Bom dia!

Nunca foi fácil ser o Ash, mas esse episódio provavelmente foi foi o dia mais difícil para isso. No episódio anterior os vilões já haviam vencido completamente: Ash e todos foram capturados, os estudos acabados do banana fish e Alexis Dawson obtidos. Papa Dino acabou com a insubordinação do protagonista, Arthur garantiu sua vingança, a Máfia Lee garantiu seus novos territórios, Abraham Dawson terminou sua pesquisa, políticos e militares finalmente verão o resultado de seus investimentos espúrios.

De lá para cá, tudo piorou.

Antes desse episódio eu achava que o Ash fosse um escolhido especial do Papa Dino. Bom, para além de sua aparência, que era de fato bastante visada, Ash na verdade é um legítimo americano que se construiu por conta própria. Não é que Papa Dino o tenha escolhido e por isso ele tenha sido poupado de destinos piores e mais horríveis: Ash se esforçou e suportou tudo para chegar onde chegou. Ele ativamente, e não passivamente, impressionou Dino Golzine. Ok, agora percebi que o que eu escrevi pode ter conotação sexual também, e de fato foi assim que Ash “impressionou” Papa Dino, mas ele era (e ainda é) menor de idade, então sem piadas sobre isso, ok?

O importante é que, de certa forma, Ash continua seguindo aquele velho conselho de seu pai: deixa te fazer o que quiser, mas dá o troco. Não é coincidência que Ash tenha sido vítima de estupro antes de ter sido raptado por Papa Dino. Quero dizer, é, mas não é coincidência que apenas Ash, por ter sido aquela vítima de estupro bem específica antes de ser raptado por Papa Dino, tenha sobrevivido e se tornado quem é hoje. Na verdade, ele não “se tornou” nada: continua sendo aquela mesma criança de sete anos que matou o veterano militar pedófilo. Esse tempo todo ele “deixou” Dino fazer o que queria para que um dia pudesse se vingar. Está mais do que confirmado, então: Ash sempre quis se vingar. Essa sempre foi toda a sua motivação.

E por isso Skip morreu. E por isso Griffin morreu. E por isso Jennifer morreu. E por isso todos eles passaram por diversos riscos até agora. E por isso a família do Max foi capturada (e, embora o anime não tenha mostrado, ficou implícito que sua esposa tenha passado pelo mesmo tipo de pesadelo que Ash). A cada novo cadáver no caminho, a cada nova desgraça que se abatia sobre alguém, Ash sempre pôde dizer que a culpa era do Papa Dino ou de alguém sob sua ordem ou com ele afiliado. Por que era mesmo. Não foi Ash quem matou Skip, Griffin ou Jennifer.

Mas foi Ash quem matou Shorter. Sim, a situação era atroz e, na prática, ele tinha que escolher entre matar Shorter ou não fazer nada e permitir que Eiji morresse. A vida de um ou a vida de outro. Ele fez a escolha que fez. De frente com uma versão particular do Dilema do Bonde, Ash escolheu agir. Sim, a culpa é do Papa Dino, do Arthur, de todos os vilões que se aliaram em uma verdadeira Sociedade do Crime contra ele. O equilíbrio de forças era vastamente contra Ash – vilões não seriam vilões se não fossem também covardes. Ao fim e ao cabo, porém, foi Ash quem puxou o gatilho.

Assistir Shorter matar Eiji? Ou …?

Um aparte sobre o Dilema do Bonde: conforme o artigo linkado, ele é uma escolha entre dois males. Ou não se faz nada e se permite um mal maior, ou se faz algo que previne o mal maior mas provoca um mal menor. Ainda conforme o artigo, a elaboração original é a seguinte: “Um bonde está fora de controle em uma estrada. Em seu caminho, cinco pessoas amarradas na pista por um filósofo malvado. Felizmente, é possível apertar um botão que encaminhará o bonde para um percurso diferente, mas ali, por desgraça, se encontra outra pessoa também atada. Deveria apertar-se o botão?”. Você aperta o botão ou não aperta? A situação parece muito absurda? Há muitas variações dele, e de fato há situações bem menos fatais na vida em que enfrentamos escolhas igualmente difíceis entre dois males diferentes. Se quiser assistir uma versão especialmente dilacerante do Dilema do Bonde, recomendo o filme A Escolha de Sofia. Se já assistiu sabe do que estou falando. Se não quiser traumas mas quiser um pouco de filosofia e muito bom humor, siga Trolley problem memes no Facebook.

Retornando à Banana Fish, esse episódio provavelmente é um ponto pivotal para Ash e para o anime. Será que depois de ter sido ele a puxar o gatilho, continuará tão determinado a obter sua vingança? Será que esse não será o momento em que seu coração irá se espatifar e ele irá preferir desistir de tudo, desde que todos estejam bem? Ou se estiver quebrado o suficiente, talvez nem com isso mais se importe. Em todo caso, uma reação está se formando. O Jovem Lee está tramando algo, enquanto as gangues de Ash e de Shorter se reúnem para agir. Os heróis vão conseguir escapar, de alguma maneira. Com o fim do mistério sobre a droga e com todos os principais personagens apresentados e posicionados, talvez a história mude de natureza. Estou ansioso pelo próximo episódio, e você? Até semana que vem!

As gangues de Shorter e de Ash estão prontas para entrar em ação

Comentários