Bom dia!

Sétima temporada do Café com Anime! O mesa redonda virtual na qual eu, o Diego (É Só Um Desenho) e o Gato de Ulthar (Dissidência Pop) conversamos sobre alguns animes que estamos assistindo juntos.

Cada um publica em seu blog sobre um anime diferente, e nessa temporada nos dividimos assim:

Dororo no É Só Um Desenho

Sarazanmai no Dissidência Pop, e

Carole & Tuesday aqui no Anime21!

Leia a seguir nosso bate-papo sobre os episódios 10 a 12:

 

Fábio "Mexicano":
Vocês querem começar falando sobre as performances artísticas do Pyotr e da GGK, e, claro, da Angela, considerando ainda nesse caso a astúcia do Tao, trocando a música na última hora para algo que pudesse mostrar que a Angela é melhor que a GGK no próprio terreno dela?

Ou, o que eu acho muito mais interessante, como o anime continua traçando paralelos entre as protagonistas e Angela? Dessa vez, um evento grave (o ataque contra a Tuesday) e as informações limitadas de que dispunham levaram Carole e Angela (as duas refugiadas) a assumir coisas que não deviam e a machucar pessoas próximas, das quais acabaram separadas? Claro que no caso das protagonistas foi muito pior, e não só por serem protagonistas.

Podemos ainda especular por que só agora a Tuesday foi literalmente sequestrada por capangas da mãe (e torçamos para que sejam da mãe mesmo, qualquer outra alternativa seria muito pior). Eu tenho uma hipótese legal aqui, mas acho que esse assunto pode vir por último.

Diego:
Dois episódios seguidos terminados em um baita clifhanger. Não esperava isso de Carole & Tuesday 😂

Quando a Cybelle apareceu, especulamos se ela seria fonte de conflito entre as duas protagonistas, e de fato ela foi. Só não sei se gosto de como fizeram a coisa. Pra ser sincero, eu meio que não entendi de onde vem a irritação da Carole. É só o sentir-se deixada de fora? É uma certa frustração vinda da preocupação com a Tuesday, dela não impor limites para a Cybelle? Sei lá, eu acho que entendo conceitualmente o que o anime estava tentando fazer, mas o conflito das duas pareceu meio que do nada. Mais alguém sentiu isso?

Já quanto à Angela, gosto de como ela reagiu à coisa toda. Especialmente quando ela suspeita da mãe e vemos como ela fica cabisbaixa, como que pensando o que diabos ela vai fazer agora e tals (e depois o suspiro de alívio quando entende que a mãe de fato não tem nada a ver). Aliás, a reação dela a pensar que foi a mãe e a reação dela ao pensar que foi a nova agente demonstra muito bem a relação que ela tem com cada uma. Enquanto ela não fala nada para a mãe, ela não pensa duas vezes antes de explodir com a agente.

Fábio "Mexicano":
Vai ser uma grande chance de crescimento pessoal para a Angela, se ela aproveitar isso. Imagina só, ela pedindo desculpas para uma “ninguém”?

Quanto à Carole, ela já estava compreensivelmente frustrada com a Tuesday desde o começo da treta com a Cybelle, e ainda que no final tenha dado tudo certo, o que ela escutou do Ertegun (“não importa o motivo, é inadmissível que não consigam tocar”) e da Catherine (“estão sem sincronia”) atingiram ela fundo, e ela precisava resolver isso tudo ali e agora. As palavras dela para a Tuesday foram um improviso, ela não pensou nada antes de falar, e sem querer machucou bastante a amiga.

Gato de Ulthar:
Eu não consegui comprar muito bem a irritação da Carole e muito menos o jeito como a Tuesday encarou as coisas. Sei lá, ela ficou quietona e toda preocupada com a questão da Cybelle. Claro que isso irritou ela, mas não acho que foi o suficiente para a Tuesday ficar depressiva nesse ponto. Embora enquanto eu escrevesse isso não pudesse deixar de pensar que talvez a Tuesday seja mais suscetível a esse tipo de pressão.

O auge foi ver a Angela se mostrando preocupada com as duas. Não que ela se importe verdadeiramente com elas, mas no sentido de ficar furiosa com uma intromissão que as prejudique. Ela quer ganhar o concurso mostrando do que é capaz e não ferrando as concorrentes. Se bem que ela saber cantar já é um “hack” do Tao, mas deixemos isso de lado por enquanto.

Fábio "Mexicano":
A Tuesday viveu a vida toda sozinha e interagiu apenas com um seleto conjunto de pessoas que sua mãe filtrou para isso. Mais do que isso, deve ter sido educada, enquanto crescia, a “não causar problema/aborrecimento” para a mãe, e isso a fez se fechar. Ela é fechada sobre tudo. Demorou a dizer quem é a mãe e essas coisas. A Carole até que está lidando muito bem com isso, mas deve ser uma porrada atrás da outra para ela descobrir essas coisas à conta gotas.

Daí, porque a Tuesday é assim, fechada, porque ela guarda seus problemas para si mesma, ela causou um problema para as duas. Tudo teria sido diferente se ela tivesse contado desde o começo para a Carole quando as coisas começaram a sair do controle com a Cybelle. Se o final ainda assim fosse trágico, pelo menos não teria sido por falta de esforço.

Imagina como a Carole se sente? Não é só a frustração por causa da performance mais fraca que quase custou a eliminação das duas. Ela ficou preocupada de verdade com a Tuesday, mas quando descobriu já era tarde demais. Ela se preocupa com a Tuesday, mas poderia ter acontecido até coisa pior sem que ela soubesse. É esse o tipo de frustração que ela sentiu. Ela gosta da Tuesday, se importa com ela, mas a Tuesday não fala nada, e se ela não fala nada a Carole fica impotente.

Já a Angela não me pareceu nem por um segundo que se importasse com as adversárias em si, mas sim que está apenas preocupada em vencer pela própria habilidade. E discordo da avaliação de que a habilidade seja menos “dela” por causa do treinamento do Tao. O Tao está apenas a treinando, afinal, o que ela está aprendendo com isso é seu próprio mérito.

Diego:
A Angela definitivamente não liga para as duas, mas ao menos vemos que ela é orgulhosa demais para aceitar vencer de qualquer maneira que não a justa, o que por si só é bem interessante. E também concordo que não é justo dizer que não há mérito nela. O próprio Tao disse que apenas compôs a música, e é a cantora quem deve se ajustar a ela. E nesse sentido a Angela vem fazendo um ótimo trabalho.
Gato de Ulthar:
De qualquer forma, eu senti que a Angela é a melhor adversária que as meninas poderiam ter, é uma rivalidade boa de se acompanhar. Só senti pena da secretária dela, que também é uma fã sua, será que ela faria algo tipo o que a Cybelle fez? Acho que não, mas curti pensar na ideia 😛
Fábio "Mexicano":
A secretária da Angela parece uma boa menina, e por isso ficou tão triste por duvidarem dela – justo a Angela. Em todo caso, as protagonistas também ficaram tristes, embora tenham passado para a final. O que acham que se passou na cabeça de cada uma delas?
Diego:
Imagino que o sentimento geral foi de que essa foi por muito pouco, o que deve ser mais frustrante do que realmente aliviante. Para a Carole, sobretudo, vimos que ela estava mesmo frustrada com a sua posição e já discutimos bastante a sua reação. Quanto à Tuesday, não duvido que ela se sinta culpada por quase fazer as duas perderem, mesmo que na prática não tenha realmente sido culpa sua.
Gato de Ulthar:
A Carole se sentiu prejudicada pela Tuesday não ter dado tudo de si, o que as fizeram quase perder a disputa, já a Tuesday, bem, ela já estava mal com o rolo com a Cybelle, ela já entrou no palco desmotivada, e o restante foi consequência disso. Se bem que foi justamente essa melancolia que ajudou elas a passarem de fase, mesmo que por uma risca.
Fábio "Mexicano":
É, eu não entendi muito bem a Catherine, “vocês tocaram mal, e tocar mal foi todo o ponto dessa música, então tocaram bem” 😃
Diego:
Acho que o ponto é como a música das duas reflete elas próprias, até seu estado de espírito. Num mundo dominado pela IA, algo “ruim”, mas indiscutivelmente pessoal e humano, deve soar como um sopro de ar fresco, eu imagino
Fábio "Mexicano":
Imaginar até eu imagino. Mas é como dizer que o peruano tocando flauta no Centro toca bem porque é super peruano 😃

Em todo caso, isso não importa. Acho que era esperado que elas passassem de todo jeito e o anime fez elas passarem, e esse acabou nem sendo o primeiro, o último, ou sequer o maior evento do episódio.

Gostei do Pyotr. Achei que eu fosse detestar ele porque né, é um tipo de personagem detestável, convenhamos 😃 Mas assim como no caso do Ertegun, depois de conhecê-lo melhor passei a ter respeito por ele. O que acharam? Querem comentar sobre o youtuber do anime, já que pelo menos por algum tempo essa deve ser sua última participação?

Diego:
Não tenho muito a comentar, fora que concordo com você. Ele começou bem irritante, mas o anime fez um ótimo trabalho de caracterizar o personagem através das suas músicas e da sua participação geral no show de talentos. Não me importaria de ter mais cenas dele 😃
Gato de Ulthar:
Ele ainda é irritante, como a maioria dos youtubers do gênero, e não ligo em não velo mais. Mas devo concordar no ponto que ele não é um canalha e nem possui uma personalidade detestável. Pensei que ele poderia surtar com a vitória das meninas, mas não.
Fábio "Mexicano":
E o Ertegun? Ele participou pouco, mas foi o suficiente para ficar clara sua antipatia (bem fundamentada) pelas garotas. O que acharam?
Diego:
Acho que ele é rancoroso demais pra quem provocou primeiro 😛
Fábio "Mexicano":
Reavaliando a situação depois de ter acontecido, não acho que tenha sido “provocação”. Ele foi grosso, sim, isso é da personalidade ruim dele, mas imagine adolescentes entrarem sem aviso na casa de músicos de verdade, hoje mesmo, dizer que não tem absolutamente nenhum conhecimento musical e mesmo assim “compuseram uma música” e quererem que ele ou ela “escute”? É equivalente. Toda música no futuro é feita com IA. Elas chegaram dizendo “então, a gente fez aqui nas coxas mesmo”. Óbvio que ele desacreditou totalmente. Daí ele foi grosso. Daí a Tuesday tacou fogo no meio da sala dele, o que ligou o sistema de combate a incêndio e causou uma puta comoção. Avança um pouco pro futuro e um dos seus carrões é arrasado na tentativa fracassada de gravar um clipe para elas. Acha mesmo que ele é rancoroso demais?
Diego:
Exceto que o Rody tinha arranjado para as duas se encontrarem com o Ertegun. Eram, para todos os efeitos, convidadas, que ele aparentemente nem sabia que tinha convidado e depois se recusou a ouvir. Se era pra agir assim, pra que aceitou o encontro então em primeiro lugar?
Fábio "Mexicano":
Você viu como é a relação entre o Rody e o Ertegun e conhece o Rody.

Provavelmente ficou o dito pelo não dito, o Ertegun não entendeu nada, e é isso aí. Tanto que ele achou que elas eram fãs dele querendo curtir.

Gato de Ulthar:
Eu gosto do Etergun, ele representa bem como uma estrela famoso por vezes acaba agindo de forma a se achar superior aos outros. E concordo com o Fábio, as meninas também não causaram uma boa impressão. E mesmo que ele tenha alfinetado as meninas, não duvido que na hora da votação entre os jurados ele até tenha votado nelas.

E por falar nisso, as meninas se safaram bem, não cantaram aquilo tudo pela desmotivação de ambas, a Tuesday machucou a mão e não podia tocar o violão e ainda por cima tinha o Etergun. Elas terem passado foi um milagre, no nível daquele milagre que é citado na introdução do anime 😛

Diego:
O bom e velho plot armor 😛 Mas sinceramente, engulo esse “milagre” bem mais do que outros que já vi nessa mídia 😃
Fábio "Mexicano":
O no final elas perderam mas venceram, o quê, da forma como foi feito, deu a impressão de que todos as acharam melhores do que a Angela, que pareceu não se importar e não teve consequência nenhuma depois.

Particularmente, gostei de como até o Ertegun ficou visivelmente emocionado com a música delas. Acho que eu sempre gosto quando personagens por quem eu nao dava nada no começo me surpreendem positivamente, se mostrando mais do que apenas caricaturas.

E com isso se encerra o Mars Brightest, o primeiro cour do anime, e essa fase do Café com Anime.

Leia o editorial em que explico as mudanças, ou apenas entre aqui para continuar acompanhando o anime conosco 🙂

Comentários