Bom dia!

Shiraishi, Jinzaburou, Nagamine, o que cada um deles têm na cabeça? Para um anime que está contando tanta história em relativamente poucos episódios e que tem tantos personagens, Angolmois está fazendo um trabalho muito bom em desenvolver cada um deles para que não pareçam genéricos, arquétipos vazios.

Claro, isso não se aplica a todos. Onitakemaru continua sendo um maluco cheio de músculos e com pouco cérebro. Pelo menos ele é engraçado. A Princesa Teruhi teve um começo de desenvolvimento nos primeiros episódios do anime mas em algum momento parou. As cenas dela ficando envergonhada ou agitada pensando no Jinzaburou já deixaram de ser engraçadas para ser apenas constrangedoras.

Ainda assim, o resultado final é positivo. Que o diga meu general mongol favorito, o rechonchudo Edei. Ele pode achar que o resultado final de sua batalha não foi assim tão positivo, mas continua crescendo em meu conceito.

Teruhi lutou e impôs moral

Depois de vagar por dias, de migrar de um ponto a outro da ilha em busca de alguma segurança, algum refúgio ainda que temporário, e depois de fracassarem no meio do caminho em encontrar tal lugar e verem apenas o número de refugiados aumentar, finalmente os japoneses chegaram ao Castelo Kanada. Finalmente um abrigo seguro! Exceto que não é seguro coisa nenhuma. Para o pobre coitado médio, as grossas paredes de pedra (incomuns em castelos japoneses) devem parecer uma proteção mais do que suficiente. Principalmente quando tal castelo está em um lugar remoto ainda não descoberto pelos mongóis e cujos guerreiros e habitantes parecem tão confiantes. Mas Jinzaburou não é um pobre coitado médio.

O castelo é muito grande e eles têm poucos homens, mesmo levando em conta o reforço dos samurais do Clã Sou que acabam de chegar. Milhares de mongóis estão à espreita e eles não devem ter sequer 200 guerreiros. Mas o que fazer? Continuar fugindo? Para onde? Como Jinzaburou poderia contar isso para Teruhi e os demais, depois de tudo o que passaram? Nagamine e os Toibarai estão muito cientes de sua fraqueza. Possuem planos de contingência, e pelo menos um deles foi de suma importância para salvar a pele de todos quando Shiraishi os traiu e permitiu que uma unidade de mongóis entrasse no castelo, mas será suficiente?

Nagamine não quer vagar pela ilha, como os desabrigados de Jinzaburou e do Clã Sou. Inseguro por inseguro, eles estarão em qualquer lugar, mas o Castelo Kanada tem significado especial para eles e não pretendem abandoná-lo. Apostam todas as suas fichas ali. Mas não podem obrigar os outros a fazer o mesmo. Jinzaburou definitivamente não está satisfeito, mas após testar a determinação dos Toibarai decide fazer a mesma aposta que Nagamine. Enquanto isso, e por motivos menos nobres, apostas mais sinistras são feitas em suas costas.

Jinzaburou fazendo amigos entre os Toibarai

Achei bastante estranho que Shiraishi, aquele que chorou ao ver a capital queimar, tenha escolhido trair os japoneses. Mas suponho que pessoas reais sejam complexas assim mesmo, não é? É o que eu escrevi lá no começo: teria sido muito fácil deixar o estereótipo ambulante ser o traidor. Fazer o Shiraishi matá-lo e revelar-se ele próprio um traidor, matando a sangue frio (mas não sem remorso) uma mergulhadora Toibarai, acrescentou profundidade ao personagem e tornou o anime menos previsível. Qual seria o resultado de sua traição? Nagamine suspeitou, tendo estado presente na cena do primeiro crime e notado a ausência do samurai, mas Jinzaburou apenas confiou em quem ele já considera um de seus homens. Jinzaburou aceitou sem questionar o plano de defender o castelo de Nagamine, então Nagamine retribuiu aceitando sem questionar a confiança que Jinzaburou depositou em Shiraishi. Eles têm os mongóis com quem se preocupar, é melhor não perderem tempo com disputas e desconfianças internas.

Shiraishi os traiu. Levou os mongóis direto até eles. E para dentro do castelo. Alguns Toibarai se sacrificaram para derrotar os invasores. Dessa vez deu tudo certo, ainda que não tenha saído de graça. Para os mongóis, foi uma batalha morna, burocrática, que serviu apenas de distração, enquanto para os japoneses foi uma batalha feroz na qual apostaram suas vidas. A própria Teruhi assumiu posição em um dos pontos remotos do castelo e botou mongóis para correr. Jinzaburou avançou duas vezes sobre os mongóis para pegá-los desprevenidos. Nagamine comandou as defesas do castelo.

O surpreendente momento do vira-casaca

Do lado mongol, um general competente e generoso com seus subordinados. Ao mesmo tempo, feroz e cruel com os inimigos, mas sem parecer uma caricatura vilanesca. O general Edei está se tornando um dos personagens mais interessantes de Angolmois. Ele é orgulhoso a ponto de lamentar a derrota no Castelo Kanada, mas inteligente o bastante para saber que continuar a batalha após perder seu grande trunfo custará a vida de muitos de seus homens, ainda que sua vantagem numérica sozinha garanta que ele sairia vitorioso caso insistisse. Ele realmente queria saquear os japoneses, mas parece que saquear sem ter com quem dividir não vale tanto assim a pena.

O momento em que Ebei soube que uma vitória custaria muito caro

Por enquanto a batalha acabou e os japoneses podem respirar aliviados por mais algum tempo. Bom, não todos os japoneses. Shiraishi não pode mais esconder sua traição, e após o fiasco tampouco pode apenas partir com os mongóis. Nem por isso ele está disposto a desistir da própria vida. Jinzaburou foi sozinho ao seu encontro. Por tudo o que o anime mostrou até agora, não tenho nenhum motivo para duvidar que o protagonista sairá vitorioso dessa batalha sem grande dificuldade. O mais duro será voltar com essa notícia e a responsabilidade por ter sido quem confiou em Shiraishi até o fim.

A traição exposta

Comentários