Aqui estou eu a vir falar de Pokémon. Isso mesmo, arquétipos de Pokémon. Mas vim falar do novo (quando eu escrevi esse post ele era novo, mas por problemas de meu pc pifou o post foi adiado) episódio de Pokémon S&M. Se você não sabe desse novo episódio, um Pokémon morre. “NUOSSA, um pokémon morre”, você deve estar assim. Pois é, os meus também morrem, principalmente no joguinho. Enfim, não vim falar disso e como isso vai afetar os seus próximos dias, mas sim de como que vou colocar arquétipos nisso.

Nesse episódio temos Litten, um pokémon “selvagem”, que está aprendendo uma nova técnica com outro pokémon, o Stoutland. Ash e seus pokémons encontram Litten treinando, até aí tudo bem. Porém, a diferença é que Stoutland era velho e provavelmente estava perto do seu fim. Um dia, Litten pede ajuda do Ash pra levar o Stoutland ao centro pokémon porque ele não estava se sentindo bem, a enfermeira Joy confirma que ele estava perto do fim, aí o resto do episódio é deprimente, e mostra como o Litten se sentia em relação a essa situação. No fim, ele percebe que Stoutland faleceu e decide se juntar ao Ash.

Stoutland s/2

Eu achei que pokémon não seria o primeiro anime que eu falaria aqui em termos de arquétipos. Enfim, pode ser sacanagem, mas não é. Esse episódio todo usou um arquétipo muito comum, “A Enchente”. Como? Bom, no momento em que o Stoutland morre, não vimos ele falecendo. Em troca vimos Litten sonhando que estava correndo em direção a ele, porém, quando se aproxima, ele some. A partir desse momento várias coisas simbólicas acontecem, como o sofá em que Stoutland sempre sentava quebra, todas as folhas da árvore caem, começa a chover, e etc… Mas a principal parte é quando Litten começa a entrar em pânico e começa a chorar na frente da árvore, que simbolicamente começa a chover. Nessa cena a chuva representa A Enchente. Se você não se lembra o que isso significa, é quando a morte é representada com “água”, em outras palavras, Deus usou a água para limpar todo o mal presente. Não falando que o Stoutland é uma ameaça, eu só falei qual o significado do arquétipo. Nessa cena, a chuva significa que ela está limpando os sentimentos negativos das pessoas envolvidas e você percebe que isso acontece quando a chuva acaba. Perto do arco-íris dá pra ver que as nuvens têm a forma dele. Logo após, Litten se anima e usa isso como motivação pra seguir em frente. Enfim, eu não esperava que Pokémon seria o primeiro anime que eu falaria sobre esse assunto. Deve ser porque é um anime infantil, e sabe né, A Enchente é um tema meio pesado. Mas o jeito que eles decidiram aproximar o arquétipo foi como se seu animal de estimação morresse. Fora que eu pessoalmente achei que esse episódio era o episódio perfeito pra introduzir isso.

Não morre cachorrinho s/2

 

Esse episódio acertou bem no kokoro, e pegou bem nos meus feels

 Ah sim, queria mencionar que a quantidade de simbolismo nesse episódio foi bem bacana também, como o sofá e as folhas representando a vida do Stoutland. Mas infelizmente, eu acho que faltou tempo pra esse episódio solidificar essas coisas. Digo, fizeram o mínimo pra fazer vocês entenderem que a folha e o sofá têm um significado, mas não foram tão profundos assim ao ponto de explorá-los. 

É noiz e esperem o próximo post.

Comentários