Como estão pessoal? Para quem está vendo o anime Juuni Taisen percebeu que ele é inspirado no zodíaco chinês (ou eu pelo menos acho que percebeu). Mas você em algum momento chegou a pensar ou pesquisar sobre isso? Bom, espero que não, pois nesse artigo eu irei contar um pouco sobre a história do zodíaco chinês: como funciona, curiosidades e sua aplicação em Juuni Taisen. Vamos lá?

Bom, para começar a história de como foram escolhidos os doze animais varia muito, mas muito mesmo. Basicamente dá para reduzir em duas versões principais: a de Buda e a do Imperador de Jade. O acontecimento base é quase o mesmo em ambas as versões, ou seja, os doze primeiros a chegar seriam recompensados e nessa corrida o gato foi traído por seu amigo rato. Tem também a ordem de chegada e a explicação para tal (de quase todos); o dragão, por exemplo, chegou em quinto pois ajudou uma vila em chamas e o coelho em sua travessia. No fim, o prêmio foi uma homenagem, sendo cada ano dedicado a um animal.

 

Algo interessante sobre o dragão é que na mitologia chinesa é admirado e, dentre várias coisas, considerado gentil, protetor e forte. Também dizem que domina o clima, o que explica sua prestação de serviço a uma vila em chamas. Outra coisa interessante é que todos os animais têm alguma ligação com outro. No caso do dragão, sua ligação é com o coelho, por exemplo. Fora isso tudo, há o gato também, que após ser traído pelo rato (a forma difere de acordo com a versão) dedicou-se a servir os humanos e isso explica sua amistosidade com nossa raça.

Mas vamos falar da relação anime-zodíaco. Primeiramente é necessário dizer a ordem de chegada na lenda, pois isso está tendo um desenvolvimento curioso no anime. A ordem de chegada é: Rato (ou camundongo), Boi (búfalo ou vaca na Tailândia), Tigre (Pantera na Mongólia), Coelho (gato na Tailândia), Dragão (crocodilo na Pérsia), Cobra (serpente ou pequeno dragão na Tailândia), Cavalo, Cabra (bode ou carneiro), Galo (ou galinha), Macaco, Cão e por último o Porco (ou Javali). Como vocês podem ver, a ordem de morte no anime está intimamente ligada a ordem de chegada, só que ao contrário.

Até arrisco um palpite sobre o vencedor ser o Rato independente da lenda (mas se depender dela ele será o vencedor mesmo). Se formos analisar bem, ele não só é o mais misterioso e desconhecido, mas também causou uma sensação misteriosamente nostálgica nos guerreiros que falaram sobre ele (cão e galinha). Bom, independente de estar errado ou certo, essa é a história de como a lenda que originou o zodíaco chinês aconteceu. Abaixo eu irei colocar algumas curiosidades sobre.

Menino rato na serenidade pré-matança

Curiosidades:

– O calendário chinês é lunissolar. Um ano tem em média 354 dias, sendo diferente do nosso que possui 365 dias.

– O calendário chinês possui um ciclo de 60 anos. A cada doze anos, um “semi-ciclo” inicia-se mudando o elemento dos animais. Existem 5 elementos contidos nesses 60 anos e eles são: madeira, terra, fogo, água e metal.

– O signo ascendente é definido pelo horário de nascimento. Eu, por exemplo, nasci no ano de 1998 e por isso sou do ano do Tigre de Terra; nasci às 3h18 e por isso meu ascendente também é o Tigre.

– Os chineses acreditam que os anos dedicados ao Cavalo são decisivos para a história da humanidade. Coincidência ou não, certos acontecimentos históricos reforçam essa teoria, por exemplo: Primeira Guerra Mundial (1918), a Grande Depressão (1930), Segunda Guerra Mundial (1942), a Revolução Cultural Chinesa (1966) e a Unificação da Alemanha (1990) são exemplos de como os anos do Cavalo são turbulentos.

    • Ué, mas a ordem de chegada de acordo com o zodíaco foi dita, citei curiosidades e arrisquei palpites. Obviamente não dei nenhum spoiler e nem precisava disso pois a ending do anime já fazia esse trabalho. Ou seja, esse artigo não fala necessariamente sobre spoilers sobre a obra e sim, conta a história e algumas curiosidades sobre a lenda que serve como base.

Discussão