Bom dia!

Já desde episódios anteriores era sabido que o Toi, apesar da pouca idade, não leva uma vida exatamente dentro dos limites da lei. Seu irmão, Chikai, é totalmente gângster e os dois quase nunca se veem, para a frustração de Toi.

Há um vínculo forte entre eles, que, no entanto, pela natureza perigosa das atividades que exercem, não podem viver juntos. Nesse episódio é revelado o porquê desse arranjo e o quão trágico ele é.

 

Kazuki pede para Toi sequestrar Sara

 

Não é apenas a audiência que sabe sobre o Toi, naturalmente: Kazuki também sabe. Por isso, quando precisa fazer algo ilegal, é ao Toi que ele recorre, não ao Enta, seu amigo de infância.

Kazuki já roubou um gato, ele claramente não está acima de cometer ilegalidades e imoralidades se for pelo seu irmão. Mas querer fazer e ser capaz de fazer são coisas diferentes. Kazuki jamais conseguiria sozinho sequestrar Sara, a celebridade que seu irmão idolatra. É aí que entra o Toi.

O Toi, por sua vez, não concorda nem discorda inicialmente, o que talvez já seja um sinal de que ele aceitou a companhia e amizade de seus colegas-kappas, mesmo que ele próprio talvez ainda não tenha percebido isso. Aliás, talvez a convivência com o Kazuki travestido tenha despertado algo mais do que apenas amizade no coração do Toi.

 

 

Kazuki tem um relacionamento com Haruka, que, ainda que seja uma mentira, é muito importante para ele. Ao final do episódio, Kazuki oferece seu prato para o Toi em troca da ajuda no plano. Pelo irmão mais novo, está disposto a tudo. É a mesma coisa com os irmãos Kuji.

Enquanto seus pais levavam uma vida honesta e eram secretamente roubados por um “amigo”, o que os levou à falência e, o anime não diz, mas provavelmente ao suicídio, Chikai já tinha sacado que para pessoas como eles viver dentro das regras nem sempre era vantajoso.

Nem todos seguem as regras, afinal. E quem é poderoso o bastante para poder quebrar as regras e ainda escapar ileso se aproveita de gente honesta e indefesa, como os pais do Toi.

Depois da morte deles, o restaurante de soba da família estava atolado em dívidas, fechado e com ordem de despejo. E como a sociedade reagiu? Massacrando ainda mais os Kuji. Ao fim e ao cabo, foram tratados apenas como caloteiros. Morreram cheios de dívidas, deixaram uma criança órfã, mas ninguém liga.

 

Ofensas e cobranças coladas na porta do restaurante da família Kuji

 

Em sendo assim, raciocina Chikai, de que vale seguir as regras? Fica subentendido que mesmo antes do final trágico de seus pais ele já não levava uma vida muito direita, mas pelo menos não parecia fazer parte de nenhuma gangue. Essa transição é objeto desse episódio.

Já então um criminoso de verdade, Chikai conseguiu pagar as dívidas do restaurante dos pais, comprar a propriedade de volta e ainda compôr uma reserva monetária. Deu tudo isso para os tios, que ficaram com a guarda do pequeno Toi.

Em muitas representações da máfia em animes ela é retratada como uma estrutura quase normal da sociedade, algo que quase poderia passar por uma empresa como qualquer outra. Honra, códigos de ética, hierarquias. A única diferença é que seus membros são violentos e ameaçadores, mas no fundo ainda respeitam um dado conjunto de regras. Esse não é em absoluto o caso de Sarazanmai, ou pelo menos do Chikai.

O irmão Kuji mais velho não teve pudor ou qualquer tipo de preocupação com regras ou com honra, e roubou o próprio chefe. Suponho que estivesse com pressa para obter o dinheiro, mas em todo caso isso está de acordo com sua fé professa na Lei do Mais Forte.

Se ele morresse, seria porque não foi forte o bastante. Nada mais e nada menos. Uma existência no estado da selva como essa soa tão vazia, carente de sentido, mas lembre-se que Chikai não se tornou um criminoso porque deu vontade: ele o fez para proteger o irmão mais novo.

Analogamente, para proteger o irmão mais velho Toi mata o criminoso que o estava caçando. E é mais uma vez para proteger o irmão mais novo que Chikai aparece na cena logo em seguida para tomar a arma das mãos do Toi e disparar mais algumas vezes contra o cadáver, assumindo o crime para si.

Os irmãos Kuji não acreditam em regras, mas só as quebram para proteger um ao outro, porque só o que têm é um ao outro. Desgraçadamente, essa escolha que os une é também a que os separa, porque enquanto Chikai estiver envolvido com coisas perigosas eles não poderão viver juntos, como verdadeiramente desejam.

 

A frustração no rosto de Toi porque o irmão acaba de avisá-lo que não poderá vir vê-lo

 

Comentários