Bom dia!

Após o episódio anterior parecia que nada mais podia piorar e … nada piorou, parece que por enquanto nada vai piorar mesmo. Os vilões se deixaram derrotar por sua húbris, os heróis escaparam, começaram e se reagrupar, e alguns caras perversos tiveram seu merecido final.

Nada disso fará sumir as cicatrizes deixadas pela fúria de Ash em choque com o narcisismo de Papa Dino, contudo, e isso deve servir tanto de fonte para novos conflitos quanto para, pela primeira vez, trazer Ash e companhia (mas principalmente o Ash mesmo) à Terra e fazê-los refletir.

Para onde o anime vai agora?

Já disse um punhado de vezes em vários artigos como a vingança de Ash trouxe a ruína para tantos a sua volta. Para deixar bem claro: não, não acho que a culpa seja dele. Objetivamente, a culpa por um crime é do criminoso. Os criminosos o tempo todo foram a Máfia Golzine, seus asseclas e seus aliados, incluindo nesse último arco a Máfia Chinesa. Mas você encontra o que você procura, não é? Papa Dino jamais teria motivo (ou pelo menos não teria esse motivo) para atacar Ash, seus entes queridos ou outras pessoas que o cercam se Ash nunca tivesse se voltado contra ele. Ash não deveria então se vingar do Papa Dino por tudo o que o fez? Eu sinceramente não sei. Em seu lugar, eu provavelmente faria parte da maioria, dos que morrem cedo. Admire-se Ash por sua resiliência e vontade de viver. Seu pai é uma pessoa horrível, fruto de sua época e seu lugar no mundo, mas foi ele quem de alguma forma (de formas erradas, certamente) primeiro ensinou Ash a ser assim. Papa Dino depois só o ensinou a atirar (e a provar vinhos). E ainda acha que fez grande coisa. E ainda está furioso porque acha que Ash deve algo a ele.

Para um vilão com todo o poder que possui, Dino Golzine é pouco desenvolvido demais, e possui falhas demais. Ok, ele tem políticos e militares na palma das mãos porque cafetina menores de idade para eles. E daí? Tenho certeza que pessoas realmente poderosas poderiam simplesmente matá-lo. Banana Fish quer que acreditemos que ele é de alguma forma astuto o suficiente para evitar isso. Mas ele é? Alguém que mobiliza duas máfias e gangues associadas para caçar um adolescente de 17 anos parece ter a frieza necessária para suceder nos negócios em primeiro lugar? E olha que dizem, e é verdade, que sabedoria é algo que se adquire com a idade. Ele já parece à beira da terceira idade. E no entanto foi passear ao invés de matar Ash logo de uma vez. Tenho certeza que Papa Dino tem motivos para ser uma pessoa confiante em si e em seu poder na maior parte do tempo, mas sempre convém ser cauteloso. Ele não devia ter certeza que os chineses já estavam comprados. Ele não devia ter confiança de que seus capangas poderiam lidar com uma invasão da gangue do Ash, que ele sabia ainda estar a solta. E eu poderia continuar, mas acho que já está claro que, para mim, Papa Dino não convence como personagem.

Papa Dino, o Narcisista

Graças ao Jovem Lee, Ash escapou e abriu as portas do inferno dentro da mansão do Papa Dino. Mesmo se sua gangue (e a chinesa) não tivesse aparecido, ele teria conseguido lidar com tudo sozinho sem grandes complicações – a única diferença seria que Eiji estaria ao seu lado no carrão em que ele fugiu no final. Ah, única não: talvez não tivesse se formado o mal entendido com os chineses sobre a morte do Shorter. Então é isso: por enquanto, o único efeito narrativo relevante da invasão da mansão pelas gangues do Ash e do Shorter foi criar esse mal entendido que o Jovem Lee não obstante poderia esclarecer mas escolheu não fazê-lo. Por enquanto. Esse personagem sim está parecendo interessante.

Alguns episódios atrás, naquela cena em que o Ash hackeava o computador, teve um momento em que o Jovem Lee fez uma expressão estranha quando Ash deixou Eiji se aproximar por trás sem nem piscar. Pouco antes, tinha sido ele quem havia tentado se esgueirar silenciosamente atrás do Ash, que reagiu. Eu achei então que ele havia apenas suspeitado que o Ash suspeitava dele, por isso a diferença entre as reações. E sim, o Ash suspeitava dele, então eu dei as minhas próprias suspeitas por suficientes. Mas aquilo acabou não tendo muita importância para a sequência da história, razão pela qual resolvi reinterpretá-la. Dados os acontecimentos desse episódio, principalmente as ações do Jovem Lee e suas interações com Ash, e se o chinês tiver se interessado – romanticamente, ou pelo menos sexualmente – pelo Ash?

Considerando que ele é um vilão que aparentemente está tentando jogar seus irmãos mais velhos um contra o outro para ganhar algum poder dentro da Máfia Chinesa, isso pode vir a ter consequências muito interessantes. Quando ele pensou para si sobre como queria derrubar seus irmãos consigo, já que não podia derrotá-los, eu pensei em algo drástico e direto. Ao invés, ele está se saindo um grande manipulador. Parece que ele não estava só contando vantagem quando se descreveu como alguém que age nas sombras. Tudo isso considerado parece justificar ele ter salvo o Ash (e os demais, por consequência), ter entregue Abraham de bandeja para que o Ash o matasse, e no final manipulado o jovem sucessor de Shorter a se tornar seu obediente títere, sonegando-lhe a verdade sobre a morte do ex-líder da gangue de rua dos chineses.

Yue-Lung Lee (Jovem Lee), o Manipulador

Estará Ash pronto para mais um atrás dele para prendê-lo em um relacionamento tóxico? E o Papa Dino ainda se pergunta porque o Ash escolhe fugir. Em contraste com todos os outros, há Eiji. Tão inútil e inocente quanto como Ash o conheceu pela primeira vez. Por que Eiji insiste em ficar atrás do Ash? Algum senso de responsabilidade (Ash salvou-lhe a vida) distorcido por um desejo infantil (e, por isso mesmo, egoísta) de “ajudar”? Ele não ajuda, ele só atrapalha. Mas assim como os velhos pervertidos que frequentam o bordel de Papa Dino procuram o que é escasso (loiros de olhos verdes), Ash também se deixou atrair por algo escasso em seu mundo: a pureza. A gentileza de uma criança crescida e esforçada. Curiosamente, porém, Eiji aparece para Ash substituindo a imagem de seu irmão em um sonho.

Por quê? Será que Ash vê Eiji como um irmão? Mais especificamente, como o seu irmão? É possível. Por tudo o que sabemos, Griffin parecia ser alguém bastante gentil. Gentil demais para esse mundo talvez, e com certeza gentil demais para uma guerra. Precisou, como muitos, refugiar-se nas drogas para suportar aquele inferno. Quando infelizmente foi vítima de Abraham e do banana fish, ele já era consumidor contumaz de outras drogas, conforme recorda Max. Mas por mais que Eiji seja gentil como Griffin, o japonês não é irmão de Ash. Com uma vida inteira sendo objeto sexual, provavelmente o mais romântico que Ash precise agora seja justamente de um relacionamento “puro”, sem nenhuma conotação sexual, como parece ser do gosto dos japoneses se formos acreditar cegamente em animes e mangás.

E o Eiji precisa do Ash para quê? Tecnicamente, Eiji não precisa do Ash. Ele viajou para os Estados Unidos para se reencontrar, depois de, aparentemente, desistir de uma carreira talvez promissora nos esportes. Qualquer pessoa que desista de algo grande sente um vazio e a necessidade de preenchê-lo com algo, tão mais se essa pessoa ainda for jovem. Pela lei japonesa, Eiji com seus 19 anos nem é plenamente adulto ainda. Ele deve ter investido boa parte de seus anos no salto com vara, construiu sua identidade em torno disso, e agora não tem mais nada. Foi nesse contexto que ele viajou para os Estados Unidos e conheceu o Ash. Em uma reviravolta típica do Efeito da Ponte Pênsil, Ash salva a vida de Eiji e o japonês passa a se sentir endividado com o americano – de fato, talvez tenha passado a se sentir atraído por ele. Todo o resto é desculpa que seu próprio cérebro inventa (somos bons nisso!).

Eiji, o Puro

Agora tudo voltou à estaca zero, por assim dizer. Ash escapou e provavelmente irá se reunir com sua gangue. Max e Shunichi talvez prefiram procurar a polícia ou o editor de jornal que Max mencionou alguns episódios atrás. O Jovem Lee está fazendo sua aposta dentro da Máfia Chinesa, tentando se vingar de seus irmãos enquanto pode ou não nutrir sentimentos românticos (porém destrutivos) por Ash. Papa Dino continua poderoso e o banana fish provavelmente já foi completado então a essa altura talvez nem dependa mais de cientistas pesquisadores, mas em todo caso o Alexis parece ter sobrevivido. As ondas de choque da batalha na mansão Golzine talvez produzam mais alguns conflitos nos episódios seguintes, mas a tendência é as coisas esfriarem um pouco e os principais personagens dessa narrativa tomarem algum tempo para refletir e reavaliar suas estratégias e objetivos.

Comentários