O anime de vôlei de praia feminino da temporada de verão de 2018 acabou, e vai deixar saudades? Ao menos para mim vai deixar bastante, pois Harukana é o tipo de obra que mais me agrada pelo equilíbrio satisfatório entre uma boa história e uma boa execução que a série alcançou. Sendo sim um bom entretenimento, mas não sem deixar a sua mensagem, e isso é importante frisar. A partida se encerra de maneira previsível, mas não ruim. Uma boa despedida para a recepção de Harukana!

Não poderia concordar mais com essa afirmação.

O começo mais lento do episódio e seus flashbacks em alguns pontos deixaram bem claro que não ia haver mais anda além daquela final e no máximo uma comemoração posterior, o que, sinceramente, achei melhor que dar só um vislumbre futuro de uma partida entre a Harukana e a dupla da Narumi, além de dar a abertura para uma segunda temporada adaptando esse arco do campeonato nacional.

Mas não, infelizmente não acho que o anime vai ter segunda temporada. Acho uma pena, mas ele foi uma boa propaganda para o material original, então indico que você, caro(a) leitor(a), leia o mangá para saber como a história continua. Quanto a final em si, que deuce mais frenético foi aquele, hein?

As duas duplas estavam cansadas, mas lutaram com todas as forças restantes até o ponto decisivo e proporcionaram um bom entretenimento com um final de partida um pouco mais bem animado que a média para o anime, e de uma trilha sonora que ajudou a adornar o momento e prender a atenção.

O que é importante para finalizar um anime, pois por mais que o empate que a Harukana lapidou no momento em que parecia tudo perdido indicasse que a dupla das primas fosse vencer, não era como se a decisão da partida não precisasse tentar ser emocionante para o público. O que eu acredito que foi, talvez menos do que seria se não fosse tão previsível, e entregou um fim consistente para o arco.

Como a Haruka bem aponta em pensamento, ela se esforçou por um ano desde que começou a jogar vôlei de praia, teve muita dificuldade, aprendeu muito, evoluiu; tudo sempre ao lado da sua parceira Kanata, então não é como se ela não tivesse chance de vencer. Até por quem a treinou terem sido as irmãs Thomas e a mãe delas, o que, de certa forma, “premia” a capacidade delas de formar atletas. É só lembrarmos que a Narumi – atual campeã nacional – se aprimorou como atleta com a ajuda delas.

Quando ela disse isso só me lembrei do Tatara de Ballroom e Youkoso.

Mas é claro que mesmo com o orgulho pelo pupilo ter superado seu mestre, isso não muda a dor que se sente ao perder ainda no meio do caminho de um objetivo. Talvez seja mais doloroso que chegar à final do campeonato “para valer” – afinal, aquelas eram apenas as eliminatórias de onde elas moram.

Então, a reação da Emily em um primeiro momento foi bastante compreensível sim, mas não se pode deixar de apontar que ainda foi uma reação bastante madura, e que muito dela se deveu a Akari, que solidificou o elo que já era forte naquele grupo, sendo a base, o porto seguro, no qual as duas duplas, sendo a vencedora ou a perdedora, poderiam se apoiar. Isso foi algo importante, porque mesmo sem a intenção, o clima entre elas poderia ficar bem ruim e isso provocaria a cisão na amizade das quatro.

A consistência da trama me agradou bastante ao longo do anime, e ver que ele terminou bem, se preocupando em usar as personagens e dar a elas funções úteis corroborou com a minha opinião.

Tanto é que a Ayase continuou agindo como o “meio de campo” para a Narumi e as amigas dela em Okinawa e com a própria Haruka – já que foi ela quem assumiu o lugar da Narumi ao lado da Kanata.

A personagem mais coadjuvante do grupo principal ainda assim foi bem útil e a forma como ela lidou com o passado da parceira também aponta o quanto a personagem é legal e como um jogo entre a dupla dela e qualquer outra dupla deve ser agradável de assistir. Porque Harukana é esse tipo de história, uma que se sai melhor quando as personagens são agradáveis e têm alguma profundidade.

Funciona bem assim, tanto é que deu para conciliar o drama com personagens gostáveis muito bem. Até mesmo a Narumi, que pareceu bem chatinha de início, demonstrou uma faceta bem mais alegre e palpável ao longo do anime. Aliás, esse episódio só reforçou a qualidade das personagens da obra.

Gostaria de ver uma partida “pra valer” dessas duas personagens tão bacanas.

No fim das contas, tudo acaba em churrasco, em comemoração mais que merecida e na “passagem de bastão” entre derrotadas e vitoriosas, já que agora a Harukana vai representar o clube de vôlei de praia da escola a nível nacional, e também vai carregar os sonhos das companheiras que ficaram pelo caminho. Foi uma forma muito bonita e adequada de resolver qualquer possível desafeto entre elas.

Não precisou de chororô, não precisou de dramalhão, e muito menos de uma pressão desagradável. Tudo foi muito bem resolvido, e se manteve a sensação de que tudo estava muito bem “interligado”, que cada personagem que apareceu teve um propósito claro – tirando aquela dupla cópia da Éclair –, e tudo o que dizia respeito a ele estava de acordo com o tema do anime e a construção da Haruka e da Kanata, as duas protagonistas que venceram no final como deve ser em todo anime bom e clichê.

Akari-chan nem jogou, mas só deu bola dentro, né?!

Sim, é possível ser bom e clichê ao mesmo tempo, Harukana Receive é uma boa prova disso. E aliás, a importância da parceria – algo muito bem trabalhado ao longo do anime e reiterado nesse episódio – caiu como uma luva para esse final, porque a vitória fortaleceu a dupla, assim como destacou o quão uma é inigualável, e insubstituível, para a outra. Elas só conseguiram chegar tão longe porque elas se esforçaram bastante e fizeram isso juntas. Os laços que construíram deram sentido a todo o esforço.

Harukana e Kanata: mais que primas, parceiras de vôlei de praia e amigas para a vida.

Foi um enorme prazer comentar episódio a episódio um anime tão simples, mas bastante agradável, que me cativou por diversos motivos, me fazendo dar mais sorrisos e ficar um pouco mais feliz. Esse é um dos pontos positivos do entretenimento que se tem com animes, porque ao mesmo tempo em que a pessoa se diverte ela pode levar lições para a vida. Até um próximo artigo com essa bola toda!

Comentários