Kaijuu 8-gou (Kaijuu #8) é um mangá de autoria de Naoya Matsumoto, a obra é lançada na Shounen Jump+ e estreou há pouco tempo misturando kaijuus a sociedade comtemporânea.

Na história acompanhamos Kafka Hibino (você pegou a referência, né?), um trintão que é infeliz no trabalho e em um dia nada belo se envolve em um evento inesperado, ele vira um kaijuu. Com isso ele terá uma nova chance de alcançar seus sonhos ou se tornará a ameaça que tanto quer eliminar?

Kaijuus são monstros geralmente associados aos tokusatsus, mas na cultura japonesa a palavra pode ser usada de maneira mais abrangente. No mangá fica claro que a sociedade convive cotidianamente com kaijuus, tendo um serviço especial designado para exterminá-los e empresas que limpam e dão destino aos restos mortais.

Hibino tem uma amiga de infância chamada Mina Ashiro e é com ela que fez uma promessa para ver qual dos dois consegue se tornar um exterminador de kaijuus primeiro. Mina se torna chefe de uma das divisões que combate as feras, enquanto ele acaba fazendo o serviço sujo de limpeza, se tornando uma pessoa frustrada por não ter realizado seu sonho.

É aí que entra um personagem que pode ser bem interessante se seguir sendo aproveitado como foi no piloto. Reno Ichikawa leva o herói (até ali nada heróico) a repensar a vida ao ter o mesmo sonho que ele e declarar com convicção que irá realizá-lo.

Nesse momento o mangá perde a oportunidade de trabalhar um aspecto mais realista da condição do protagonista, mas, sejamos sinceros, é uma história de monstros gigantes, é esperado que recorra a clichês como o do personagem que instiga e da situação problema que muda a vida do protagonista.

Mesmo assim, isso não significa que o mangá seja ruim ou medíocre, ao menos não por isso, já que o protagonista apresenta caracterização consistente. Ele pode ser conformado por um lado, mas por outro mantém aquela pontinha de esperança que parece adequada se pensarmos em seu ato de heroísmo.

Hibino salva Ichikawa e acaba mostrando qualidades dignas do herói que quer ser, mesmo que tenha sido reprovado nos exames ele tem coragem e atitude para proteger o kouhai mais novo enquanto o pede para buscar ajuda, consciente de sua incapacidade de lidar com um kaijuu, mesmo um kaijuu auxiliar, criatura de porte menor que se aproveita da maior.

O ataque do monstro pôe em risco a vida de meros limpadores e não morre no clichê do herói corajoso, ainda que incapaz, ao menos não só com o Hibino já que seu kouhai volta para ajudá-lo e vende a ideia certinha de como tem que agir alguém com o sonho deles. Além disso, o momento de virada não ocorre ali, pelo contrário, ele é salvo pela amiga de infância.

Infelizmente, ela ainda não foi uma personagem para valer na estreia, mas já fica claro o quanto é badass e gostei particularmente do distanciamento entre ela e o Hibino, ficou parecendo que ele realmente se sente inferior ou ela só é ocupada demais para interagir com ele. De toda forma, a comparação entre os dois não é explorada e nem precisa tanto ser, afinal, logo…

Logo o protagonista vira um kaijuu, na cama do hospital após uma conversa franca e bonita com o colega. Se por um lado é incomum a transformção em kaijuu não ocorrer no clímax de ação do capítulo, por outro acaba sendo uma quebra interessante já que escancara a premeditação do ato. Hibino não foi transformado em kaijuu por acaso, alquém quis isso.

Mas quem? Ha uma inteligência por trás dos kaijuus, controlando os monstros com a intenção de acabar com a humanidade? Se é isso, por que transformar um humano em kaijuu, ainda mais um limpador? Um motivo deve haver e é para responder esse mistério, além de ver boas lutas e monstros gigantes, que eu indico a leitura do mangá.

Kaijuu 8-gou é um shonen com protagonistas mais velhos e uma pegada um pouco diferente dos battle shonens farofa, ainda que seja alicerçado em vários clichês e se aproveite de ideias recorrentes em narrativas simples, abordadas de maneira comum.

Há uma heroína feminina que deve ser tudo menos fraca, um herói que deve trabalhar em favor do “bem”, mas na pele do “mal” e deve sofrer preconceito por isso, o personagem secundário importante que deve servir até de comparação com o protagonista; além de um traço belo e detalhado, principalmente dos kaijuus em seus mais diversos tamanhos e formas.

A obra é lançada em inglês e espanhol no aplicativo Manga PLUS da Shueisha e ainda conta com poucos capítulos no momento, tanto que pensei em ler mais alguns, mas só pela estreia dá para ter uma boa ideia do que esperar: uma parceira entre amigos e rivais vivendo o sonho de evitar que outras pessoas sejam prejudicadas pelos kaijuus como eles foram um dia.

Até a próxima!

Comentários