Estamos recrutando redatores, clique aqui e se candidate, vagas limitadas!

As cenas de luta do episódio foram bastante decentes, apesar da animação menos do que ótima. Até a Alex deu uns tiros e dessa vez não foi contra um cadáver. Um banho de sangue, uma revelação sobre o Nicolas e sobre o sistema de ranqueamento dos twilights, um monte de gente que eu não conheço morreu, um monte de gente com quem eu não me importo foi implicada em uma grande conspiração. E o irmão da Alex reapareceu. Eu gostei, mas puxa. Esse foi o episódio da semana de Gangsta!


Anime21 Diário

Informe o seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog!


A animação e a trilha sonora nunca foram o ponto forte de Gangsta, especialmente nas cenas de luta, mas não são horríveis também. Esse episódio inteiro foi uma grande sequência de combates entre twilights chantageados e os guarda-costas da Cristiano (gosto de chamá-la de Cristiano, me lembra aquele episódio do Chapolin que tem o Chopin e … a Jorge, sabe?), depois entre o moleque assassino de twilights e os guarda-costas da Cristiano, depois entre a garota assassina de twilights e os guarda-costas da Cristiano, depois brevemente entre a garota assassina de twilights e a Cristiano e a Alex, depois uma longa batalha entre a garota assassina de twilights e o Nicolas, depois entre a garota assassina de twilights e a Ginger, daí a polícia chegou e os garotos assassinos de twilights fugiram. Eu sei que descrito dessa forma parece uma droga, mas eu gostei bastante, de verdade, é só que não há muito o que falar sobre as lutas, elas foram divertidas e é isso aí. Ocuparam quase a totalidade do episódio e o salvaram de ser ruim, embora ainda seja o pior episódio de Gangsta até agora (exceto para quem só quer ver o circo pegar fogo mesmo, o que é uma motivação válida para assistir animes, mas eu não consigo me divertir apenas com isso e ignorar o resto). Então, bem estabelecido que eu gostei do episódio, vou começar a falar tudo de ruim que ele teve.

A mãe da Cristiano

A mãe da Cristiano

A grande sequência de lutas foi pontuada por várias grandes frustrações. Bom, nem tudo foi frustração, e admito que achei interessante o capanga vira-casaca do Monroe diretamente envolvido com o massacre de twilights e com a tentativa de assassinato da Cristiano. Basicamente ele está se voltando contra duas das quatro máfias que dominam a cidade, e isso não seria possível sem que tivesse suas costas protegidas por alguém suficientemente poderoso. Durante quase todo o episódio eu achei que fosse alguém de fora da cidade, o governo externo, sei lá. Mas já chego lá. Sobre esse traidor, o único momento que achei estranho foi quando ele falou do Worick como se não o conhecesse – isso soou muito estranho, já que até onde eu entendi Worick e Nicolas são bastante próximos e mantém relações muito cordiais com a família Monroe. Talvez ele seja um novato? Enquanto o Nicolas lutava veio uma informação frustrante: ele não é um A/0. Não me entenda mal, eu não fico frustrado porque o Nicolas não é o homem mais forte do mundo mas apenas um homem forte entre os medianos. Eu fico frustrado porque todo o sistema de ranqueamento deixou de fazer sentido. Se fosse um sistema baseado em feitos o Nicolas mereceria sua posição, mas é um sistema baseado em aptidão natural, que ele não tem, e mesmo assim ele tem essa posição. Como? Por quê? Ou não o chamassem de algo tão forte quanto farsante, mas apenas esclarecessem que alguns são naturalmente fortes e alguns batalham seu caminho até o topo. Ou se drogam para isso, como no caso do Nicolas, eu não me importaria também. Mas dessa forma ficou parecendo apenas que são desleixados com uma parte que deveria ser fundamental das leis e controles rígidos que eles mantém sobre os twilights.

A história da Erica ser (provavelmente) a irmã gêmea perdida do Delico também me incomodou. Me incomodou porque eu não me importo com isso. O anime vai ter mais de 12 episódios? Porque se for acabar nessa temporada, estão se dando ao trabalho de adicionar uma camada ao enredo que ou não será desenvolvida por falta de tempo ou será desenvolvida em detrimento dos enredos pessoais dos personagens principais, com os quais eu realmente me importo. E mesmo ignorando isso confesso que achei muito tirada do rabo a provável traição do Delico. Adicionalmente, sua irmã se chamar Erica me fez perceber que provavelmente o Delico deveria se chamar Derik, que é um nome ocidental de verdade, mas japoneses (isso não me incomoda de verdade ok, só estou sendo chato).

A cereja de chuchu do bolo embatumado sem dúvida veio nos momentos finais do episódio. Então o senhor Uranos “Eu prefiro morrer à trabalhar com twilights” Corsica está trabalhando com twilights? Quero dizer, aqueles garotos precisam ser twilights. Pelo menos a Erica com certeza é, sendo gêmea do Delico e tudo o mais. Então ficamos assim: ele disse sílaba por sílaba que ele não era o culpado apenas para despistar, porque ele é o culpado sim. Eu sei que pessoas de verdade, especialmente criminosos, mentem na cara dura, normal. Mas em um anime, em ficção, eu esperava algo um pouco menos bruto do que isso. O enredo do anime poderia fazer-me acreditar na inocência dele de outras formas mais inteligentes do que colocá-lo sentado dizendo ser inocente. Tivesse feito isso eu estaria me sentindo culpado por ter caído no truque, por ter acreditado nos meus olhos, mas tendo sido como foi eu apenas lamento pela oportunidade perdida. E claro, os dois moleques não são os únicos, ele tem toda uma tropa de esquisitões – provavelmente vários twilights, senão todos eles. E o irmão da Alex está lá. Ok, para colocá-lo contra o Worick e o Nicolas e coisa e tal, até pode ser interessante. Será que ele é twilight? Será que a Alex é twilight?

  1. [Spoiler]
    Quanto ao irmão da Alex, é especulado que ele seja um Super Humano(o mesmo que os Twilights, só que melhorado). Na guerra, quando os soldados usavam os Celebrers, os corpos deles eram modificados para ficarem mais fortes, entretanto, os efeitos colaterais modificaram seus corpos. Os Twilights são os filhos desses soldados. Os contra-efeitos afetaram seus filhos e os deixaram dependentes da mesma droga. Mas aí que entram os casos particulares~ Super Humanos são filhos desses mesmos soldados, mas não sofrem os contra-efeitos e são tão fortes quanto.
    [/Spoiler]

Comentários