Acho que essa frase do título é bem propícia pros acontecimentos desse episódio, onde o anime decidiu de uma forma diferente nos dar algumas respostas sobre questionamentos que eu já tinha feito anteriormente, ao passo que usou um episódio tranquilo e sem muitos eventos pra desenvolver outros tópicos que foram bem importantes pra construção da história como um todo.

Ler o artigo →

Bom dia!

Estamos de volta (eu e Kondou-san) para mais um comentário semanal a respeito desse anime.

Tanto o Touma, o Accelerator e o Hamazura têm em comum o objetivo de proteger pessoas queridas, mesmo que para isso eles precisem enfrentar o mundo inteiro. Com a exceção do Hamazura, os outros dois possuem o poder para algo mas, aparentemente, só poder próprio não está sendo o suficiente para superar os desafios.

Ler o artigo →

Eu não acredito que preciso voltar a comparecer às aulas na faculdade. E acredito menos ainda que tinha gente reclamado que janeiro “não acabava nunca”. Em primeiro lugar, não acho que janeiro tenha parecido demorar em particular. Foi normal. Em segundo, prefiro muito mais os meses de férias do que os de não férias. Gente doida.

Ler o artigo →

A curiosidade matou o gato. Acredito que você já deve ter ouvido essa expressão várias vezes durante a sua vida, ou até mesmo usou em diferentes situações. E mais do que nunca essa frase se encaixa bem na situação do Natsuo, que por conta de sua curiosidade literária e um outro incidente acabou caindo numa armadilha. E convenhamos, não é o fim do mundo e talvez no caso de Natsuo seja sua salvação. De qualquer forma, o episódio foi bem legal apesar de seus fatores técnicos e no fim seu sucessor parece bem promissor.

Ler o artigo →

Isekai e Alta Fantasia: Mundos alternativos, paralelos e virtuais

Bom dia!

 

“Fantasia pode ser considerada uma fuga de uma realidade complexa para um mundo mais simples, o anseio por um passado que nunca existiu, ou um veículo de regressão.”

 

Essas são as palavras exatas (livre tradução minha) de Lloyd Alexander, escritor americano, que cunhou o termo Alta Fantasia (“High Fantasy”) em seu ensaio “High Fantasy and Heroic Romance“, em 1971.

As nossas duas listas de animes isekai e nossa lista de mangás isekais estão entre os artigos mais populares do Anime21, e desde Dezembro de 2018 um deles é citado como referência na entrada Isekai da Wikipedia em português. Assim sendo, achei por bem escrever um artigo mais longo sobre o gênero e sua equivalência literária no ocidente. Não pretendo exaurir o tema, até porque isso seria muito para um blog.

Mas tentei fazer bastante.

Ler o artigo →