Um derrota humilhante que mudou sua vida e o abandono de sua figura materna e aparentemente a única que ainda restava (tirando os avós). Hanebado não costuma pegar leve com suas protagonistas e parece gostar de trazer eventos desagradáveis. E apesar da expectativa ser relativamente grande por algo interessante em relação a tais eventos, fomos tapeados pela segunda vez (com a expectativa de ter uma terceira vez). E se por um lado o episódio fugiu desses eventos, por outro ele esclareceu e resolveu outra questão pendente, os jogos dos garotos.

Hayama tinha uma história um tanto frustrante em relação ao badminton. É entendível a insatisfação dele em ser inferior ao seu amigo, aquele que um dia foi ensinado por ninguém menos que você. Ok, há outras questões que envolvem essa situação mas nesse episódio trataram de enfatizar a distância que há entre os dois e não só por conta da habilidade. Um exemplo disso foi a cena onde todos diziam para ele se esforçar como se seu adversário fosse um peixe grande demais para ser pescado e Hayama tivesse que colocar muito esforço para vencer. Acima disso tudo, ele estava ciente de sua condição e trabalhava para mudar isso ou ao menos melhorar, afinal, desistência não era uma opção, não para ele. Seu amor pelo esporte e seu esforço não foram suficientes e sua derrota veio logo na partida inicial, mostrando novamente que Hanebado! presa por algo mais real e dramático (ainda que exagere em alguns casos).

Nessa cena eu esperava que houvesse ao menos uma bronca do treinador

Por outro lado seu amigo e concorrente também não foi longe e com isso, a frustração de ambos se tornou combustível para seguir na prática do esporte. Foi bom ver essa mudança de atitude mas sinceramente acredito que tenha faltado um pouco mais do Hayama, pois ele podia e deveria ter buscado por ajuda ou simplesmente se expressado perante tudo que vinha acontecendo. E se a dor da derrota ainda persistia, a declaração/não declaração de Yu ajudou e muito a curar seu coração e renovar suas forças e motivações. Obviamente é muito frustrante perder e nesses momentos você precisa de uma renovação, algo que traga sua motivação de volta para que você possa avançar novamente sem esquecer daquilo que passou. As palavras de Yu fizeram esse papel pois ainda que a vitória não tivesse vindo, Hayama havia inspirado alguém a entender seus sentimentos pelo esporte e achar uma luz no fim do túnel em meio a tanto talento ou a falta dele.

E ele deveria barrar uma possibilidade disso

E no meio de tudo isso, tivemos a Ayano sendo desagradável. Como estávamos discutindo no discord do blog (já entraram lá para trocar umas ideias?), Hanebado falha na criação da maioria dos personagens e Ayano é o ápice disso (a mãe dela não merece menção apesar disso estar sendo feito agora). Sua soberba tem estado num nível bem grande e isso incomoda bastante. Eu não consigo sentir empatia e sequer consigo me importar com ela, afinal, há de se concordar que não há justificativa para tais atitudes e comentários. E se por um lado isso tudo incomoda, por outro cria certos cenários que empobrecem a obra, enfim, vocês duvidam que a Aragaki vai vencer a final e talvez fazer a Ayano acordar? Sem esquecer do poder da amizade ou algum derivado disso.

Seria uma pena se você perdesse Ayano

E também tivemos uma importante decisão da Aragaki. A situação em que ela se encontra é um dilema que sinceramente eu não tenho uma opinião concreta sobre o que ela deveria ou não fazer. Foi uma decisão que possui riscos pelos quais seu treinador passou e no fim, acabou perdendo a chance de sua vida. Claro que no caso dele foi um resultado pior por conta de sua carreira ter praticamente acabado junto com a decisão que foi tomada mas Aragaki ainda tem pendências consigo. No fim, perder para Ayano de forma humilhante não foi um problema tão grande e sim, perder para si mesma quando desistiu. Como foi escrito nesse artigo, após uma derrota você se sente frustrado e precisa de um novo combustível, algo para reacender sua chama e para que Aragaki se cure de vez, ela precisa enfrentar seu fantasma do passado que não é sua colega mas sim, seu eu que deixou de acreditar na vitória, desistiu e decretou sua derrota definitiva.

Eu não pago internet para ler uma coisas dessas

Essa final terá um sabor diferente de tudo o que vimos no anime até aqui. As motivações estão longe de ser algo superficial como apenas a busca por um título mas estão como uma espécie de cura. Aragaki precisará se enfrentar enquanto joga contra uma ótima adversária e Ayano terá que lidar com a recente aparição daquela que te deu a luz e agora, depois de anos longe sem ligar uma mísera vez ou dar notícias, quer levá-la consigo como se não fosse nada. E no fim resta saber qual será a escolha que Ayano fará e se a Uchika vai manter a oferta até o fim, afinal, se a Ayano perder, a oferta continua ou deixa de existir? Uma coisa é certa, ela não mudou durante esses anos fora e eu torço para que a Connie veja quem é a verdadeira Uchika e entenda um pouco mais sobre a situação antes de desejar o que não deveria e tomar atitudes que não deveriam ser tomadas.

Comentários