Assim como em uma maratona, Bocchi não precisa ter pressa para agir, pois um passo em falso pode por tudo a perder. A paciência e a leitura correta das situações são armas preciosas para nossa heroína usar, entretanto, não é tão fácil para ela usar tais recursos.

Apesar da comparação com uma maratona, nossa heroína enfrentou até aqui uma corrida com obstáculos. Tais barreiras eram impossíveis para a mesma transpassar, mas agora ela os supera mesmo que haja desmaios logo em seguida.

A Bocchi é uma personagem forte, e só ela mesma que não se deu conta disso. De um estado de quase isolamento ela agora tem algumas amigas (seis no total), e todas elas gostam da companhia da protagonista. Essas amizades conquistadas já seriam o suficiente, mas ela tem uma meta que precisa ser atingida.

Desde o começo a ideia de fazer amizade com a classe toda parecia algo pesado de mais para uma menina extremamente tímida como a estrela dessa obra. Além de aparentemente pesada, essa missão era meio exagerada. Naturalmente não se faz necessário ser amigo de todo mundo, mas tal meta é importantíssima para a estrutura narrativa da obra.

A Kai já está feliz pela sua amiga de infância ter feito algumas amizades, mas a Bocchi tem mais desafios a ser superado. Quando Kai impôs uma meta difícil para a Bocchi através de uma chantagem emocional, ela fez que a protagonista começasse uma jornada necessária e que mais cedo ou mais tarde a Bocchi teria que começar.

Um ano já se passou desde que a Bocchi começou seu novo ciclo escolar. As conquistas alcançadas foram significativas, mas isso é apenas o começo. Ela tem mais dois anos para fazer amizade com a classe toda, porém isso não é o mais importante, e sim o amadurecimento dela como pessoa. A meta de fazer amigos não é um fim, mas o meio que a Kai achou para fazer sua amiga de infância evoluir.

Etapas são importantes na nossa vida, pois tudo tem um momento certo para ocorrer, e quando atropelamos etapas as consequências inevitavelmente aparecem.

Toda a fase escolar é importante para o nosso desenvolvimento intelectual e social.Todavia, a Bocchi, não por escolha própria, iria deixar passar as oportunidades de interação social, se não fosse o empurrão da sua amiga de infância.

É verdade que a Bocchi encontrou as pessoas certas para serem suas amigas, mas isso não tira o mérito da protagonista que foi corajosa e determinada para superar os obstáculos que antes a amedrontavam.

Um dia o ciclo escolar que está vai acabar, e novos desafios aparecerão, porém não é fácil dizer adeus e se despedir dos amigos já conquistados. Quando Bocchi sair, talvez suas amigas poderão ir para outra escola, e é justamente nesse tipo de situação que as amizades são testadas pela distância e pelo tempo.

É interessante essa cerimônia onde os formandos recebem um broche (ou algo do tipo) de quem tá apenas começando, pois para os veteranos que estão se despedindo é uma chance de lembrá-los que um dia eles já foram novatos e que agora podem olhar para trás e refletir se valeu a pena ou não todo o ciclo escolar. Para os novatos é uma oportunidade simbólica que mostra que um dia eles irão se despedir também além de ser um rito de passagem, pois eles não serão mais os novatos e que agora eles serão “senpais” de outros novatos que chegarão. Ver uma “Bocchi-senpai” é algo que seria curioso, pois com certeza ela não deve se imaginar como uma veterana.

Esse anime foi agradável do começo ao fim, e como tenho o mesmo problema da protagonista, me identifiquei nela e identifiquei diversas situações que eu passei na vida real.

Obrigado a todos que leram este artigo e até a próxima!

Comentários