Algo que tenho aprendido bastante aqui, é que as jóias não são a única coisa que se podem avaliar. Nesse episódio especificamente, vi como a natureza de uma pessoa dita o valor de uma pedra preciosa e a guia até ela – com o nosso brilhante protagonista investigativo conduzindo toda a coisa.

Logo de começo, gostei da proposta de ter uma cliente que não necessariamente queria contar algo através da jóia que possuía, mas que estava tentando entender sua própria história presente, através da compra de uma nova a qual pouco sabia a respeito – exceto que era sua joia de nascimento.

Yamamoto em seu primeiro contato deu uns escorregões que chamaram a atenção do Seigi e do Richard, mas não era nada que a compremetesse, dado que um cliente não necessariamente precisa ser um estudioso.

O problema é que ela dava sinais de que não sabia o que estava fazendo, por trás do seu pedido incomum de compra, e é aqui que entra como um empurrão, a personalidade do rapaz.

Seigi é um jovem bom, inocente e honesto, porém desde que fora apresentado, ele demonstra um jeito meio intrometido e por vezes inconveniente – em relação ao problema alheio.

Pessoalmente eu não consigo me aborrecer ou me sentir incomodado com ele por conta disso, até porque entendo suas ações mais como uma curiosidade espontânea, do que um desejo de se meter no assunto e constranger o cliente – mesmo as falas dele não tem uma ofensividade expressa.

Como nem tudo são flores, esse comportamento desperta a atenção do Richard para o aconselhar de forma madura e que o fizesse compreender o mal estar que ele pode causar pelo seu excesso de ingenuidade e falta de noção. O diálogo com a moça foi a oportunidade perfeita, já que ela não estava satisfeita com os comentários dele.

Bom, ela tem um problema muito forte com a questão estética e se sente feia e desvalorizada em relação a outras mulheres, principalmente por causa do término com o namorado, mas aí é que tá, ela agora passaria a descontar a sua frustração em si e nos outros por conta de sua insegurança?

Acho engraçado que eles passaram várias cenas exaltando a beleza do Richard, falando da beleza da granada – que por sinal é uma gema interessantíssima -, mas aí quando o Seigi fala no momento errado, ela pega ar.

Nessa hora saquei que a função da cena era realmente arrumar uma forma de fazer ambos os personagens crescerem, assim como também entendi o porque da chateação dela, mas não sei se era para tanto.

Outra coisa que continua me surpreendendo, é a forma como o Richard desvenda qualquer mistério. Antes eu sacava como funcionava porque de um jeito ou de outro, as coisas tinham ligação com o seu trabalho de joalheiro, mas dessa vez a inteligência dele se superou, o nome do personagem definitivamente devia ser Richard Holmes.

Depois da situação difícil que a mulher passou, confesso que já estava preocupado do anime acabar apenas com uma aceitação conformada dela – que basicamente se resume a um final meio infeliz -, então fiquei muito satisfeito com o fato de ela ter saído renovada e creio que feliz disso tudo.

O que o protagonista fala sobre o significado da granada, casa bem com o que ela é – e não sabia -, como ele mesmo disse, ela tem vontade de lutar e é guerreira, só estava confusa e dominada pela insegurança consigo mesma. Ela não precisava ter aquela jóia para preencher um espaço que ela deveria preencher “se bastando” e acreditando em sua própria beleza, lição essa que ela captou ao final.

Já do outro lado, o Seigi aprendeu a lidar com sua impulsividade curiosa e sem dificuldades. Fiquei impressionado com a forma que o Richard resolveu essa questão, sem humilhar ou atacar, porém usando situações simples para que ele mesmo entendesse o significado de suas ações – ainda que não tivesse a intenção de ferir.

Eu simplesmente adoro a falta de excessos e a cara blazé do joalheiro, mas em compensação o que falta nas expressões, ele compensa com as palavras e sabedoria. Enfim, mais um episódio que se acaba e eu continuo gostando bastante das curiosidades sobre o tema, o tipo de mistério que a obra utiliza e a dinâmica entre os dois rapazes – que venham mais.

Agradeço a quem leu e até a próxima!

Comentários