Que episódio!

Quando eu comecei a pesquisar bastante sobre os “E-Sports”, principalmente na época em que eu jogava com muita frequência o famoso “Lolzinho”, acabei me deparando e assistindo torneios de diversos jogos, alguns eu assistia pessoalmente em eventos, bares ou na casa de amigos, outros eu via pela internet mesmo. Eu até cheguei a participar de um, mas foi bem mal organizado. Isso me deixou um pouco frustrado com LoL e foi um dos motivos de eu parar de jogar, mas eu ainda tenho interesse em participar de algum torneio de jogo, ou entrar em uma lista de “você passou esse desafio infernal.

E sim! Finalmente Yagu, nossa querida mulinha, participou de um torneio de jogos! E advinha só? Foi muito bem retratado.

O Yagu ainda está naquele passeio em Kyoto (poderia até rolar um crossover com Holmes Of Kyoto… nah, provavelmente ele quebraria alguma das peças), portanto ele não foi para essa saida escolar só para aprender e descobrir mais sobre sua maravilhosa cultura (inclusive, não pega fogo nesse museu que o Yagu vai).

O maior interesse dele era um torneio que aconteceria em um local próximo de lá, cerca de uma hora de trem. Antes dele ir para lá, o amigo dele conversa com o Yagu sobre querere se confessar para a Ono, perguntando sobre os hobbies que ela têm e tudo mais. Acaba que ele fala bastante, mas não diz nada. Só afirma para seu amigo que ele vai participar de um torneio, ou seja, ele tem que pensar em uma desculpa para cobrir a barra do Yagu.

Olha a Ono ali atrás!

O Yagu acaba indo pegar o trem e vai naquele torneio. Claro, antes a Hidaka pergunta o que ele estava planejando, Yagu acaba respondendo vagamente, dizendo que iria em uma competição.

Cara, se tem uma coisa meio difícil de explciar, são os torneios de game.

Não só pela emoção que só quem já participou ou assistiu conhece, mas explicar para alguém que não é muito familiar com o mundo dos games é… complicado. Eu lembro que só para explicar para minha mãe que não da para pausar jogo online foi tenso, agora imagina falar que pessoas ganham dinheiro para serem melhores que outras em videogame. Inclusive, durante um bom tempo do ano passado eu realmente queria jogar algo profissionalmente, o ambiente de treino de GH (Gaming Houses) era algo que eu sempre sonhei, vários amigos discutindo games, estratégias e treinando juntos. Só que no Brasil esse cenário ainda é bem amador. O que eu quero dizer é que muitos ProPlayers investem seu tempo postando coisas no Twitter, ou indo em festinhas ao invés de treinar e se dedicar.

E acredite, se eu for fazer algo assim, seria para me dedicar ao máximo.

Mas advinhem só quem ele encontrou no hall do torneio?

Ela está claramente brava.

Uma coisa que eu lembrei durante esse episódio, que tem bastente relação com Street Fighter e campeonatos.

Vocês conhecem o Daigo? Esse cara simplesmente fui um Deus durante um campeonato de SF Alpha (se não me engano era o Alpha, podem me corrigir se for outro). Calma, vocês não entendem o que esse cara fez. Ele simplesmente protagonizou a virada mais épica dos jogos competitivos.

Você que joga lol, acha que a virada da INTZ contra a PaiN em 2015 foi épica? Meu amigo, você não viu nada.

Em um campeonato da Capcom, Daigo estava jogando contra Justin, um player de SF 2 na época. O campeonato se chamava EVO, acontecido em 2004. Era a final do torneio, o último round. Estava bem disputado, mas acaba que Daigo tem um desempenho ruim nesse round. Ele com seu Ken, Justin com Chun-li, os golpes de longo alcance estavam acabando com ele, até que ele fica com o famoso “peidinho” de vida. A Chun-li do Justin estava com menos da metade da vida, mesmo assim era só dar um golpe que ele ganhava esse torneio.

Mas provavelmente Daigo fez pacto com os Deuses do SF naquele momento.

O Justin decidiu usar o golpe especial da Chun-li, que consiste em diversos chutes na direção do oponente. Nessa versão do SF, na verdade em todas é possível fazer isso se não me engano, é possível bloquear o golpe especial, mas você teria que direcionar o personagem para cada golpe.

Não entendeu? Eu simplifico.

Imagina que alguém te dá dois chutes. Um vai em direção ao seu rosto, o outro em direção a sua canela. Caso você queira defender ambos os golpes, você precisaria colocar a mão na frente do rosto, depois abaixar e defender a canela, certo?

O movimento de Parry no SF é basicamente isso, acredite é bastante dificil de fazer, até mesmo jogando contra a máquina. Agora imagina tentar fazer isso em um campeonato.

O Daigo fez, ele parou CADA UM dos golpes da Chun-Li.

Não acredita? Veja o vídeo do feito desse cara: (ocorre em 2 minutos e 42 segundos)

A plateia simplesmente vibrou por presenciar algo daquele nível. Imagina o psicológico do cara que perdeu para o Daigo, ele literalmente quis dar uma de bom e se ferrou. Na verdade, existem vários fails por conta de arrogância no cenário de torneio de games.

Algo que dá bastante emoção em torneios assim é o narrador!

O cara de Ryu foi o primeiro oponente de Yagu e ele perdeu bem feio.

O narrador geralmente é 8 ou 80, o que narrou o torneio do Yagu era bem 8, na verdade ele só era cringe mesmo. Ele descreve a Ono como “Deusa da morte” do SF 2!

Falando em Ono, ela da uma surra de pau mole em todos os competidores, o Yagu acaba fazendo o mesmo. Ele estava extremamente motivado para finalmente ter um jogo digno contra a Ono. Nas semi-finais, ele acaba tendo que enfrentar um cara que usava o Akuma.

Achei que só eu que falava com personagem de jogo

O Yagu começa a ficar com um pouco de medo, já que ele não era acostumado a jogar contra o Akuma. Mas seu adversário pega o personagem errado e ele acaba dando um pau no cara. Nada fora do usual.

Então finalmente chegam as finais, Yagu vs Ono!

Ono com seu Zangief, Yagu com seu Guile! USA VS URSS! Mas que duelo, meus amigos.

O X1 é muito disputado, mas acaba que Yagu sai como o vencedor.

O grande prêmio daquele torneio era um trofeu bem bonito e um kit de banho (por motivos de: por que não?). Todos os outros participantes ganhavam uma camiseta, independente da posição.

Então, Yagu descobre que a cabine da Ono estava quebrada, por isso ela não jogou tão bem contra ele. Ele fica bem pistola e acaba tendo uma “DR” com ela, o que é basicamente ele reclamando dela não ter feito nada a respeito, enquanto a Ono desce o cacete nele.

Eles tão assim porque eles sairam no murro!

Então, após eles literalmente cairem na porrada, Yagu vê algo que mexe com o Kokoro dele.

Eles acabam se reconciliando, Yagu passa em um banheiro e empresta o kit dele para Ono. Ambos se trocam, ficando com a camiseta do torneio (eles estão combinando, que lindinhos!). Chegando no hotel, Ono demonstra um pouco de arrependimento por ter deixado a cara dele inchada, mas acabam se desculpando e indo cada um para seu quarto.

O melhor amigo de Yagu conta que desistiu de se confessar para Ono, por conta da relação que os dois nutrem. Mesmo que Yagu não entenda.

Mas se tem algo que ele entende, é que agora ele tem sua amiga de volta, o que significa: Horas e horas jogando juntos um bom e velho Street Fighter 2!

 

 

(Ler este artigo… Isso te enche de DETERMINAÇÃO!)

~Frisk

Comentários