Hentai Kamen é um live action que adapta o mangá de mesmo nome (na verdade o nome do original é Kyuukyoku!! Hentai Kamen, que em inglês seria Ultimate!! Perverted Mask). Enfim, o mangá foi publicado durante os anos de 1992-1993 na revista Weekly Shonen Jump, sim, é isso mesmo o que você está lendo, esse mangá foi publicado nas revista antes de algumas das maiores obras da história japonesa como Naruto e Bleach. Já a live action foi lançada em 2013 e teve uma boa recepção do público com boas críticas ao redor do mundo e uma arrecadação de mais de 100 milhões de ienes. Inclusive recebeu uma sequência em 2016. Mas enfim, eu trouxe essas informações por um simples motivo: nada disso faz sentido.

Enquanto eu assistia o filme, pensava sobre que título colocar e o que “dizer” sobre aquilo que eu estava assistindo. O filme não é bom, classificar como ruim seria exagero e no fim, acho que bizarro define. É muito bizarro. Extremamente estranho, com lutas malucas, efeitos especiais fracos e atuações caricatas. Tinha momentos em que eu queria rir mas a pergunta sobre o que eu estava fazendo da minha vida pesava mais. E o mais bizarro disso tudo é ver que esse filme arrecadou dinheiro o bastante para ganhar uma sequência e receber boas críticas (que sinceramente é algo que eu não me importo independente do filme).

Quanto a história, temos um garoto, Shikijou Kyousuke, que é filho de uma dominatrix (pesquise sobre isso por sua conta e risco) e de um policial já falecido. Ele é grande e forte fisicamente e ainda que pratique artes marciais, é fraco quando entra numa briga. E uma série de eventos acontece até que ele se encontra num grande problema e quer salvar uma garota. Ele tem uma ideia maluca para salvá-la mas esquece de pegar o disfarce de um criminoso que havia derrotado. Ele prepara seu disfarce e para a cabeça, pega uma máscara que na realidade era uma calcinha.

A partir daí a coisa desanda. Ele vira o hentai kamen, um herói pervertido que luta pela justiça… quase pelado. E ainda que durante o filme o nosso herói tenha muitos questionamentos sobre si, sua perversão e sua justiça, o longa não se aprofunda nisso. Obviamente que a obra é de comédia mas acredito que seria interessante desenvolver um pouco mais essa parte. E por não ter esse desenvolvimento, o hentai kamen luta por apenas uma coisa: a garota que ama. Sim, a justiça dele é guiada por essa garota de certa forma, pois seus grandes feitos envolvem ela, ainda que ele trabalhe em outros casos.

Outro grande problema também é a atuação dos atores. Eu não sou um profissional em artes cênicas e nem nada do tipo, mas me senti um pouco incomodado com as atuações. Os personagens secundários em especial são estranhos demais, com atuações bem exageradas que acabam tirando um pouco da graça que a cena deveria ter. Isso tudo sem contar com os efeitos especiais e as cenas de luta que são fajutas no geral, exceto quando o foco é o herói ou no final que temos algo mais interessante.

Outro ponto é que a história é corrida demais. A maioria dos vilões tem uma aparição pífia o bastante para você se perguntar se não era melhor tê-los deixado de fora. Ou seja, falta uma profundidade maior não só no protagonista como em todo o filme. É algo que você vai assistir, rir, achar mega bizarro e quando pensar criticamente sobre, lembrará desses problemas.

Mas tirando tudo isso, são 1 hora e 40 minutos bem divertidos pois apesar de todas as críticas que eu fiz durante esse artigo, eu gostei do filme e gostaria e ver a sequência. E caso você se interesse, uma parte do mangá está disponível em português (mais de 20 capítulos dos 60 no total).Enfim, confira essa bizarrice em formato de filme cheio de fanservice masculino, justiça e perversão.

É isso, fiquem com o herói que o mundo precisa… ou não

Comentários