenciadas na trama. É um prato cheio para quem gosta da temática de heróis e também dos tokusatsus. Minha próxima indicação cobre um anime que também é bem “pitoresco” a sua maneira.

 

Tiger & Bunny

Na cidade de Sternbild City existem pessoas conhecidas como Next que possuem habilidades fora do comum e as usam para combater o crime crescente. Diferente do padrão de sociedade heroica visto na maioria das histórias, o anime segue a interessante lógica em que se explora um heroísmo ligado ao capitalismo.

Existe um sistema onde os heróis obtêm vantagens, mas também são explorados das mais diversas formas, desde a ação até a propaganda de produtos. Um ponto de destaque da série é a forma prática e real com que ela entende seu mundo, desenvolvendo personagens bem diferentes em aparência, idade, valores e dramas pessoais; algumas dessas histórias são até mais profundas que as dos protagonistas sugerem.

Kotetsu e Barnaby Jr. são as principais engrenagens da aventura e são guiados como parceiros em uma jornada de amadurecimento na qual quem compartilha dessa vida é motivado a aprender e crescer, vencendo os próprios desafios, descobrindo o verdadeiro significado de ser um herói. O character design do anime é de Masakazu Katsura – criador da indicação seguinte.

 

Zetman

Zetman é uma história centrada em dois personagens, dois heróis com origens e objetivos diferentes, ainda que proteger as pessoas pareça ser o único propósito dos dois.

De um lado temos Jin Kanzaki, o garoto que pode se transformar no misterioso ZET. Do outro temos Kouga Amagi, que vem de família rica e quer realizar seu sonho de ser super-herói ao encarnar ALPHAS, que é ajudado por dispositivos tecnológicos diversos.

No meio disso tudo há os Players, monstros criados artificialmente cuja origem diz respeito tanto a Jin, quanto a Kouga; fazendo com que tenham o dever de derrotá-los enquanto o caminho de cada um deles se interliga e se afasta do outro.

O mangá original foi lançado no país pela editora JBC e já se encontra concluído com 20 volumes. Zetman é uma boa pedida se você busca uma história que reflita sobre a formação do herói, e os diferentes aspectos do heroísmo. Assista o anime!

 

Menção honrosa:

Homem-Aranha no Aranhaverso

Homen-Aranha no Aranhaverso é sim uma animação ocidental, mas o filme teve mão de animadores japoneses talentosos e uma das personagens principais é nipo-americana.

Nele somos apresentados a Miles Morales, garota que é picado por uma aranha radioativa e presencia a morte de Peter Parker, o Homem-Aranha original. Sem saber como cumprir a missão que lhe foi passada, ele deve, primeiro, lidar com a invasão de Aranhas de outras dimensões na sua, para então amadurecer e assim virar um herói de fato.

O filme é muito bem feito e é uma bela indicação para quem se interessa pelo universo de um dos heróis mais populares e adorados no mundo, além de ter um ou outro detalhe que lembra a animação japonesa, então creio que seja sim indicável para o público otaku.

Aliás, a ilustração aí de cima foi feita por Sui Ishida – autor de Tokyo Ghoul. Por fim, assista Homem-Aranha no Aranhaverso!

 

E aí, gostou das indicações? Assistiu algum anime da lista? Qual se sentiu impelido a assistir? Essa é só a parte 1 da nossa lista de animes de super-heróis. Indico que aguarde ansioso pela parte 2, pois nós aqui do Anime21 indicaremos mais ótimos animes. Que o heroísmo esteja com você! Até mais!

Comentários