Nos apegarmos às coisas é muito fácil. Quantas vezes, por exemplo, nos apegamos àquele anime que mal estreou, mas pelo qual somos cativados nos primeiros episódios? Várias, não é? Ainda seguindo com essa linha de raciocínio, quando um anime que gostamos muito acaba temos aquela sensação de vazio (que logo pode ser preenchida com um outro anime).

Se com coisas aparentemente banais podemos ter algum afeto, imagine com pessoas próximas, como amigos íntimos e parentes? Lidar com despedidas (não importando a natureza) é algo muito complicado. Numa época em que muitos pensam apenas em multiplicar, perder é algo fora de cogitação.

A essa altura do campeonato, Senko faz parte da vida de Nakano, e vice-versa. Essa relação de dependência mútua foi sendo fortalecida ao longo dos episódios. Para ele, a presença da Senko é fundamental, pois ela o fez relaxar e ser feliz com as coisas simples. Em relação a Senko, ela se sente feliz cuidando dele como um gesto de gratidão a um antepassado dele que a ajudou uma vez.

O gesto de gratidão dela é bonito e ultrapassa gerações. Porém, isso acaba gerando sofrimentos a ela porque há uma diferença de tempo de vida entre mortais e divindades.

Um dia todos nós iremos morrer. É um fato. Lidar com a morte, quer seja de parentes ou nossa própria, pode gerar temor. Cada pessoa tem sua forma de lidar com esse tema. Uns encaram de frente, outros encaram com muito humor, enquanto outros preferem ignorar ou fugir do assunto para evitar quaisquer tipo de sofrimento.

Nakano ficou preocupado quando soube que o pai dele foi parar no hospital. Não foi nada de grave, mas e se fosse? Com certeza ele não estaria preparado para o pior. Não aprendemos a dizer adeus, simplesmente somos obrigados a lidar com o luto e a ausência.

A ideia de vida após a morte que várias religiões pregam é atrativa, pois pensar que depois da morte tudo acaba é assustadora, e a depender do caso, muito triste. Mas apesar disso, ainda se teme a morte, mesmo que se diga que há um lugar melhor que o mundo terreno.

Senko fez a escolha pelo presente ao invés de se preocupar com qualquer tipo de sofrimento futuro. Temos que desfrutar de todas as benesses que a vida tem a oferecer e não esperar a morte chegar. E por falar em aproveitar a vida, Nakano estava exatamente fazendo o contrário, antes da chegada da Senko.

Para os dois lados (Nakano e Senko) é difícil imaginar a ideia de despedida. Embora isso seja inevitável, já que ele não durará para sempre.

Chegou a hora de me despedir desse artigo, mas antes devo comentar que foi reconfortante ver todos os mimos dela para ele. A interação entre os dois deu o tom do anime, que não decepcionou quem queria ver algo descompromissado, calmo e fofo.

Como em toda temporada, há o começo cheio de novidades, mas há também a despedida. Logo vem um novo começo e o ciclo se reinicia.

Comentários