Darling, meu querido Darling. O episódio foi polêmico e muito além disso. Mais detalhes foram expostos e dúvidas pairam sobre o que o futuro guarda para essas crianças. No fim, entre “vilões” e “vítimas” talvez tudo que ocorreu pode ter sido mal interpretado pelo espectador, levando a um ódio desnecessário por supostos erros que apesar de serem necessários, foram acompanhados por uma série de outras atitudes (algumas delas sendo erros de verdade).

A Kokoro não está errada. Muitas pessoas pela internet agora criticam ela de forma pesada, sem sequer entender o lado dela. Ok, ela errou no processo mas ainda assim, não há justificativa para tanto ódio. Convenhamos, se ela tivesse rejeitado tal promessa, o patético Futoshi seria abalado emocionalmente e isso seria um problema para todos na batalha vindoura. Após isso ela de fato errou ao se desvencilhar do Futoshi simplesmente sem mais nem menos, sem dar uma devida explicação. Mas, porém e entretanto, pense bem e me diga: o Futoshi iria aceitar tal desejo? Acham realmente que ele largaria mão dela numa boa? Ou apenas causaria mais desgaste nessa situação?

É de conhecimento geral que a conexão entre os parceiros é importante e sem ela não há formas de trabalhar por isso, você pode se tornar inútil e desnecessário. Mas quais são os motivos dela para tudo isso? Talvez ela nunca quisesse estar com o Futoshi apesar de tudo. Acredito que ela veja no Mitsuru uma semelhança, o mesmo problema: alguém que não expõe seus desejos . Claro que a maioria deles não faz isso mas talvez eles dois (junto com a Ikuno) são aqueles que mais têm algum mistério. Já sobre o Futoshi, ele simplesmente é extremamente ridículo e patético. Não acho que ele realmente goste da Kokoro, e sim teve um sentimento de comodismo que o fez achar que a amava. Ele parece ser o típico otaku que tem sua idol e depois que ela o “trai” (casa, aposenta ou afins) ele deixa de gostar dela e vai gostar de qualquer outra. Resumindo, talvez qualquer uma que seja legal com ele ganhará seu “amor”.

E quanto ao Mitsuru, não acho que tenha uma grande justificativa para tal comportamento. Ele é apenas um cara frustrado que sequer consegue ser sincero e se resolver consigo mesmo. Contrastando com ele, a Ikuno. Ela que teoricamente era a mais próxima dele, jogou informações interessantes. Mitsuru quer a atenção do Hiro, ou talvez até sinta o mesmo que a Ikuno sente pela Ichigo, mas numa escala menor. E após isso, para mostrar sua coragem e determinação ela “arma” e aproveita da situação para tentar realizar seu desejo. Seja para o bem ou para o mal, a conexão não funciona e isso abre espaço para teorias sobre a pilotagem. É possível operar um FranXX apenas tendo um indivíduo de cada gênero? Ou será que o problema desse caso foi a falta de uma ligação mais profunda entre ambas?

E por fim temos a 02. O que aflige a 02? De uma garota alegre que buscava ser aceita como um ser humano, 02 começou a ser ainda mais negativa (realista?). Hiro infelizmente ainda não conseguiu ultrapassar a barreira que ela vem impondo e várias dúvidas surgem. Seria isso uma ação da 02 para não se pegar ainda mais pensando num possível futuro sombrio, onde ela poderia acabar sofrendo por ter perdido aqueles que lhe importavam? De fato, se formos pensar um pouco sobre essa mudança, iremos perceber que ela ocorreu após a 02 começar a ser aceita no grupo de verdade.

Darling pelo que muitos esperam talvez parta para nos mostrar o que a história nos reservou. Ainda acho que terão episódios en que alguém será um pouco mais desenvolvido (02 é um desses). De qualquer forma estou ansioso para saber se essa fase de desenvolvimento realmente acabou ou se ainda há o que explorar de maneira tão ampla.

  1. A Kokoro assumiu de vez o papel de puta e sem dó nem piedade colocou um par de chifres do tamanho de um bonde na testa do balofo. Numa cena ela diz que será a parceira eterna do gordinho e na outra dispensa o cara na frente de todo mundo. Podem me chamar de sádico mas não consegui parar de rir nessa parte, foi muito comédia.

    Ela tá doidinha pra dar pro Mitsuru e fazer um filho com ele, mas o problema é que o cara gosta da mesma fruta que ela, então eu acho que não vai rolar por enquanto. Mas é bem provável que usem a garota pra curar a gayzisse do rapaz.

    E como esperado a quatro olhos também tá ansiosa pra colar o velcro com a Ichigo, só que a baixinha pensa apenas no pamonha do Hiro e não está disposta a colocar a aranha dela pra brigar, uma pena.

    Agora com o swing formalmente introduzido no anime, vamos ver quem vai se sair melhor nessa batalha de chifres. Pra um “mecha” esse anime está se saindo uma bela comédia, estou rindo horrores com essa porcaria.

    Também deve ter draminha com a 02, ela e o Hiro já devem ter se encontrado no passado, mas fizeram alguma macumba pra desmemoriar o rapaz e de quebra ele se esqueceu da promessa que fez com o baitola do Mitsuru.

    • Bem, como eu disse no artigo, essa infelizmente era a única opção viável para não comprometer a missão. E acredito que Darling vai muito além de ser um mecha. Sinceramente os melhores mechas que vi tratavam muito sobre as questões humanas e por vezes até deixavam de lado os mechas.
      Sobre as intenções dela em relação ao Mitsuru, eu não acredito que seja esse o caso. Vejo ela usando a situação para seu próprio bem ao invés de ter uma motivação desse tipo (mas também não descarto tal opção)

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Em primeiro lugar, a Kokoro não pode ter “colocado chifres” no Futoshi porque eles não eram casados, amantes, namorados, nada disso. Eram um par de pilotos de robô gigante, e sequer foram eles que escolheram ser um par, foram pessoas com motivações bastante misteriosas e até onde sabemos sinistras. Mas sim, ela quebrou uma promessa.

      Porém, em que condições aquela promessa foi feita? O que a Kokoro poderia ter respondido quando o Futoshi perguntou se iriam ficar juntos para sempre? “Não, bobalhão, a real é que só te aturo porque não tenho escolha”?? Tente dizer isso de todas as formas educadas que você quiser, era impossível ela não machucar o Futoshi com uma resposta negativa. Isso era ruim para a missão, como o Kiraht bem colocou em seu artigo, mas mais do que isso, por que ela iria querer machucar o Futoshi? A custo de quê? Mesmo que ela de fato preferisse não ficar com ele para sempre, ao contrário da promessa empenhada, não é como se ela vislumbrasse qualquer possibilidade de um dia efetivamente poder trocar de parceiro. Ela certamente gosta do Futoshi também, tem carinho por ele – como amigo, sabe como é. Então ela não tinha motivo nenhum para rejeitá-lo, e todos os motivos para fazer a promessa, mesmo que fosse só uma mentira branca, conveniente.

      Depois, inesperadamente, a chance que ela imaginava jamais ser possível se apresentou. E ela quebrou a promessa (mas não “botou chifres” coisíssima nenhuma, por motivos que já expliquei). Ela está ciente de que isso magoou o Futoshi, mas é uma situação para lá de complicada. Ela poderia continuar infeliz ao lado do seu então parceiro, e isso com o tempo iria cobrar – a relação entre eles poderia se desgastar. Ela poderia ficar mais e mais arrependida por não ter agarrado aquela oportunidade única. Frustrada, talvez começasse a descontar sem perceber no próprio Futoshi, para o sofrimento dele e dela.

      Ela sabe que machucou ele, mas era uma situação da qual era impossível sair sem que mais de uma pessoa se machucasse. Ela fez a melhor aposta e foi honesta, agiu como achou que seria melhor agir. Ela vai ser mais feliz, o Futoshi vai ser mais feliz depois que superar e aprender algo com isso, o Mitsuru tem problemas sérios e não arrisco dizer que ele esteja “feliz”, mas sem dúvida melhorou. A sua alternativa era que ela ficasse reprimida, frustrada, o Futoshi ficasse sem angustiado e ansioso sem saber o que estaria incomodando sua parceira, e o Mitsuru afundando cada vez mais no fundo do poço – o comportamento dele já havia atingido um patamar suicida. A Kokoro não fez isso pelo Mitsuru e muito menos pelo Futoshi, ela fez o que fez por si mesma, mas uma coisa que esse episódio mostrou é que quando somos honestos (e honestidade verdadeira, ser honesto com nossos sentimentos, e não nos agarrarmos estupidamente a palavras proferidas em circunstâncias superadas) as chances são de que as coisas melhorem para nós e também para aqueles que nos cercam.

      De todo modo, tente reavaliar a forma como está interpretando esse anime. Eles são crianças, têm cerca de 12 ou 13 anos, ninguém ali tem experiência nenhuma, ninguém ali sabe de nada, ninguém ali escolheu estar ali. As relações entre eles podem ser metáforas para relacionamentos amorosos reais, mas os relacionamentos entre eles não são. Quero dizer, à princípio não são, mas aos poucos começam a se ajeitar para que possam passar a ser – veremos se o anime irá dar esse passo.

      E tente reavaliar também a forma como você escreve, nossa, você usa palavrões como pontuação =D Eu falo muita bosta também, mas vamos com calma aí, chefia =D

    • Esse povo que gosta de se auto inserir no personagem é foda. Olha o machismo impregnado nessa mente, chessus.

      Kokoro é submissa demais. O Fatsu é obsessivo e pegajoso demais. O que realmente ocorreu: Fatsu estava tão acostumado com a personalidade “mulher de casa” da Kokoro que colocou ela contra a parede para fazer uma promessa daquelas, não se importa em conhecer realmente sua parceira, acha que ela é alguém indefesa que tem que ser protegida a qualquer custo… ela é uma propriedade para ele? A Kokoro quebrou uma promessa. Graças a personalidade tímida que não fala o que pensa, ela acabou machucando alguém que ela gosta. Por que ela escolheu o Mitsuro? Primeiro, ela realmente se sente mais atraída por ele. Porém mais importante que isso, ela é a única que sabe que ele vem sofrendo esse tempo todo com as injeções.

      O evento ocorreu graças a imaturidade de ambos, tanto da Kokoro como do Futoshi. Anyway, mesmo que ela tivesse conversado com o Fatsu sobre a troca, ele iria fazer um drama dos infernos e ia começar a chorar no chão. Esses dois não dariam certo. Então para de drama.

    • Como se sente sabendo que o mitsuru(que você chamava de gay) foi o primeiro a comer alguém antes mesmo q o protagonista?

      Mitsuru fodão! Ele e melhor q o hiro! E olha q ele nem recebe tanto destaque assim, mas foi o suficiente para eu escolhe-lo como favorito.
      Gosto de personagens frios e calculista.

  2. Não percebo essa comoção pela atitude da Kokoro O anime tem tanta coisa de errado, e vão logo embirrar com uma personagem que quebrou uma promessa que fez. O Futoshi sufocava a Kokoro a todo o momento, claro que a Kokoro com aquela personalidade e tendência de agradar a gregos e a troianos ia concordar com tudo o que o Futoshi pedisse. A única coisa que a Kokoro fez mal, foi ter quebrado a promessa à frente dos outros todos (coisa que deve ter magoado de morte o meloso e pegajoso do Futoshi).
    E já faz tempo, que a Kokoro tinha interesse no Mitsuru, aquelas cenas na estufa, não apareceram para nada. Desde que a Kokoro descobriu aquele livro sobre a maternidade, que a curiosidade dela, está a mais de 9000. Não ficaria surpreso, que o pedido de troca de par, que a Kokoro fez, tenha essa curiosidade no meio. Seria interessante, se a Kokoro fosse mais além da sua curiosidade e engravidasse do Mitsuru (mas se isso acontecer é death flag na certa).
    Esta pequena polémica da Kokoro, é apenas o estopim de mais polémicas que estão por vir.

  3. A questão aqui não é o amor ,ela não é obrigada a corresponder os sentimentos do cara ,mas isso não lhe dar o direito de enganar e dá falsas esperanças por cara se faz tempo que ela queria o taralico ela nem devia ter aceitado aquela promessa ,sem falar que ela quebra a promessa e nem procura conversar com o futoshi pra se explicar pelo contrário ela traí a confiança do cara e depois vai alegremente ver as flores na estufa mesmo sabendo que o cara tá arrasado.
    Sem falar que boa parte desse hater em cima do futoshi é pq ele é gordo ae qualquer coisa que ele faça as pessoas transformam na pior coisa do mundo .
    um personagem normal chorando = coitado
    o futoshi chorando = olha só pra ele que patetico
    mitusru tendo problema em pilotar o franxx e colocando em risco a vida da parceira = normal , o cara tá sofrendo coitado
    futoshi chorando antes de pilotar o franxx= Como alguém pode pensar em defender um inútil de merda desses? O cara chora no campo de batalha cara, isso é vergonhoso
    mas esquece que esse ”inutil de merda ” conseguiu pilotar com a izuno na primeira vez bem melhor que o mitsuru que era parceiro dela a anos ,sem falar que se não fosse esse ”inutil de merda” a santa kokoro e o mitsuru teriam batido as botas nesse episodio ,ou seja vc tá reclamando das pessoas que tem raiva da kokoro ”sem motivo” , mas vc quer converter o futoshi na maior desgraça dessa historia só pq vc não gosta dele

    • Ninguém nega o erro dela. Querer que uma garota que acabou de entrar na adolescência seja madura o suficiente para lidar com a situação da melhor maneira possível é completamente insano. As pessoas aprendem com experiência, e olhe que tem um monte de gente grande cometendo o mesmo erro. A personalidade da Kokoro somada a personalidade do Futoshi os levou a essa situação. E não foi só a Kokoro, Futoshi tem 50% da culpa.

      Pensa comigo, Kokoro é toda retraída, não tem voz ativa, e como o episódio fez questão de deixar claro, não gosta de decepcionar ninguém. Não penso que ao fazer a promessa ela foi racional e pensou “hum… se eu não prometer, isso pode prejudicar a relação e pilotar o FranXX vai ficar impossível”. Ela simplesmente ficou com medo de magoar o Futoshi. Ela também sentiu a mesma coisa quando a Nana pediu para os pares conversarem sobre o assunto. Kokoro fugiu, ela não encarou o Futoshi por causa de sua inexperiência, e acabou o magoando mais do que magoaria se tivesse conversado antes. Pense pelo lado bom, ela aparenta ter aprendido com a experiência e foi até mesmo capaz de “ressuscitar” o Mitsuru.

      Acho um completo exagero esse tipo de frase que você colocou: “isso não lhe dar o direito de enganar e dá falsas esperanças por cara se faz tempo que ela queria o taralico ela nem devia ter aceitado aquela promessa”.

      Você está tomando as dores de um lado e tentando fazer parecer que o outro lado agiu com toda a má intenção do mundo sem ao menos analisar o contexto da promessa ou as pessoas envolvidas. Por exemplo, o contrário desse seu raciocínio (e de muitos outros por aí) seria de que o Futoshi se aproveitou propositalmente da personalidade da Kokoro para colocá-la contra a parede e fazer aquela promessa. Mas sabemos que isso não aconteceu, Futoshi não é maduro o suficiente para ler a personalidade da Kokoro e perceber que ele devia maneirar na pressão que ele estava colocando sobre ela. A causa da atitude dele foi simplesmente a falta de experiência. Ainda sobre ele, os haters em cima do Futoshi são basicamente por causa do arquétipo de personagem dele: só pensa em comer, só serve para fundo cômico e escada para o desenvolvimento de outros personagens (olha o que aconteceu nesse episódio).

      Eu pessoalmente espero que ele não morra sem ao menos ganhar um episódio para ele. Ele tem potencial para se tornar um potencial agradável, então graças a deus que ele e a Kokoro se separaram. Esse episódio conseguiu dar profundidade para as duas duplas envolvidas na trama.

      • Para alguém que não queria ”magoar” os outros ela bem que tocou o fodace depois que fez ,ela nem tentou conversar ou explicar a situação só fez o que fez e depois foi tranquilamente ver as flores feliz da vida (essa parte me irritou mais que o proprio pedido de troca de parceiro)
        ”Você está tomando as dores de um lado e tentando fazer parecer que o outro lado agiu com toda a má intenção do mundo” engraçado que os erros da kokoro tem perdão pq ela é jovem e imatura ,mas tá todo mundo criticando duramente as ações do futoshi e ninguém fala ”vamo pegar leve com ele pq ele tbm é jovem e imaturo e não sabe com tratar uma garota ” ,não só tem gente falando ”ele mereceu pq é grudento” como se a 02 não fosse assim com o hiro, ou ”ele é patetico” até mesmo falando que ele é ”inutil” como foi falado nesse post , tipo o cara consegue pilotar com maestria com outra parceira logo na primeira vez salva a kokoro e o mitsuru e é chamado de inutil ae o mitsuru que só fez meda até agora é considerado um put personagem ,ae já é forçar a barra!

      • Raphel, eu me pergunto se você realmente leu meu comentário. Onde eu critiquei o Futoshi e não mostrei o lado dele na história?

        Deixei bem claro que assim como ela, ele é imaturo demais para compreender quando ele está sufocando o parceiro. E olhe que era um relacionamento profissional, não amoroso. Also, ninguém considera Mitsuro um grande personagem. Mas ele é um personagem que ganhou um ótimo escopo depois desse episódio e demonstra potencial de crescimento ao lado da Kokoro.

        “Para alguém que não queria ”magoar” os outros ela bem que tocou o fodace depois que fez ,ela nem tentou conversar ou explicar a situação só fez o que fez e depois foi tranquilamente ver as flores feliz da vida”

        Parece que você não vai parar de demonizar a garota lol.

      • eu me referir em um termo geral intoxianime,VSA e youtube ,praticamente todos os comentarios que falam que a kokoro não está errada ,está falando que ela não tinha outra opção que o futoshi é o grande culpado dessa historia e o mitusru é um bom personagem e vai evoluir muito , o proprio post desse site feito pelo Kiraht mostra como as pessoas rebaixam o futoshi.
        ” Parece que você não vai parar de demonizar a garota lol.”
        em que parte do que eu falei está errada ? as pessoas dizem que ela não gosta de magoar os outros mas quando ela fez não pareceu se importar muito pelo menos não quando a pessoa que está magoado é o futoshi ,cara ela viu o estado que o futoshi ficou e logo após mostra ela na estufa mais feliz que nas outras vezes que ela foi lá ,agindo como se nada tivesse acontecido e vc acha que eu estou exagerando ?!

  4. Bom, eu gostaria de explicar meu ponto. Até agora na maioria dos meus artigos de Darling eu critiquei o Mitsuru e mesmo após esse episódio minha opinião não mudou. Claro que eu errei em nnã me posicionar claramente sobre isso visto que nesse episódio ele teve um destaque maior. Segunda coisa é que eu acredito que fui sim exagerado nas criticas sobre o Futoshi, mas não acho que fuja muito disso. Já em relação a Kokoro, como eu disse no texto ela não esta errada mas ela tem parte da culpa sim, afinal, ela não conversou sobre esse desejo de mudança com o Futoshi e até então não falou com ele sobre isso.

  5. independente da maturidade de ambos, o foco da revolta é como as coisas tomaram esse rumo.
    se vc se coloca no lugar da kokoro, tendo um relacionamento sufocante, vc entende o lado dela,
    mas se vc se coloca no lugar do futoshi, o qual teve um rompimento abrupto e extremamente rapido, vc fica chocado.

    portanto, em poucas palavras, é a velocidade dos fatos que gera essa revolta…
    e como quem tomou a atitude foi a kokoro, por isso aconteceu o hate.
    nao foi o fato dela ter aproveitado a chance de trocar de parceiro, foi como ele lidou com tudo isso em seguida que revoltou o pessoal.

    o hiro mesmo observou e tento remediar falando que era da personalidade dela querer ajudar os outros e tals.
    ao meu ver ela fugiu mto do personagem quando deixou o trem explodir, sem nem ao menos se explicar para seu ex-parceiro ou para o grupo…

    • Ao meu ver ela continua dentro do personagem: incapaz de falar o que pensa e encarar as pessoas de frente. Então ao meu ver a atitude dela em tomar aquela atitude desesperada e danosa ao Futoshi foi bem natural.

Comentários