Eu questiono a necessidade desse episódio agora que o anime está em sua reta final, mas ele até que foi bom porque deixou claro os sentimentos de todos os integrantes da guilda e indicou que a sumida Nozomi terá um pouco mais de tempo de tela para compensar tanta ausência. A justificativa para ela não ter aparecido até aqui também foi compreensível, e se faltou luta e informação sobre o mistério que cerca a Asahi, ao menos puseram os sentimentos de todos no lugar certo. É Subaru no Anime21!

O Clive não saber de muita coisa e só agir como suporte a Elicia é algo que, dada a sua personalidade, me parece coerente, já que o próprio Takanori não sabia de muita coisa também – e esse passa longe de ter um olhar sagaz, aposto que é incapaz de um blefe. É na reunião de comitê da guilda que isso e 0utras coisas são discutidas, até o despertar da Asahi ser algo a ser evitado, e de momento só sobra a necessidade de trazer a Nozomi de volta ao grupo. O Takanori ter “medo” de se encontrar com ela só mostra que ele pode ser muito consciente sobre gostar de alguém, mas não o contrário. Não sendo a pessoa mais apropriada para julgar o Haruto, ao menos não depois que ele admite seus sentimentos.

Essa cena de comédia romântica já entregava como seria o episódio…

O que acontece em seguida é a ida para recrutar a Nozomi de novo, e na conversa dela com o Haruto e a Satsuki é revelado que a garota se afastou dos jogos online e, apesar dela não ter falado isso com clareza, ficou subentendido que ver sua amiga morrer após receber um game over foi desmotivação mais que o suficiente para ela deixar a jogatina de lado e se dedicar a outras áreas da vida. Que tal virar modelo para superar a timidez? Esse é um privilégio reservado apenas a pessoas muito bonitas e esse é o caso da personagem, então ela não ter aparecido até agora dá para engolir sim, mas sinto que isso poderia ter sido trabalhado de uma forma melhor do que já de cara com um viés romântico.

A Nozomi é uma fofa. Sim ou com certeza?!

Porque é isso o que ocorre logo em seguida, um evento para pombinhos dentro do jogo, e sendo um jogo que se joga de cara limpa enganos devem ser evitados – caras com personagens femininas, né – e a aproximação de pessoas que moram distante se faz possível – o Clive mora longe, por exemplo –, então não vejo porque não se fazer eventos assim em ReUnion. Talvez não fosse o certo fazer isso agora e deixar o mistério da Asahi de lado, mas também não foi algo que não era possível acontecer.

O fato é que, se o telespectador já aceitou que será um episódio para formar casais, o passo seguinte é mais do que natural, pedidos de uns para ir junto no evento com outros. Satsuki e Takanori não iam perder a chance de convidar seus amados, né? E enquanto ela age como a exímia tsundere que é, ele não foge do personagem e bota a dignidade em jogo ao chamar o Haruto para conversar não só com as palavras, mas também com os punhos – menos mal do que querer o game over para o amigo, né.

Tsunderes sempre olham pro lado ao falar algo vergonhoso: fato.

O Takanori é um sujeito certinho demais que até pode ter deixado a paixão pela Asahi dominá-lo por um tempo, mas em seu normal não aceitaria sentimentos que não fossem verdadeiros, e nem faria a pessoa que ele ama sofrer caso tivesse como evitar isso. É justamente por isso que ele conversa com o Haruto, para fazer ele acordar e ver que a Asahi gosta dele, afinal, ele já sabia que seria rejeitado e o Haruto era o único desse “quadrângulo” amoroso que ainda não tinha dado qualquer indício claro que retribuía os sentimentos de uma ou da outra. Entretanto, ele já tinha a resposta, só era bundão demais para ter agido até aquele momento. Tanto é que ele não pede para ir ao evento com a Asahi de antemão, mas só depois de chegar lá. Um momento bonitinho e que finalmente aprontou alguma evolução no que cerca ao romance desses dois personagens. Mas não acho que eles vão começar a namorar, né, isso seria bem imprudente de ambas as partes, mas depois que tudo estiver resolvido, e se a Asahi tiver um corpo para o qual voltar, os sentimentos dos pombinhos devem “ver a luz do dia”.

Antes de se chegar ao topo do mundo…

A conversa entre o Haruto e o Takanori foi razoavelmente boa e deixou ainda mais claro a diferença de formas de pensar e agir que há entre os dois, o que agora não é um problema visto que voltaram a caminhar lado a lado como companheiros de Subaru. O que resta desse episódio é o ombro amigo que um rejeitado, a Satsuki, oferece ao outro, o Takanori, e a demonstração mais que óbvia do que já havia ficado claro como o dia sobre a personagem Nozomi: ela gosta do Takanori. Até aí tudo bem, não é como se Shichisei tivesse a pretensão de fugir dos clichês de histórias de romance adolescente, mas precisavam ter apresentado uma cena tão boba como sendo a atitude que fez ela se apaixonar?

… você precisa se estatelar no chão algumas vezes…

Entendo que na época ela era uma criança e, sinceramente, quando se é jovem assim até uma caneta emprestada acaba sendo o estopim para um sentimento romântico, mas não poderiam ter mostrado os dois jogando no Union? Acho que teria sido mais efetivo, além de que teria sido interessante ver porque ele achava que ela ficava envergonhada quando os dois estavam próximos. Enfim, a Nozomi decide parar de fugir e encarar o jogo, mas o que ela vê assim que entra? O seu crush dançando com a amiga. É um baque, e que justifica ela ter saído correndo sim, mas confesso que o aparecimento de vilões tão caricatos tentando “recrutá-la” no final do episódio me desanimou um pouco. Pelo menos a garota agora deve ter um episódio mais focado em si, algo que os outros cinco meio que já tiveram.

Critico a Nozomi, mas já me apaixonei por uma garota que só perguntou a música eu tava ouvindo…

O que esperar disso? Mais um resgate? É o mais provável. Ou a Nozomi se venderá para o lado negro da força? Duvido. Só espero que ela também consiga algum avanço no que diz respeito a paixão dela pelo Takanori – já que o anime puxou um pouco para esse lado nesse episódio –, mas quero mais que haja algum avanço no que tece ao mistério da Asahi, que é o ponto mais importante de toda a trama.

Elas são lindas pra c*ralho, vai dizer que não?!

No fim das contas, não foi um episódio ruim, mas ele ficou aquém dos anteriores porque se prendeu demais a clichês e não pareceu tão útil para avançar o quadro geral da trama. Mas se por um lado ele não foi tão bom, por outro o protagonista finalmente tomou coragem para fazer algo quanto ao que ele sentia. Eu poderia criticar a Asahi por não ter tido um pingo de ousadia para ir lá e fazer o convite como a Satsuki teve, mas talvez só estivesse problematizando demais. Não ter iniciativa nesses casos não significa necessariamente que a mulher ache que tem que ser o homem a fazer algo primeiro, e isso se torna ainda mais provável devido a posição da Asahi no grupo. Ela é o elo que liga todos eles, então seria bem normal ela se privar de uma ação se achasse que isso evitaria um possível mal-estar entre seus amigos. O que não significa que ela não estaria “esperando” pelo Haruto – isso é algo que ela não poderia controlar. Espero que o anime volte a apresentar a qualidade de antes. Até mais ver!

Comentários