O arco do torneio de artes marciais finalmente chegou ao fim! Apesar de não ser exatamente do jeito que esperava, ele conseguiu, pelo menos, entregar uma luta decente na final entre Charanko/Saitama e Suiryu. Enquanto isso, os monstros ainda continuam atacando as cidades de A a Z, mas não há o que temer, pois os heróis Classe S chegaram para nos proteger.

Eu sempre gostei de arcos de torneios/campeonatos. É uma ótima forma de apresentar vários personagens e suas motivações, além de criar competitividade e lutas emocionantes. Normalmente, todos esses elementos estão presentes e as coisas costumam me empolgar bastante. Porém, One Punch Man mais uma vez usou artifícios para criar quebra de expectativa e subverter o gênero shounen.

Por um lado, acho que o anime perdeu um grande oportunidade ao fazer com que todas as lutas terminassem com apenas um soco, pois haviam vários personagens que poderiam se tornar mais interessantes se bem trabalhados. A sensação que me passa é que eles foram descartados e mal aproveitados.

Por outro lado, confesso que me divirto muito quando um lutador faz um discurso imponente e ameaçador diante de Saitama e é derrotado com apenas um soco. Com isso, podemos chegar a conclusão de que houve uma falta de equilíbrio entre esses dois elementos, como citei no artigo anterior. Tudo bem Saitama derrotar todo mundo com um soco, mas se todo personagem fizer isso perde um pouco a graça.

Felizmente, o que todo o torneio não entregou nesses últimos episódios, a final conseguiu se destacar. Acho que seria um pouco injusto dizer que essa luta foi melhor que as anteriores, já que nem vimos direito as outras lutas. Mas com certeza esse confronto foi um dos melhores desta segunda temporada.

Foi bem divertido ver Saitama lutando enquanto segurava a peruca, assim como ver os dois personagens conversando, como acontece normalmente em animes como Dragon Ball. Também tivemos o clássico momento em que os personagens que estão assistindo o duelo ficam comentando sobre os golpes e tentando entender sobre o que os dois estão conversando.

Desde o começo não gostei de Suiryu por ele ser o cara bonitão que só está lutando por diversão (e pelo dinheiro), mas não imaginei que ele levaria Saitama para o modo “pistola” desse jeito. Achava que um golpe aleatório o derrotaria, mas digamos que foi a mistura dos dois.

Outro ponto que vale destacar é o momento em que Saitama perdeu sua peruca e foi desqualificado. Agora todos sabem que nosso protagonista estava se passando por outra pessoa e agora está sendo perseguido, mas será que isso realmente terá consequências? Acredito que não. Pelo menos Saitama conseguiu chegar até a final, dar uma lição em Suiryu e aprender o que são as artes marciais.

É isso que faltava pro Saitama!

Enquanto isso, o mundo está um verdadeiro caos. Ainda não foi dessa vez que vimos uma luta entre o Homem Cão de Guarda e Garo e, do jeito que estão as coisas, nem sei se veremos em algum momento. A Associação de Monstros ainda não parou seus ataques e, pelo que vimos nesse episódios, eles podem criar monstros. Isso explica a variedade de formas, tamanhos e habilidades, mas também significa que isso não vai acabar até que alguém derrote Orochi.

Entre os destaques das lutas, tivemos praticamente todos os Heróis Classe S, que finalmente deram as caras (menos King). Um deles foi o Homem Cachorro, que na verdade era uma máquina construída pelo Imperador Criança. Achei bem legal a ideia dele controlá-lo remotamente, o que permite se auto-destruir sem causar danos.

Outro que chamou atenção foi Drive Knight, que tem uma aparência intimidadora. Apesar disso, ainda não comprei 100% essa decisão de visual para máquinas com uma aparência fosca. Quem também me surpreendeu foi o Deus Porco, que rendeu essa cena maravilhosa e horripilante. Com certeza terei pesadelos.

Aqui vai mais uma reclamação minha do episódio. Em uma das lutas, tivemos dois personagens com visuais bem interessantes e que pareciam bem fortes. Pois é, só pareciam mesmo. O lado bom é que pelo menos eles serviram para enaltecer a imagem de Tatsumaki, a Terrível, que está mais apelona do que nunca. Apesar de breve, sua participação foi uma das melhores. Ela realmente tem presença em cena.

Outra cena que vale destacar é a reunião da Sagrada Ordem da Espada. Ali, os espadachins estavam decidindo ir atrás de Garo mas, em um plot-twist, um deles revelou células de monstro, se transformou em um e atacou seus companheiros. Algo me diz que essas células vão voltar futuramente. Será que Garo usará alguma delas para se tornar um monstro de fato? Vamos descobrir nos próximos episódios.

Seria assim que a Associação dos Monstros está criando novos monstros?

Comentários