Bom dia!

Mais um ano, menos um ano, mais dezenas de animes e você talvez esteja se perguntando, “tá, mas o que que vale a pena eu assistir?” enquanto examina assoberbado a lista de todos os animes do ano de 2020. Provavelmente não.

Em todo caso, para eleger quais, dentre todos os animes de 2020, foram os melhores, reunimos mais uma vez a melhor equipe de especialistas em anime que pudemos: nós mesmos.

Com a pandemia, adiamentos e cancelamentos de animes, além do impacto na produção nos animes que efetivamente foram lançados, essa tarefa foi um pouco mais ingrata do que de costume, mas acreditamos ter produzido resultado à altura do desafio.

Começando hoje e seguindo ao longo dos próximos dias publicaremos os melhores animes por gênero, culminando no ranque de melhores animes do ano.

Hoje, animes slice of life.

Slice of life é um gênero amplo e difícil de definir. Mas, no geral, inclui obras que contam apenas fragmentos de histórias ou história nenhuma, apenas uma passagem da vida de seus personagens.

Os personagens são a coisa mais importante em um slice of life, como no drama. Mas, ao contrário do drama, o slice of life raramente possui um final definitivo (mesmo que hipotético, em um futuro verossímil previsível a partir do fim da narrativa), um clímax ou mesmo grandes variações de tom. O slice of life é mais sobre o caminho do que sobre o destino.

Em 2020, esses foram os melhores animes slice of life:

 

5. Koisuru Asteroid

Texto por Flávio

Mira e Ao se conheceram na infância e fizeram uma promessa de descobrirem juntas um asteroide. Embora seja um desejo muito difícil, elas seguem determinadas até que essa promessa seja, enfim, realizada.

O foco da história não é a busca da realização desse sonho, mas sim a trajetória de aprendizado e amadurecimento das personagens. Com um elenco simpático, aprender um pouco sobre algumas ciências como astronomia e geologia fica mais divertido.

Mais do que uma história sobre ciências naturais, Koisuru Asteroid é uma história sobre sonhos, que por sua vez são tão distantes quanto a distância entre o solo e o espaço sideral.

Primeiras impressões de Koisuru Asteroid

 

4. Arte

Texto por Kondou

No Século XVI, a cidade de Florença floresce com cultura e rejuvenescimento criativo em celebração ao Renascimento. Nela vive Arte, uma jovem encantadora proveniente de uma família nobre, que sonha em se tornar uma artista e contribuir para a renovação da Civilização. Contudo, com a morte de seu pai, Arte perde a única pessoa que acreditava e suportava a sua paixão pela arte. Agora, Arte terá que escolher entre casar com outro nobre e ser uma dona de casa ou seguir com os seus sonhos, sem desgraçar o nome da família. Relutante em aceitar esse destino, a teimosa Arte sai às ruas para procurar um mestre artesão que a aceite como aprendiz.

O anime tem muitos pontos fortes, sendo que a Arte e a sua relação com o seu mestre Leo e restantes personagens que ela vai conhecendo ao longo da história são o pilar basilar do anime. Outro ponto forte do anime é sua fidelidade em termos históricos, com o diferencial que a história se passa em Florença, em vez de ser em Milão ou mesmo Roma, grandes centros da expansão do Renascimento. O anime também conta com um arco na cidade de Veneza, onde a Arte terá grandes diferenças culturais com a sua cidade natal Florença, seja na maneira de estar das pessoas ou mesmo na maneira das pessoas se trajarem. De destacar que o anime demonstra muito bem o quão a cidade de Veneza era um centro de inovações, riquezas e artes.

Outro destaque do anime é sua protagonista decidida em avançar com os seus sonhos numa sociedade claramente regida pelos homens. Ainda existe muito o mito que as mulheres na era do Renascimento (e até antes) só serviam para ser donas de casa e formar família, e o anime de Arte demonstra-nos que houve sim mulheres que conseguiram se destacar nas artes e não só.

Se pretende assistir um anime histórico com toques de slice of life, Arte é um anime a ter em conta.

Primeiras impressões de Arte

 

3. Houkago Teibou Nisshi

Texto por Fábio “Mexicano” Godoy

Hina se muda para uma pequena cidade litorânea onde já morou quando criança, e reencontra Natsumi, sua amiga dessa época. Quanta coisa será que mudou nesse tempo todo? A protagonista pretente entrar no clube de artesanato de sua escola, já que ela adora fazer pelúcias e outros trabalhos manuais. Mas não é nesse clube que ela vai entrar… devido a certas circunstâncias.

Apesar de ter nojinho de peixe e coisas vivas e gosmentas, Hina aprende a gostar de pescar no clube de pesca junto com sua amiga de infância e outras duas garotas. Pescar continua não me parecendo nem um pouco divertido, mas foi divertido assistir a Hina se divertindo enquanto aprendia como pescar cada tipo de peixe, os equipamentos, iscas e lugares adequados para isso, o que é o maior mérito de Houkago Teibou Nisshi.

Houkago Teibou Nisshi é um quarteto de personagens com uma boa química em um ambiente bucólico à beira-mar, mas com um tema insólito e pouco atraente e que ainda por cima enfrentou problemas durante a produção por causa da pandemia, ficando meses em hiato, e que mesmo assim é uma história divertida para se assistir, passar o tempo e aquecer um pouco o coração.

Primeiras impressões de Houkago Teibou Nisshi

 

2. Nami yo Kiitekure

Texto por Kakeru17

Na história de Nami yo Kiitekure (Wave, Listen to Me!) acompanhamos a vida adulta de Minare Koda, uma mulher de 26 anos que fala pelos cotovelos e terminou com o namorado. Não dizem que uma dor de cotovelo pode mudar a vida das pessoas? Pois então, é o que acontece com a vida dela.

E essa mudança envolve bebedeira, rádio, pão de queijo (sim, pão de queijo) e um urso. Esse anime é um “Se beber não fale com um produtor de rádio” de tanta zoeira e criatividade que comporta.

Nami yo Kiitekure é um anime de comédia com uma boa base slice of life e umas pitadinhas de drama apenas para enriquecer sua trama criativa. O anime é baseado no mangá de Hiroaki Samura (sim, o autor de Blade: A Lâmina do Imortal), é produzido pelo estúdio Sunrise e possui 12 episódios.

Resenha de Nami yo Kiitekure

 

…e o Melhor Anime Slice of Life de 2020 é…

 

1. Majo no Tabitabi

Texto por Fábio “Mexicano” Godoy

Enquanto assistia ao primeiro episódio de Majo no Tabitabi eu estava com a forte impressão, certeza mesmo, que testemunhava o nascimento de outro anime sobre aprendizes de bruxa, como O Serviço de Entregas da Kiki, Flying Witch ou mesmo Little Witch Academia. Daí o episódio termina com um timeskip para o futuro, confirmado pelo episódio seguinte.

O que eu realmente acabei assistindo pois foi a um Kino no Tabi com bruxaria. Elaina, a bruxa titular de Majo no Tabitabi, queria viajar o mundo para ser como sua heroína de infância, Nike, uma bruxa que fez o mesmo e publicou um livro que a mãe de Elaina leu várias vezes para a filha.

Como em Kino no Tabi, a viagem de Elaina não é meramente contemplativa. Ela transforma os lugares por onde passa e as vidas das pessoas, mesmo que sem querer. Diferente de Kino no Tabi, a viagem dela possui um significado, ainda que ela mesma não conheça, e os pedaços do quebra cabeças que envolve Elaina, Nike, sua mestra e outros personagens que ela conhece ao longo do anime começam a se encaixar.

Um anime surpreendentemente movimentado para seu gênero, com uma protagonista carismática e às vezes moralmente questionável, Majo no Tabitabi fez por merecer a posição de melhor slice of life de 2020.

Primeiras impressões de Majo no Tabitabi

 

Esses foram os Melhores Animes Slice of Life de 2020 segundo a Equipe do Anime21. Amanhã tem os melhores animes de mistério, suspense e horror!

Comentários