OVA  de investigação policial, bem ao estilo das séries americanas, onde ocorre um crime e o detetive vai atrás para resolver o caso. Consegue manter o ritmo muito bom, envolver e ainda levantar questões de dilemas morais em situações extremas.

Eu não gosto de obras de suspense policial. Esse é o motivo que faz com que não goste de Perfect Blue, apesar de ter plena consciência de que é um dos melhores animês já feitos (aliás, aproveitem e leiam o texto que escrevi sobre isso xDe tem o do Kakeru também). O que mais me incomoda é essa brincadeira de gato e rato, onde a obra vai escondendo coisas que poderia mostrar, apenas para criar o suspense e guardar a revelação para o grand finale. Mas Hello Harinezumi (Hello Hedgehog: Domain of Murder, título em inglês) foi diferente…

 

 

A história é sobre um homem que mata um membro da yakuza em um bar e, depois, mata sua namorada em um penhasco. Após os assassinatos, ele some. Sua esposa vê o cartaz de procurado dele e recorre a uma agência de detetives particulares. Ela relata que seu marido sumiu há 3 anos e gostaria de revê-lo antes da polícia encontrá-lo para poder conversar e ouvir a versão dele da história e uma explicação sobre o desaparecimento. Daí começa a investigação de Nanase, que é quem assume o caso.

 

 

O ponto alto do animê é o ritmo. Geralmente, obras de suspense policial possuem um ato tedioso, que é justamente o momento da investigação, quando o detetive vai atrás das pistas, do local do crime, das testemunhas. Para fugir dessa queda, algumas introduzem ação, o que dá movimento e mascara a baixa. Mas, Hello Harinezumi, consegue manter o ritmo num nível muito alto sem apelar para violência. Essa conquista se dá por conta de personagens interessantes e que possuem relações com os envolvidos no caso. O destaque fica por conta da Mama (que surpreendente, eu gostando de milfs, por essa você não esperava xD), que é a dona do bar onde ocorreu o assassinato e o local de trabalho da namorada do criminoso. Ela é uma mulher forte, decidida, independente, que toca o bar sozinha. Trabalha na noite há muito tempo, tem bastante experiência e conhecimento de vida. 

 

 

Dilema moral: você está numa situação extrema onde não é possível salvar seus dois filhos e, para você sair vivo com um deles, é obrigado a matar o outro. O que você faria?

Se eu estivesse nessa situação, onde ou morreria os três, ou salvaria dois, optaria pelas vidas. O problema é: como ficaria minha mente depois disso? As chances de enlouquecer são gigantescas. Viver carregando a culpa de que matou seu filho, por mais que a outra opção era morrer todo mundo. O sentimento de culpa corrói.

 

 

Esse dilema é muito bem encaixado na história e funciona para criar dimensões nos personagens. Ele vai cortar todo o enredo e vai auxiliar para que os personagens não sejam unidimensionais. Mesmo com tão pouco tempo, o OVA consegue ter personagens interessantes, bem desenvolvidos e que proporcionam empatia.

O traço é realista e sério, o que encaixa bem com a proposta do OVA. É o tipo de animê que seu pai poderia ver e gostar. A animação não é muito boa, mas não é um fator que atrapalhe a experiência. A direção é excelente e acaba compensando o ponto fraco da animação. A montagem também é incrível, o que é regra em todo suspense policial bom.

 

 

Hello Harinezumi é uma das inúmeras pérolas perdidas da década de 1990. Dê 50 minutos da sua vida para ele que você não irá se arrepender. 

 

Sayonara. Bye, bye o/

 

(〜 ̄▽ ̄)〜 Milfs everywhere.

 



Comentários