O episódio dessa semana de Satsuriku no Tenshi foi bem menos impactante do que sua estreia, o que não quer dizer que tenha sido necessariamente pior. O impacto não foi o mesmo, mas a consistência se manteve, pois foram entregues muitas informações relevantes para o prosseguimento da obra.

E que o suspense comece no Anime21!

O final do episódio da semana passada foi em um pleno momento de tensão em que a protagonista, nitidamente desencantada pela vida, sem nenhum brilho nos olhos, ou sequer expressões no rosto pediu para que Zack ( agora sabemos o seu nome) a matasse. Mas, como eu já havia comentado no artigo passado, o que motiva ele a matar é ver o sofrimento, o medo e todas as emoções que alguém pode despertar quando próximo da morte, e como Rachel não estava demonstrando nenhuma dessas emoções, apenas uma vontade súbita de morrer, ele acabou por não mata-la. Na verdade, pelo  contrário, em seguida ele entendeu que é burro demais para conseguir sair daquele lugar sozinho, logo, ofereceu um trato com Rachel para que trabalhassem juntos e saíssem do prédio… O começo de uma parceria, ou quase isso.

No momento seguinte os protagonistas chegam  ao andar “B4” . O primeiro ponto a comentar é que o nome verdadeiro de Zack é Isaac Foster. O motivo dele estar nesse prédio é bem simples: disseram que lá ele poderia matar todos que ele quisesse. Para um assassino, um trato como esse é mais do que atrativo. Bom, por algum motivo ele resolveu sair do prédio (deve ser abordado de forma mais completa esse tema), e para sair está se utilizando da esperteza de Rachel.

O documento de Zack.

O andar B4: é interessante ver como a obra conseguiu adaptar  de uma forma que a sensação seja realmente de um jogo. Nesse andar fica muito claro isso, por exemplo: para abrir a porta era preciso achar um botão escondido. E outra, a picareta deixada de forma proposital para que Zack achasse e destruísse o último túmulo, tudo muito bem arquitetado, assim como em um jogo. Também é mencionável a cena que Zack destrói os túmulos e muda para uma câmera em primeira pessoa, noção total de um jogo.

O botão que Zack apertou sem querer.

Essa questão dos andares serem milimetricamente preparados reforça de que há um grande mentor por trás de todo a organização desse prédio.

Vejo a questão da motivação a fazer um lugar como esse um dos maiores pontos-chave da obra. Quem teria a ideia doentia de trancar pessoas em um prédio, e prepará-lo para desafiá-los? Ainda dentro desse assunto, posso puxar a cena em que Rachel acha os documentos dela e de Zack em uma das salas. Nesses documentos há várias informações sobre eles, coisas que até mesmo eles não aparentavam saber sobre si. Havia outros documentos que datavam a morte de várias outras pessoas que por ali passaram. Está cheirando que algo muito macabro irá sair desse mistério.

O diretor da obra mostrou em algumas cenas que pretende quebrar a tensão com momentos descontraídos, que ficam bastante aparentes na animação. Isso é um ponto positivo, pois conseguir manter a tensão durante o episódio inteiro é bem complicado, sendo assim, para que não se torne algo chato e metódico, acrescenta algumas cenas que quebrem o clima.

Um dos momentos de descontração.

Retomando o assunto do motivo que faz com que Zack não mate Rachel. Um deles já mencionei que é a falta de expressividade nela. Mas, é notável que ele está criando certa afeição por ela. É claro, ele está preso em um lugar e a única pessoa que está vendo é Rachel, normal que ele passe a pensar nela, contudo, antes de destruir o túmulo ele hesitou por conta de um pedido feito por ela. Então não é apenas pensamento, há também um certo controle. Um tempo depois ele destruiu o túmulo, essa atitude é muito mais para contrariar a si mesmo do que para atingir Rachel. Como posso definir isso? Mesmo que de forma estranha, a frase dele ao final serve para acalmá-la, dizendo que o lugar da morte dela não será ali.

Em alguns estudos sobre a psicopatia é colocado em discussão se psicopatas podem amar. Esse distúrbio afeta consideravelmente as relações íntimas sim! Existem casos de algumas pessoas que não conseguem amar nem seus próprios filhos, então, definir que alguém com uma psicopatia assassina como a de Zack possa criar algum sentimento por Rachel é algo bastante perigoso, mas vamos ver de que forma será passado isso na obra.

O final do episódio foi bastante interessante, mais uma vez o autor deixa um super gancho para o próximo episódio. Fica a dúvida para saber o que acontecerá com Zack, e também quem é aquele cara com a máscara estranha. Poderia ser ele um dos responsáveis pela organização do prédio? É, o episódio 3 promete bastante.

Essa foi a análise de Satsuriku no Tenshi episódio 2. Uma semana bem consistente, com muitas informações relevantes, e com uma ótima deixa no final.

Obrigado por acompanhar o artigo. Por enquanto termina o suspense no Anime21!

Comentários