E aí, pronto(a) para outra lista de animes de super-heróis? Gostou da primeira parte em que indiquei séries bem variadas – e talvez até mais populares que as dessa lista, mas nem por isso necessariamente melhores.

Não é interessante conhecer obras que abordam o mesmo tema de formas bem diferentes? Penso que os animes a seguir, ao menos os que você não conheça, podem ser uma pedida muito interessante. Que os animes de super-heróis nos salvem do tédio com histórias emocionantes e animadoras! Excelsior!

 

One Punch Man

One Punch Man

Saitama é um assalariado comum até o dia em que perde o emprego e decidiu treinar para se tornar um herói. Pouco tempo depois ele perde todo o cabelo, mas, em compensação, supera todos os limites humanos, se tornando um herói capa de derrotar qualquer adversário com apenas um soco, ou a massiva maioria deles. Ao lado de Genos, seu pupilo, o herói entediado se esforça para subir no ranking de heróis e encontrar um adversário que faça seu sangue ferver outra vez.

One Punch Man é um anime satírico que usa sua comicidade para brincar com os clichês das histórias de heróis. Aquilo que começou como um simples webtoon desenhado por ONE, mesmo autor de Mob Psycho 100, se tornou um fenômeno mundial cuja primeira temporada da animação você pode encontrar tanto no Crunchyroll, quanto no Netflix. A obra pode ter uma proposta absurda, mas não tanto quanto a da próxima indicação.

 

To Be Hero

To Be Hero

O que você faria se fosse sugado por uma privada e acabasse se tornando o herói responsável por proteger a Terra, mas mudasse de aparência, virando um velho gordo e que nem mesmo sabe direito quais superpoderes tem, se tornando irreconhecível até para a própria filha? Buscaria salvar a Terra? Trocaria essa responsabilidade pela aparência de antes? Ou não faria nada direito?

Esse é o dilema que o protagonista de To Be Hero precisa enfrentar, uma produção chinesa com episódios de meia-duração, uma animação de muita qualidade e uma trama cheia de absurdos que faz valer o seu tempo só pelo quanto inusitada ela é. Algo bem mais arrojado que o básico bem feito que pode ser visto na próxima indicação.

Leia as primeiras impressões de To Be Hero.

 

Heroman

Heroman

Joey é um adolescente órfão que vive com sua avó e trabalha em meio-período para ajudar nas despesas de casa. O garoto é esforçado e gosta de tecnologia, então um dia ele recolhe um robozinho de última geração jogado no lixo, um Heybo. Joey o conserta e mais tarde, devido a um raio misterioso, o robô ganha vida e se torna Heroman, nome dado por Joey para o parceiro com o qual dividirá a árdua tarefa de proteger a Terra de uma invasão alienígena.

Heroman é uma produção que leva o nome de Stan Lee, tanto é que ele aparece como personagem no anime e, diferente de The Reflection, a obra tanto parece mais anime, quanto se aproveita bem da identidade americana para construir a dupla de heróis, que, por sinal, é muito boa. É um anime simples, mas divertido, que não poderia faltar nessa lista. A próxima indicação é outra “cruza” entre dois mundos.

 

Batman Ninja

Batman Ninja

Batman é o Batman, Coringa é o Coringa. O resto você já sabe.

Por motivos, Batman, seus vilões e seus aliados foram parar no Japão feudal, e agora o homem morcego tem que impedir o Coringa de mudar a história e conquistar o Japão com … robôs gigantes?

Existem histórias profundas do Batman, existem histórias provocantes do Batman, existem histórias emotivas do Batman, mas essa não é uma delas. Batman Ninja é um filme anime de ação, com os clichês de Gotham City transplantados para o Japão dos ninjas e samurais. Vale pela experiência, principalmente se você já for fã do Batman.

Leia a resenha de Batman Ninja.

 

Infini-T Force

Infini-T Force

Reúna algumas das figuras mais importantes da Tatsunoko Productions e você terá Infini-T Force, um anime que interliga diferentes pontos para salvar mundos em colapso por meio desses heróis. Gatchaman, Casshern, Tekkaman e Polymar vêm para ajudar a adolescente problemática Emi Kaido a superar suas limitações e problemas pessoais, além de ajustar o universo que está sendo alterado por um ser que deseja os poderes que estão em posse da garota.

A série é interessante porque consegue juntar essas diferentes peças sem que seja necessário conhecer os animes anteriores, é auto-explicativa. Outro ponto positivo está no seu drama coeso, que nos instiga a entender as motivações de ambos os lados, e que se desenvolve gradualmente, com o crescimento individual dos envolvidos. É uma boa pedida tanto para os fãs das obras originais como para quem é novo nesse meio e procurar um bom anime de crossover entre heróis para assistir. Algo mais sério que a indicação seguinte.

 

Tensei Senshi Sunred

Tensei Senshi Sunred

Imagine uma sociedade caótica o suficiente a ponto de a organização de vilões decidir intervir nela para organizar a bagunça? É uma assim que está retratada em Tentai Senshi Sunred. Curiosamente, o anime gira em torno de um grupo de vilões e monstros que mais agem como benfeitores, e coabitam com as pessoas comuns sem alarde, do que o contrário, o que seria o comum.

Em compensação, o herói nada faz por ninguém, sendo extremamente viciado, grosseiro e preguiçoso. A série é divertida porque faz uma sátira ao universo dos tokusatsus e aos próprios heróis e vilões, que precisam se enfrentar apenas porque sim e por suas personalidades clichês. O anime é tão criativo que os inimigos agendam os dias em que vão lutar com o “mocinho” e a namorada do folgado é amiguíssima do vilão pelo seu senso de responsabilidade e dignidade, o que falta e muito em seu parceiro.

É uma indicação praticamente obrigatória, principalmente por sua comédia muito bem bolada e pelo trabalho único que faz com seus divertidos personagens, incluindo o suposto herói. Heroísmo nem sempre precisa ser retratado de forma séria, né? E se quer ver algo mais sério, mas nem tanto, saca só a próxima indicação.

 

Yoru no Yatterman

Yoru no Yatterman

Em Yoru no Yatterman acompanhamos um grupo incomum de heróis; Leopard, Voltkatze, Elephantus, Alouette e Galina; que objetiva salvar a humanidade de uma tirania, enquanto redescobrem seus próprios valores no processo. O anime primeiro chama atenção ao inverter os papéis em sua premissa, já que o herói de outrora se tornou um vilão corrompido pelo poder e que propaga seu ideal de mundo na base do terror.

Os novos mocinhos descendem dos que já foram maus e agora compreendem o significado de paz, liberdade e justiça. Apesar de existir um peso em torno da realidade do mundo e dessa mudança de vertentes, tudo se torna mais balanceado pela comédia que existe na série, incluindo as várias referências que vão sendo feitas ao longo dos episódios.

Para quem curte uma premissa legal executada de uma forma dramaticamente maluca e com uma boa mensagem, vale dar uma olhada. É um anime que termina em man incomum de se ver por aí.

 

Ultraman

Ultraman

Ultraman, mais um anime terminado em man, é a adaptação do mangá homônimo que conta os eventos que se passam anos após o auge do Gigante de Luz e envolvem Shinjiro Hayata, filho daquele que um dia fora Ultraman. O anime é uma produção original Netflix e é um belo exemplo de história sobre a formação de um herói. Um modo bem comum de concluir a lista, é verdade, mas de forma alguma menos gratificante.

Esse Ultraman 2.0 continua tendo alienígenas como antagonistas, assim como no clássico tokusatsu, e é todo animado em CGI, sendo uma boa pedida também para quem deseja se acostumar a assistir esse tipo de animação que tem sido cada vez mais comum em animes.

Assista Ultraman, ou qualquer outro anime dessa lista, não só pela homenagem que é a uma franquia clássica, como também pelos méritos que possui enquanto história moderna de um super-herói. Você não deve se arrepender!

 

Menção honrosa:

X-Men

X-Men

Saindo do universo cinematográfico, a Marvel também já se arriscou no mundo dos animes e nos trouxe alguns de seus melhores e mais conhecidos heróis, os X-Men. Nessa história em particular, os protagonistas precisam lidar com a situação do mundo pós a morte da Fênix e uma doença que vai afetando a vários mutantes.

Não sendo problemas suficientes, eles ainda recebem a missão de encontrar a jovem Hisako Ichiki (Armadura), que ainda não tem controle de seus poderes e é alvo constante de ataques.

A trama é bem densa e foca bastante no desenvolvimento de todo o conflito psicológico do grupo, os elos quebrados e como eles são forçados a consertá-los para salvar o mundo do mal que está atacando nos bastidores, assim como apoiar Hisako, que precisa evoluir em vários aspectos se quiser sobreviver.

A produção de 2011 do estúdio Madhouse é um anime de fato e de direito, mas sem deixar de lado a essência do material original, a tornando uma indicação mais que acertada para quem aprecia animações envolvendo super-heróis e ponto. Sejam elas produzidas no oriente ou no ocidente, contando histórias de lá ou daqui.

 

O que achou das indicações? Eu aposto que pelo menos um desses animes você não assistiu, ou nem sabia que existia. Se já conhecia todos vejo que é um apreciador de animes de super-heróis como eu, não que eu tenha visto todos. O que seria de mim sem meus companheiros que deram uma ajudona, né?

Um blog para o qual várias pessoas escrevem é como uma equipe de super-heróis. Não salvamos o mundo feito os Vingadores ou a Liga da Justiça, mas sinto que ao agregar conteúdo a nossa área de interesse nós fazemos a nossa parte. Espero que sim. Até outra lista, quem sabe um dia uma parte 3?

Comentários