Bom dia!

No décimo episódio de Sora yori mo Tooi Basho eu acredito que o arco de personagem da Yuzuki chegou ao final. E foi o aniversário dela e tudo. Quero dizer, não foi não, o aniversário dela foi durante o episódio anterior, quando as garotas estavam todas enjoadas. Mas elas estavam todas enjoadas, né.

A mensagem misteriosa que a Yuzuki recebeu de sua mãe no final do episódio anterior não foi, no final das contas, um alerta de calamidade. Muito pelo contrário. A seu próprio modo, aquilo foi também um grande presente de aniversário para a mais nova das viajantes antárticas: ela passou na audição para ser a melhor amiga da protagonista em um dorama! Isso não impediu a garota de quase iniciar sua própria tragédia e, bem, fazer um bocado de drama.

Você vê, desde muito jovem que a Yuzuki trabalha tanto que nunca teve tempo para estabelecer amizades verdadeiras. Por causa disso, ela sequer sabe o que é uma amizade. Tantas pessoas já desistiram dela que a Yuzuki assume que todas vão eventualmente desistir – é só questão de lógica. Lembra-se de como o que ela mais queria quando foi introduzida no anime era justamente fazer amizades? Mas como é que se faz uma amizade? Pense em alguma amiga ou amigo seu, como vocês se tornaram amigos? Exatamente em qual momento você soube que aquilo era amizade? Qual foi o evento que fez vocês passarem de meros conhecidos, colegas talvez, para amigos?

Mari, Shirase e Hinata sabem que essa pergunta não tem resposta. Um amigo passa a ser um amigo quando você pensa na pessoa como sua amiga, quando você sente que ela é sua amiga – claro que há a questão da reciprocidade, mas amizade não é algo tão difícil de ser reciprocado, principalmente quando somos tão jovens, então ignoremos esse detalhe. Yuzuki certamente quer que as demais sejam suas amigas, o que significa que ela própria pensa nelas e as considera como amigas. Sempre desconfiada e nunca tendo conhecido uma amizade verdadeira, ela não consegue acreditar que elas a vejam como amiga, porém. Mari e companhia sequer tentam dizer a ela que são, sim, amigas, pois sabem que isso não vai convencê-la. Mari quase chora ao perceber isso.

E depois ela chora de verdade quando a Yuzuki aparece com um absurdo “contrato de amizade”. Elas sem dúvida estão se dando bem e se divertindo como se amigas fossem, mas quando voltarem ao Japão cada uma irá seguir sua vida. Mari e Shirase ainda têm a vantagem de estudar na mesma escola, e a Hinata trabalha por perto, mas ano que vem é ano de vestibular, quem garante que terão tempo para qualquer coisa? O caso da Yuzuki é ainda pior por causa de sua carreira – que está começando a decolar, com o dorama e tal. Ela não poderia se sentir mais insegura, por isso o “contrato”. E ninguém além da Mari poderia sentir tanto a dolorosa tragédia da amiga – porque sim, para a Mari elas já são amigas.

Situações drásticas pedem soluções drásticas, e é isso o que elas fazem. Na verdade, parece que já estavam planejando desde antes dar uma festa de aniversário para a Yuzuki, então só uniram o útil ao agradável. Mas durante o planejamento as coisas ficaram um pouco mais desagradáveis, conforme as garotas precisaram esconder o que estavam fazendo para que a surpresa tivesse o efeito necessário. Amigas sim, amigas de verdade, amigas para sempre!

Mesmo que talvez nunca mais se vejam. O anime sem dúvida romantiza e tenta ser bastante positivo sobre isso, mas como eu escrevi acima, o ano que vem será vestibular para três delas e a quarta, a Yuzuki, continuará tendo sua agenda apertada de modelo e atriz. Não é impossível que elas realmente deixem de se ver. Mas isso significa que elas não são amigas, então? De forma alguma. Agora, nesse exato momento, elas são as melhores amigas do mundo, mais longe que o fim do mundo, e é esse sentimento que importa. Mesmo que se vejam pouco, ou que nunca mais se vejam, esse sentimento ou a lembrança que um dia o tiveram permanecerá com elas para sempre. Esse sentimento é o melhor presente de aniversário que a Yuzuki já teve em toda a sua vida.

O próximo episódio deve seguir a fórmula desse – e aqui está a pista do que virá: drama da Hinata! E drama da Mari também?

Comentários