Depois de acompanhar ao divertido Kyoto Teramachi Sanjou no Holmes, imaginei que tipo de curiosidades e fatos esse anime poderia me entregar. Housekishou Richard-shi no Nazo Kantei traz um enredo intrigante e que aguçou a minha mente para entender como seria possível se solucionar mistérios complicados através de uma simples avaliação.

Ainda citando a outra obra, noto que ambas são parecidas quanto a ideia de desvendar a história por trás das peças e consequentemente a sua legitimidade, mas acredito que aqui a profundidade dada a esse trabalho de investigação será bem maior, já que o tipo de informação que o personagem pretende descobrir vai bem além do ser real ou não – aguardemos para ver como isso se desenvolve.

Seigi é um jovem simples que cresceu ensinado pela família a ser alguém decente e que se importa em ajudar o próximo, já Richard se apresenta como um homem elegante, enigmático e culto, cujo conhecimento e habilidade na análise de jóias é invejável – aqui temos uma união impensada e que aconteceu.

A dupla se conhece por um acaso, quando o loiro é atacado na rua e esse primeiro instante já reforça um elemento que fez parte desse primeiro episódio e que penso também ser um tema principal da obra como um todo, o destino.

Me surpreendeu a série de coincidências que se seguiram do encontro até a resolução do problema que envolvia a jóia que pertencia a avó do rapaz. O pedido de avaliação repentino a um estranho foi um bom exemplo pela falta de nexo na situação que inclusive é apontada pelo joalheiro.

Outra conveniência também está na forma como o Richard parece extremamente bem informado e preciso sobre as coisas, mas no fim acabei aproveitando mais o momento como um todo e relevei esses detalhes.

Logo de cara gosto das diferenças entre eles porque o Seigi é aquele típico herói bom e inocente, enquanto Richard usa de sua experiência e sagacidade para ler minuciosamente as situações e pessoas ao seu redor, o que para o crescimento pessoal do rapaz será muito importante vide a sua falta de malícia.

A história abordada em si foi legal e espero que as próximas sejam tão boas quanto ela. O mistério do anel e suas duas “donas” foi tocante e interessante, trazendo uma lição curiosa sobre os acasos e voltas da vida. A avó do protagonista foi uma batedora de carteiras que assim se fez por não conseguir oportunidades, mas um dia sua própria necessidade lhe traiu e puniu.

Fiquei triste por ver que a coitada morreu sem obter o perdão que desejava – que eu acredito incluir também o de sua filha -, principalmente porque ela praticou um mal que acabou vindo para bem, ainda que seu ato não fosse o correto.

A senhora Miyashita teve muitos problemas com a família no processo, mas a sua infelicidade foi roubada, e graças a isso ela recebeu a chance de ser feliz. Por outro lado a avó, mesmo com um desejo digno de proteger os seus, sofreu o verdadeiro revés, então quem de fato saiu mais prejudicada em toda essa história?

A resposta é óbvia e o reconhecimento disso é que a senhora não guarda rancor algum, pelo contrário, agradece a oportunidade que o destino lhe deu através da outra.

Aqui também entra o conceito da justiça, pois o protagonista sempre acreditou que fazer o melhor é o correto – e de fato é assim -, mas será que toda justiça se resume somente a isso? Que outros caminhos existem? O significado da padparadscha esclarece a mente do Seigi para que ele possa seguir adiante com suas convicções e a alma de sua avó limpa.

Ao fim dessa mini aventura Richard o contrata para ajudá-lo, e é agora que os trabalhos e descobertas realmente irão começar.

Num resumo geral, destaco o bom trabalho feito nessa estreia, onde toda a parte técnica está ótima, a história prende, tem uma elegância única e os seus personagens despertam o interesse, se mostrando carismáticos dentro de suas particularidades – apareceram uns outros secundários rapidamente, mas esses devem ganhar espaço mais a frente.

A atmosfera do anime é bem calma quase parada, mas confesso que em momento algum me senti entediado, ao contrário, fiquei completamente concentrado no que estava vendo e me conectando as cenas.

Penso que para quem curte um dinamismo maior, mesmo em uma obra de mistério, Housekishou Richard-shi no Nazo Kantei ficará devendo, mas para quem desfruta dessa abordagem mais madura e delicada que a obra propõe, aqui está um prato cheio.

Realmente estou muito ansioso para ver as ideias que trarão e esse primeiro episódio já deu um up nas minhas expectativas, que venha o próximo!

Comentários