Neste episódio, foram mostrados os jogos de dois times que foram para as semifinais do torneio da primavera: o Seidou e o Ichidai. Os times que já estavam escalados para as semifinais eram Inashiro e Teitou.

Apesar dos momentos mais decisivos serem simplesmente narrados, eles não foram menos marcantes. É um recurso bem preguiçoso para fazer com que imaginemos o decorrer do jogo e economizar na animação, mas é o que a MadHouse poderia fazer no momento.

Além do mais, mostrou o exato momento em que Musashi conseguiu um homerun, mesmo que tenha rebatido com o jeito todo desengonçado, então isso já fez valer o episódio.

Uma coisa no episódio que me deixou um pouco intrigada é o medo que a bateria do Kasuga tinha do Miyuki. Eles desistiram de jogar contra ele. Mas será que é porque ele é o clear up (o melhor rebatedor de um time de beisebol, que fica sempre na quarta posição nas rebatidas) do Seidou, acertando todos os arremessos, ou é porque pensaram que, cedendo a base seguinte, teriam uma chance de virada?

Outra coisa foi o Sawamura ter acertado um Deadball no rebatedor adversário. Sim, ele já tinha feito isso antes, mas os efeitos foram completamente diferentes. Eijun arremessou e acertou em um dos jogadores do time do Inashiro, que é um dos melhores times, e a pressão era tão grande que demorou para o protagonista lançar com segurança. Já o Kasuga… que time é esse mesmo? Bom, pelo menos o Sawamura refletiu melhor sobre o que errou desta vez.

Esta é a parte que mais deu espaço para que Sawamura se questionasse sobre o que deveria melhorar depois.

Ainda me referindo ao jogo Seidou x Kasuga: Furuya ainda continua tenso em seus arremessos, fazendo com que o seu controle não saia da maneira que Miyuki esperava, porém ainda continuam muito rápidos, mostrando uma melhora que veio com o tempo. Apesar de toda a tensão, conseguiu que o outro time fosse eliminado facilmente com seus lançamentos a mais de 150 km/h.

O fato de Sawamura vir antes de Furuya já tinha sido previsto desde o início pelo Kataoka. Acredito que essa ordem foi decidida não apenas porque Kasuga tem uma grande quantidade de jogadores canhotos, como também por causa da estamina de Furuya que sempre foi muito baixa, acompanhada de sua tensão. Não que Sawamura também não fique tenso, mas tem que aguentar muito mais entradas que o às.

Apesar de toda a tensão que Furuya sente, ele gosta muito de fazer seus arremessos super rápidos, os quais a galera delira.

Sobre o jogo Ichidai x Niougakusha Ootsuki(que nome, hein): eu quase não consegui aproveitar nada do jogo, apesar do Miyuki acabar elogiando o arremessador do Ichidai e tudo o mais. Realmente, os arremessos foram extraordinários, e eles conseguiram dois homeruns, mas a narrativa não me ajudou com o resto do jogo, e eu fiquei triste por ter sido assim, mas bola para frente.

Mas acredito que a melhor coisa sobre o episódio mesmo foi mostrar que autocrítica é super importante para que possamos melhorar. Sawamura pode ser do jeito que for – mesmo isso tendo irritado bastante o Okumura -, porém ele é super rígido consigo mesmo, e Asada aprendeu a ter mais respeito por Eijun, e assim também escolheu a melhorar a si mesmo. É como uma reação em cadeia: quando vimos alguém fazendo algo de bom, também queremos fazê-lo.

Asada observando o Sawamura resmungar consigo mesmo sobre os erros que podem ter feito com que fizesse a Deadball foi muito bom para seu crescimento pessoal.

E outra coisa que eu queria comentar: mostrou os três arremessadores principais do Seidou: Sawamura, o qual acabei de citar logo acima, Furuya, que foi convidado sorrateiramente por Yui para poder formar uma bateria com ele – ainda acho que Kaoru quer tirar uma casquinha com isso -, e Kawakami correndo – apesar de treinar muito, ele sempre está muito tenso em jogo, sendo o pior arremessador dos três -. Quem será que o treinador escolherá no jogo Seidou x Ichidai?


Sobre a música de torcida no beisebol:

Ela teve como origem uma música chamada Neraiuchi, uma música cuja letra descreve uma mulher que faria de tudo para ter os homens aos seus pés. Acredito que fizeram um tema de beisebol com esta melodia porque ela é contagiante e ajuda a animar o jogo.

Música original:

Música no anime:


 

Muito obrigada por ler este artigo até o final, e nos vemos no próximo! o/

Comentários