Futari Ecchi é um dos mangás mais famosos do Japão. Para se ter uma noção, o mangá é publicado desde 1997 (eu nem era nascido inclusive) e até então conta com no mínimo 77 volumes, tudo isso sendo uma história sobre um casal de virgens que entram num casamento arranjado. Pois é, haja criatividade para conseguir produzir tanto conteúdo sobre um assunto. Aliás, vale salientar que a obra possui até mesmo manuais de sexo, mostrando que não é só sexo sem sentido mas também informação.

Enfim, o ponto é que a obra conseguiu várias adaptações ao longo desses 22 anos de publicação. A obra conta com: um dorama (drama) televisivo de 3 episódios, uma animação com 4 episódios, 4 filmes live action, mais uma adaptação animada de 3 episódios e por fim, outros 2 filmes live action que foram lançados esse ano e não há muitas informações sobre. Isso tudo sem contar com os spin offs do mangá que inclusive teve sua história principal sendo publicada aqui no Brasil pela editora JBC.

Nesse artigo nós iremos tratar da primeira versão live action, especificamente do primeiro filme que foi lançado em 2011. Bom, as primeiras informações que eu queria compartilhar sobre o filme é que o elenco é bem interessante. Para o papel da protagonista, Yura Onoda, foi escalada a atriz pornô Yuri Morishita. Sim, tivemos uma atriz pornô sendo escalada para o papel, algo que não é nada incomum no Japão e de certa forma estranho para nós brasileiros.

Aliás, ela não é a única atriz pornô que participa do filme pois também temos a lendária (eu não imagino o motivo dela ser uma lenda) Kirara Asuka no segundo filme. Aliás, aproveitando essa leva de informações sobre o elenco, na segunda versão das live actions da obra teremos algumas gravure idols nos papéis principais, uma mudança interessante e no mínimo curiosa, visto que essas profissionais estão recebendo cada vez mais espaço e destaque na mídia japonesa. 

Enfim, vamos falar do filme e de sua divertida história. Makoto e Yura se casam aos 25 anos e são virgens. Sua união aconteceu por conta de um casamento arranjado e com isso, eles irão explorar o mundo do sexo, uma terra completamente desconhecida (e bota desconhecida nisso) até então. Como já mencionado no texto, a obra não se resume em sexo, pois traz informações sobre vida sexual e afins, além de trabalhar bem os personagens da obra.

Anos atrás eu li alguns capítulos do mangá e me lembro do quão educativo era a obra, além da lerdeza para que acontecesse algo de fato. Nesse aspecto, a live action trata de colocar um ritmo interessante que não causará espanto em ninguém que assistir. Em sua duração de pouco mais de uma hora, o longa consegue divertir muito mais do que qualquer outra coisa com seus momentos de vergonha alheia e claro, erros que poderiam beirar o “absurdo” para qualquer um que tenha o mínimo de conhecimento (real ou não) sobre sexo.

Confesso que acaba sendo inevitável que você torça para que dê tudo certo entre os dois e claro, que o nosso querido Makoto faça seu trabalho devidamente ao invés de pensar apenas em seu prazer. Na verdade os problemas entre o casal giram em torno da falta de conhecimento e habilidade de Makoto em agradar sua esposa, ou melhor, fazer o seu trabalho de forma satisfatória. E um ponto interessante disso tudo são as estatísticas que aparecem durante o filme, trazendo informações que talvez seja velhas, mas ainda assim são interessantes de saber.

Porém é claro como o sol que o filme não poderia girar apenas em torno dos erros do Makoto. Por isso, a história trata de colocar um pequeno drama no meio para apimentar um pouco as coisas e assim, testar o amor e o respeito de ambos para com seu parceiro. Aliás, no meio deles temos a irmã mais nova da Yura, Rin, uma moça bem experiente que ajuda e muito o casal. Ela, junto do resto do elenco de apoio são peças fundamentais na obra por trazer momentos de comédia e claro, constrangimento para Makoto que é extremamente inútil.

Enfim, infelizmente o filme é um pouco difícil de achar (principalmente as sequências) mas realmente valeu a pena ter visto. É um filme curto e divertido que procura nos trazer não só uma história sobre sexo, mas ensinamentos que podem ser realmente úteis para todos terem uma vida sexual ainda melhor, afinal, conhecimento nunca é demais. Enfim, dê uma chance para esse filme e claro, para o mangá, pois pode ser que você tire bom proveito do conteúdo.

Comentários