Outro ótimo episódio de “Recepção da dupla Harukana”! Nele teve mais jogo, um pouco de drama e as lembranças de um passado de alguém que ainda quer ter um futuro no vôlei de praia. Hanebado! pode estar muito bom e ter uma animação acima da média, mas Harukana não está fazendo feio em comparação, ainda que com condições mais modestas. Por isso, indico que você, caro(a) leitor(a), dê uma chance ao anime esperando sempre mais dele, já que a sua consistência nos permite fazer isso!

É esse tipo de expressão que eu quero ver antes de uma partida!

Depois de um início mais voltado para a comédia e a apresentação da simpática dupla de irmãs que também joga vôlei de praia, o anime não perde tempo e vai direto para mais um jogo-treino. Dessa vez a dupla que está do outro lado é formada por Emily e Claire, o que juntando dá Éclair, enquanto a dupla formada por Haruka e Kanata não poderia ter outro nome senão o título do anime, né. Achei legal esse lance de juntar os nomes das jogadoras para nomear a dupla, mas não lembro de ter visto isso antes em jogo nenhum. Sendo coisa do anime ou não, a partida começa agitada como deve ser!

Esse episódio foi lançado na semana seguinte a uma sexta-feira 13. Coincidência? Creio que sim… 😂

De um lado temos uma dupla que joga junta há mais tempo, do outro uma dupla recém-formada e ainda não “oficializada”. A soberania da Éclair era certa, mas os contornos que a partida foi tomando foram bastante interessantes, porque serviram para retornar ao drama da Kanata sem atrapalhar a partida em si enquanto um momento de simples entretenimento para o público. A “deixadinha” foi algo que tenho certeza que faz parte do vôlei, mas confesso que não conhecia por esse nome e nem tinha visto uma boa explicação sobre o movimento, o qual, inclusive, facilitou a demonstração dos estilos de jogo, da forma de encarar o vôlei de praia, das duas protagonistas ao longo dessa partida.

Achei elas bem divertidas, e gostei delas serem opostas uma à outra.

A Kanata não queria usar a deixadinha, porque acreditava que aquilo ali não era o “vôlei dela”, mas a Haruka queria vencer, pontuar, e para isso não importava o movimento, mas sim pôr a bola no chão da área adversária. A simplicidade da Haruka pode parecer tolice, mas na verdade está sempre se mostrando a melhor forma de dar um safanão na Kanata, o jeito mais efetivo de fazê-la encarar o vôlei de maneira mais objetiva. É com esse raciocínio simples, e também motivada pela intensidade promovida pela atenciosa Emily, que ela consegue usar a deixadinha, o que não a garante a vitória, e sequer o ponto disputado, mas a dá mais confiança para jogar sem tantos “traumas” atrelados a isso.

A segunda metade do episódio nos revela – através das palavras da própria Kanata – o passado que o telespectador do anime queria e precisava saber. Como a Kanata começou a jogar vôlei de praia e em que momento seu caminho se cruzou com o da Narumi, fazendo das duas Kanaru, Karumi ou Naruta?

Como diria a Hana de Hug tto! Precure: Força! Força! Kanata-chan!

Não sei qual nome elas deram, se deram um, para a dupla, mas agora eu sei que a Narumi começou a jogar por causa da amiga, o que não deve ter sido só o pilar que sustentava a amizade das duas, mas também o que sempre a faz lembrar da Kanata. A diferença é que, ainda assim, a Narumi quis continuar no esporte, ela seguiu em frente mesmo com a frustração que sentia por não ter sido capaz de ajudar aquela que o introduziu a ele. Enquanto a Kanata desistiu, fugiu por temer o fracasso devido as suas condições físicas. No processo ambas se machucaram, por isso a atitude da Narumi foi tão avessa quando viu que sua “ex” estava com um novo “caso”, por isso a Kanata tem dificuldade de jogar vôlei dando tudo de si na areia. É a Haruka quem está, pouco a pouco, mudando isso na Kanata, tanto que, o que faltava para selar esse casal de namoradas senão um pedido de compromisso sério?

Vocês assistiram essa novela, “Lolis de Areia”?

A analogia com um casal de namoradas se encaixa muito bem com o que é a relação de uma dupla de vôlei de praia. Não é por acaso que uma pede a outra para firmar uma parceria de modo oficial, não só para entrar em torneios e explorar o lado competitivo da prática esportiva, mas também para fincar essa relação, para solidificar esse vínculo que está se estreitando entre as duas graças ao vôlei.

Sei que é de repente, mas vamos selar essa linda amizade? ❤

Fiquei realmente feliz após assistir a esse episódio, principalmente por causa do seu excelente final, é verdade, mas não posso me esquecer de que os méritos começaram desde o instante no qual apertei o play do vídeo. Por que afirmo isso? Porque a direção soube dosar muito bem quando gastar tempo com situações cômicas e quando gastar também com trechos mais sérios, tudo sem misturar demais o que queriam passar em tela, sem deixar o drama deter uma proporção maior do que deveria, o que poderia atrapalhar o divertimento proporcionado pelo jogo ou pelos trechos descontraídos fora dele.

Esse avô delas é um baita pescador, né, não é à toa que tem duas sereias em casa… 😄

O anime continua muito bom e tem tudo para se tornar ainda melhor de acordo com a evolução da Haruka enquanto esportista e da retomada de confiança da Kanata como alguém que está voltando ao esporte. Como comentei anteriormente, o trauma dela ainda não foi completamente superado, é quase certo que ele voltará a atormentá-la em alguma partida vindoura, mas momentos como esse são essenciais para que ela supere seus problemas completamente no futuro. Além disso, é preciso que ela tenha uma conversa franca com a Narumi e que as duas consigam lavar seus “biquínis sujos”.

Até o próximo episódio de um dos melhores animes da temporada. Fiquem com este belo fanservice!

Harukanaservice

Comentários