Bom dia!

Acho que a história ficou um pouco mais clara após esse episódio. Ainda que faltem muitos detalhes e informações, é possível fazer especulações bastante coerentes e coesas. Ao mesmo tempo, a mecânica, o funcionamento dos poderes, ficou mais sem sentido. Bom, eu valorizo mais uma boa história do que uma boa mecânica (isso não é um jogo, afinal), então estou ok com isso.

A dinastia Reiss, monarcas da cidadela e que governam, até onde sabemos, os últimos seres humanos vivos do mundo, são mesmo titãs. E se acham grande coisa por isso. Em algum momento, desenvolveram um complexo de deus, como se fossem faraós do Antigo Egito. Chegou a vez da Historia.

Eu sempre assumi que os titãs eram uma ameaça externa. E bem, Ataque dos Titãs quer que acreditemos nisso desde seu primeiro minuto. Quando do flashback da Ymir, e considerando as ações de todos os titãs-humanos na segunda temporada, cheguei a cogitar que houvesse outra cidade ou estado os atacando. Agora penso diferente. E será que é isso que o anime quer que eu pense? Ou será que está só despistando de novo?

Eu vi a muralha de onde Ymir foi arremessada quando transformada em titã e achei que fosse outra cidade. Eu vi a muralha para onde Reiner e os outros foram no final da segunda temporada e achei que fosse outra cidade, outro lugar. Provavelmente aquela é a muralha mais externa mesmo. Se os monarcas governavam absolutos e se consideravam acima dos reles humanos, a punição de tornar em titã faz bastante sentido. Ao mesmo tempo mantém a humanidade dentro das muralhas em cativeiro (porque lá fora está cheio de monstros devoradores de gente) e pune quem quer que seja pelo motivo que se quiser (quem é que iria querer virar um titã sem consciência?). Em algum momento, com o passar do tempo, alguns titãs do lado de fora devem ter conseguido devorar titãs-humanos, adquirindo consciência. Talvez os clãs imunes à manipulação dos Reiss tenham ajudado.

E isso culminou no ataque com o qual a história começa. O pai do Eren claramente foi até o templo subterrâneo dos Reiss porque ele sabia do segredo daquele mundo e estava frustrado com a morte de sua esposa. Suponho que eles tenham dado uma resposta petulante a ele, como a que Rod deu a Kenny nesse episódio, e ele decidiu agir por conta própria. Por que confiou a vingança a Eren, porém, ao invés de levá-la a termo ele próprio? Isso não importa por enquanto. Alguém que só saiba de uma parte conveniente da história pode ser convencido de qualquer coisa. Sabendo que Historia poderia usar seus poderes melhor do que ele próprio (por quê??), Eren se sentiu culpado e se entregou para o sacrifício. Sabendo apenas disso também, Historia quase se deixou convencer. As palavras de Ymir porém ecoaram em sua mente e lhe deram tempo e lucidez suficiente para perguntar: Se os Reiss tem poder absoluto sobre os titãs, porque titãs ainda existem e causam tanto sofrimento?

Essa tentativa de fazer o Eren parecer estar chorando sangue ficou bem feia

Então seu pai cometeu o erro de revelar a verdade: os Reiss não têm a menor intenção de proteger a humanidade. A dinastia deseja apenas governar. Acima dos seres humanos. Superior a todos eles. Tendo ela própria uma história de sofrimento, Historia não se sente superior a ninguém. Tampouco deseja ser superior. Ela quer ser igual. Ela quer reencontrar Ymir e rir com a amiga. Ela quer que seus amigos continuem a tratando como uma pessoa normal, como Eren fez mesmo depois de saber que ela na verdade pertence à família real. Historia não é, de verdade, intrinsecamente melhor do que Frieda ou qualquer rei que os Reiss tenham produzido. Ela apenas foi criada de uma forma diferente, com valores diferentes.

Rod e seu irmão imploraram ao pai para que salvasse a humanidade. Não porque se vissem parte dela, mas apenas por piedade. Eles tinham dó dos seres humanos, mas não se viam, eles próprios, como parte dessa humanidade que defendiam. Assim que o irmão de Rod herdou os poderes da família, nunca mais pensou em salvar ninguém. Historia sempre foi criada como uma pária. A covardia de seu pai, de formas imprevisíveis, pode finalmente quebrar o ciclo de exploração da humanidade pela dinastia Reiss. É chegada a hora da Historia.

Historia cansou dessa bagunça toda. Já passava da hora

Comentários