Sabe quando aquele anime que você está curtindo tem um episódio abaixo da média? Foi assim que me senti vendo esse episódio de Harukana. Não foi péssimo, simples demais e pouco interessante em comparação aos anteriores. Em compensação, a trama avançou e o anime promete mais e mais!

A primeira parte do episódio ficou responsável por fortalecer o vínculo do clube de vôlei de praia do qual as personagens principais fazem parte, e para isso nada melhor que uma situação que pudesse pôr o bom ambiente em xeque, não é mesmo? A Akari vai buscar a tabela dos confrontos do torneio eliminatório vindouro – parte da função de uma manager, né – e quando ela aparece em tela, ver o pequeno número de duplas e a Éclair e a Harukana em chaves opostas já indicava algo que até podia ser previsível, mas não seria ruim por isso. Uma partida entre as duas principais duplas desse anime.

Você sabe que é legal quando o seu azar tem mais a ver com os outros do que com você.

Pôr as duplas amigas para se enfrentarem na final foi bem clichê? Foi, mas se isso vai ser algo bom ou não dependerá de como a partida será, e sobre isso só vou poder comentar episódio que vem. O fato é que essa situação pôs a Akari em uma saia justa, afinal, para quem ela torceria se as duplas com as quais tem amizade tivessem que se enfrentar para ir ao nacional? Sem poder escolher, e temendo a desavença entre elas, a garota busca aconselhamento para lidar com a situação e pedir ajuda a rivais amigas não foi uma decisão ruim – até porque a forma como ela lidaria com isso já estava a caminho.

Ser sincero e dizer o que se sente é importante se você quer que a pessoa entenda porque você está se preocupando com ela, e foi isso que ela fez com suas amigas ao transmitir seus sentimentos por meio de uma lembrança simbólica para a qual as cinco integrantes do clube podem olhar para que se lembrem da ligação que têm. Sentimentos de fora das quatro linhas até podem “resvalar” nelas, mas jamais para separá-las. Era isso o que a Akari sentia e as garotas acolheram sua honestidade, dando a ela a certeza de que elas saberiam diferenciar uma coisa da outra, que saberiam ser rivais sem deixar de ser amigas. Um momento muito bom que logo se resolveu para dar lugar ao início dos confrontos.

Só fazendo o checkpoint do spoiler que a abertura já dava… E ficaram lindos, né?! 

Se a primeira parte foi simples, mas consistente e objetiva – podiam ter enrolado bem mais, né, mas realmente não era preciso –; a segunda parte foi bastante simplória, tanto por cortar quase todas as partidas – é uma pena que não reste muito até o final do anime, então acho que só posso relevar isso –, quanto por apresentar novas personagens cujo drama pouco se ligou as garotas da Harukana que estavam do outro lado da quadra. Na verdade, essa ligação até que ocorreu de forma indireta, e não é como se o anime tivesse a obrigação de a cada partida fazer as adversárias se identificarem com as personagens mais importantes que estão enfrentando; mas se é para ter menos coisa importante em jogo na partida, que ao menos tentem compensar isso com um jogo empolgante de vôlei de praia. Se tivesse feito isso o episódio teria sido melhor, mas o anime não tem dado esse show de “animação”…

Adorei esse reencontro e a “versão universitária” da Ai-senpai.

Harukana é bem econômico nas cenas de jogos, o que até entendo porque o orçamento não deve ser dos maiores e acho que compensa mais manter a consistência que a série vem apresentando, só que dessa vez o que pegou é que era necessário um algo a mais. A dupla que co-protagonizou uma ótima partida alguns episódios atrás até reapareceu para deixar ainda mais clara a boa diferença que houve entre esses dois momentos. Até foi bom ver as protagonistas vencendo, mas elas chegaram a final de uma forma tão “fácil” que isso não me pareceu coerente, pois, por mais que elas tivessem treinado e se superado, a “forma de compensar a inexperiência” não é mostrada em nenhum momento e, ainda que elas já tivessem alcançado uma técnica mais apurada, não é como se só o treino preparasse para a prática. Isso até me deu medo porque agora acho difícil elas não derrotarem a Éclair – eu não torço contra isso, só acho que pode acabar sendo mais fácil do que deveria – de uma forma bem “forçada”.

Nada contra elas, mas precisava usar o mesmo contraste de personalidades da Éclair?

Além disso, toda dupla de irmãs que aparecer no anime vai ser só “copiar colou” da Éclair? Com uma sendo mais séria – até óculos ela também usa – e a outra mais despojada, “requentando” o contraste da dupla das loiras e, ainda por cima, tendo como objetivo ter uma revanche contra elas. A forma de jogar da Harukana, principalmente da Haruka, lembrou a jogadora mais ousada dos ótimos bloqueios da Claire, o que de forma meio indireta mostrou a nova dupla que se elas não são capazes de vencer a dupla que aprendeu com a que querem derrotar, como poderiam ter a revanche? Até aí tudo bem, mas a vitória da Harukana sobre as irmãs bronzeadas precisava mesmo ter sido tão “esmagadora”?

Pelo visto isso vai ser o mais próximo que ela vai chegar da Claire dentro das quatro linhas…

Como a diferença de nível entre uma dupla que foi formada a menos de um ano e uma dupla que já existia há pelo menos três pôde ser tão grande? Não que isso seja impossível, mas qual é a graça se for para ser fácil assim? No que essa nova dupla, que apareceu do nada, ter perdido para o pupilo do mestre que queria derrotar vai servir para o anime como um todo? Talvez para ir preparando terreno para uma semelhança na forma de jogar das duas duplas que acabará por prejudicar uma delas nesse jogo a vista? Espero que seja algo nessa linha, pois não quero sentir que esse episódio só serviu para me fazer ver problemas no anime que podem vir a comprometer, ao menos em parte, seu desfecho.

Não foi um episódio exatamente ruim, mas foi com certeza o pior do anime até agora. Até os clichês comuns a animes de esportes me incomodaram um pouco, mas nada que estragasse o que já estava indo mal por conta de outros fatores. O anime vai melhorar episódio que vem? Espero que sim, pois as protagonistas devem vencer e ir para as nacionais para enfrentar a dupla da Narumi e, apesar de eu achar que elas conseguirem vencer a dupla Éclair vai ser um pouco forçado sim, se é para que isso aconteça, que pelo menos seja mais bem-feito do que foi esse torneio desde o começo até sua final.

Harukana pode entregar bem mais e é por isso que estarei esperando ansiosamente. Até a próxima!

Ao menos o final da partida foi legal e reforçou a força da recepção da Harukana.

Harukanaservice

Comentários