O fim do primeiro ato simboliza também o verdadeiro começo da aventura nesse mundo de pedra. Como Senku, Taiju e Yuzuriha agirão depois dos acontecimentos desses dois episódios? O que Tsukasa fará em prol de sustentar sua ideologia questionável? Como a trama se expandirá a partir de agora? É a fim de responder esses e outros questionamentos que peço que me acompanhe em mais um artigo!

Sei que o traço do anime não é exatamente o do mangá, mas é bastante semelhante a ele e com certeza faz jus a bela arte de Boichi, o coreano que desenha Dr. Stone e também Origin, mangá que no presente momento está sendo lançado no Brasil. Inclusive, indico que dê uma olhada nele, é um sci-fi interessante e com ótimas cenas de ação.

Focando no anime, como não achar super fofo a hora do banho do Taiju e da Yuzuriha? O garoto não quer sentir que estava colocando a garota contra a parede ao fazer sua declaração e ela corresponde ao desejo dele, esperando para ouvir o que ele tem a dizer.

A resposta já está na cara e, sinceramente, pode ser só um clichê bobo para adiar um romance inevitável, mas tem uma desculpa bastante aceitável. O mundo está uma bagunça, na verdade, não existe um “mundo”, uma “sociedade” que dê estabilidade a vida das pessoas.

Sendo assim, que primeiro exista uma, para acalmar o coração bobo de Taiju e ele não achar que está pressionando ninguém. Sobre a arte, gosto muito da Yuzuriha e parte disso se deve ao seu design, seu traço, mas não é só isso e a gente pôde ver os outros motivos nesses dois episódios.

Sou simplesmente apaixonado pelas mulheres que o Boichi desenha.

O processo de produção da pólvora foi uma comédia só, eu me diverti muito vendo os três fazendo bagunça, uma bagunça explosiva, e gostei da forma mais descontraída que didática como o processo foi explicado e conduzido. Dr. Stone dilui a suposta complexidade do processo científico e o aproxima do dia a dia das pessoas, com uma linguagem e abordagem acessíveis.

Misturar isso a comédia e ter o objetivo de reerguer a humanidade como pano de fundo é um prato cheio. Convence a mim, convence a você?

Enfim, o importante mesmo foi o que aconteceu por causa disso, o sinal de fumaça em resposta, algo que até onde sei é uma das formas mais primitivas de comunicação e deve ser usada até hoje, seja por nativos com baixo nível tecnológico ou pessoas em situação de risco em florestas e montanhas.

Como só humanos fazem isso, o fator inesperado da existência de outros humanos por perto mudou toda a situação de figura e foi essencial para o que aconteceu a seguir, além de ser algo necessário para a expansão de mundo na história. E a abertura já dava a entender que ocorreria, né.

Foi bem legal ver o Senku assumindo o risco de apostar nesse contato, de buscar por ele apesar disso atrair o vilão. Até agora o Senku não se negou a assumir risco por cima de risco. Eu não acho que ele esteja traindo a razão que deve acompanhar todo cientista, mas certamente está dando vazão a seus instintos em momentos nos quais a lógica talvez não ajudasse tanto.

Esse discernimento é algo que cai bem para o protagonista, né. De toda forma, apesar de não ter gostado tanto da cena final do quarto episódio e de ter percebido uma queda na qualidade da animação, não posso negar que era para aquilo que a história estava apontando.

O confronto cara a cara entre Senku e Tsukasa, e um no qual blefes não fariam diferença, ao menos não blefes comuns. O diálogo entre eles achei todo muito bom, só não gostei da Yuzuriha ter virado refém; em compensação ela foi demais ótima depois; e nem do enquadramento da cena final do terceiro episódio. Poderia ter sido melhor, a produção pecou um pouco nessa parte técnica.

Mas o que pagou o episódio mesmo foi o flashback de Senku explorando a juventude dele absorto na ciência. O pai dele ter vendido um carro para dar suporte as aspirações do filho é algo que me comove mais que muita história triste por aí, sabe por quê? Porque é algo mais palpável, ainda que incomum.

Mesmo o maior dos cientistas sabe a hora de desafiar a razão.

Um pai que não corta as asas do filho e nem o diz que é impossível, mas o incentiva, como não gostar de um pai assim? Sei que a forma foi meio exagerada, mas esses exageros são da história desde o princípio, tudo bem ter deles, o importante mesmo foi a gente entender o que a ciência significa para o Senku.

Deixar a ciência para ele seria como deixar de respirar, ou talvez pior, pois a vida seria tomada dele ainda vivo. E quem estava lá em momentos pontuais de sua jornada para se tornar um cientista, para conquistar o espaço? Taiju e Yuzuriha, dois amigos que ele fez ao longo do caminho e que significam muito para ele.

O Taiju ajudou o Senku quando criança, o que rendeu cenas bem divertidas, e anos depois a Yuzuriha ajudou a concretizar o sonho do garoto com seu talento no artesanato. Ainda que não tenha sido bem o que ele queria, Senku foi ao espaço e isso só foi possível com a ajuda de seus amigos.

Como não se deixar cativar ao menos um pouquinho por essa relação? Algo que o Tsukasa não teve e não me estranha que ele tenha sido tornado um assassino frio com ideais distorcidos.

Contudo, quem é a garota loira que aparece ao lado dele? Sua irmã? Sua prima? Será que ele não tem mesmo um “ponto fraco”? O qual, na verdade, pode muito bem ser o ponto forte, como foi no caso do Senku e isso pudermos ver bem nesses dois episódios.

Você consegue realizar qualquer coisa com ciência.

O quarto episódio pode ter enrolado um pouco e não ter acabado no momento que eu esperava; com o Senku se levantando, porque é óbvio que ele vai se levantar; mas também foi bem bacana ver a Yuzuriha deixando o papel de donzela em perigo e ajudando o Taiju a promover a fuga dos três.

E nem vou reclamar dele conseguir levantar e jogar com precisão uma pedra daquele tamanho, boto na conta da suspensão de descrença sem vergonha alguma.

O trecho em que a Yuzuriha se lembra do que o Senku a disse e age valeu demais, pois é a verdade, a ciência não discrimina por sexo, cor ou raça, as pessoas sim, o conhecimento nunca! Sendo assim, o que importa é a vontade da pessoa em aprender, em se erguer contra a dificuldade e perseverar com esse conhecimento.

Yuzuriha tem essa vontade, não é necessário forçar uma situação para que ela brilhe, apenas mostrá-la fazendo o que ela é capaz de fazer. A “fragilidade” dela diz respeito somente à condição física, pois a garota provou ter coragem de sobra. Donzela em perigo eu engulo, mulher inútil jamais!

A ciência nivela o campo para todos.

A ciência que Senku defende e que guia a sua vida é libertadora e isso é algo que é reforçado pelos trechos seguintes, seja o da “ressurreição” dele ou do flashback mostrando seu primeiro “renascer”. O cientista usa a ciência a seu favor para alcançar seus objetivos; salvar não só o amigo ou a amada dele, mas os três; e é nessa sintonia que o anime tem que estar.

Aliás, é o que ele fez na situação do Tsukasa, pois os três fugiram momentaneamente e de quebra se comunicaram com os humanos que estavam próximos. Você achou forçado o Senku ter sobrevivido devido a petrificação em seu pescoço? O foreshadowing dado para isso foi tanto que nem tenho do que reclamar e por isso até dou um desconto para a “morte” dele não ter sido grandiosa.

O que fica é mais um exemplo de que ele é um cara que cumpre o que promete, que faz seus desejos se tornarem realidade por meio da ciência. Não consegui não ficar animado com esses episódios, eles me fizeram ter boas expectativas para o próximo arco, ainda que eu tenha achado que poderiam ter sido melhores, senão grandiosos, ao menos poderia ter havido um final melhor.

A ciência existe para salvar a todos.

Por outro lado, desde quanto a trilha sonora de Dr. Stone é tão agradável e a comédia funciona tão bem? Isso é algo que só vim perceber assistindo esses últimos episódios. Achei o anime mais divertido do que nunca e com mais personagens acho que a série até pode melhorar.

Pior que eu já li o mangá, nem sei como prosseguir sem dar spoilers, mas posso escrever que Senku tomará a saída mais lógica para a situação, isso é certeza, e que a prévia do episódio seguinte deixou claro que dois lados se solidificarão.

Sendo assim, Tsukasa deve continuar investindo naquilo em que acredita, criando condições para lidar com Senku e seus aliados, porque está na cara que a turma da ciência só vai aumentar a partir de agora e a expansão da trama depende disso.

Ciência versus utopia de araque, quem vai vencer a gente já tem uma ideia, resta saber como, e para isso precisamos continuar assistindo a essa divertida e emocionante aventura científica.

Até a próxima!

Comentários