Não sei se alguém percebeu, mas no anime foram mostradas três datas: 1968, 1971 e 1985. Esses anos são a representação das datas das três primeiras temporadas de Gegege no Kitarou. E todas elas mostram a vida de youkais dentro de um apartamento que existe até hoje no anime. Comecei com este fato porque achei super importante para o desenvolvimento da história, e se alguém não achou, bem… Acontece. 🙂

Mas não vamos nos focar apenas nas datas e nas festanças que o Nezumi Otoko estava tendo durante todas elas, não é mesmo(o Homem Rato, pelo visto, foi falastrão esses anos todos, mas vamos pular esse fato porque este é um dos poucos episódios que ele aparece fazendo algumas maluquices por aí e sabemos do desenrolar)?

A história da vez é sobre três youkais que não têm para onde ir e resolvem “assombrar” um antigo apartamento. Ele existe desde 1958, e Kitarou e sua turma costuma fazer algumas visitas desde então. Claro que, no início, o casal que era dono do estabelecimento não sabia da existência das três criaturas, muito menos do porquê elas estavam lá, mas o alvoroço por causa deles não demorou para acontecer. Cada evento mostrado a cada ano foi mudando. Em 1971, já existia um acordo entre os três youkais e os humanos: todos poderiam ficar ali, desde que não aparecessem e assustassem qualquer outro indivíduo que viesse morar ali. Não é à toa que o preço é tão barato, assim como alguns moradores acabaram falando. O mesmo fato aconteceu no anime Youkai Apartment, pois era um local assombrado e por isso tinha um baixo aluguel, além de ninguém querer morar ali por conta desse fato.

Já em 1985, alguns agiotas queriam desmantelar o apartamento. Claro que ninguém queria perder os seus lares. Os donos do local já estavam idosos e tinham uma filha para cuidar. Além do mais, para onde os youkais iriam? Ainda assim teria a Floresta GeGeGe como alternativa, porém todos já estavam acostumados com aquele lugar. O caminho que todos encontraram foi assustar todo mundo que viesse a atrapalhar a paz.

E, por causa daquela carta mandada para o Correio Youkai em 1958, Kitarou ainda está ciente do que acontece no apartamento. Além disso, a Nekomusume está super diferente, ahahaha.

Mas o plano não terminou por aí já que, neste ano de 2018, o filho do mesmo agiota de antes foi pegar a escritura e as chaves do apartamento. A mesma alternativa assustadora foi utilizada, e atualmente o apartamento, ao invés de ser utilizado por humanos, serve como moradia para youkais que não têm onde ficar, e a neta daquele primeiro casal, a qual tinha medo das criaturas, hoje vive em paz com todos. Acredito que a lição deste episódio é: trate as pessoas como elas merecem, pois isso será recompensado no futuro.

 


 

Os youkais que apareceram neste episódio:

Akaname:

É um youkai que aparece à noite, em banheiros sujos. Ele é atraído pelo lodo que é deixado, já que gosta de lambê-lo. Apesar de ser algo desagradável, para ele acaba sendo uma vantagem. Por isso existem lendas de que é sempre bom manter os banheiros limpos.

Karakasa:

Também conhecido como Kasa-Bake, o qual fica aparecendo diversas vezes na abertura do anime e também no primeiro encerramento. Fez uma pequena aparição no sétimo episódio. Ele é um youkai bem conhecido, possuindo forma de guarda-chuva, um olho gigante, possui dois braços humanos e se apoia em uma perna também humana, além de calçar um geta assim como o Kitarou(apesar de que, no anime, mostrou-o descalço).

Rokurokubi:

O seu nome significa Mulher de Pescoço Longo, e que possui essa condição por conta de uma maldição. Isso acontece por quebra de conceitos budistas, karmas ou então por causa de uma manifestação sobrenatural dos desejos da pessoa. Para mais fatos divertidos sobre este youkai, clique aqui.

Tofu-Kozou:

Olha, este é um youkai que aparece sentado à mesa junto à bisneta dos donos do apartamento. O nome dele é, literalmente, o Menino Tofu, porque ele vive andando com um tofu para lá e para cá. Ele também costuma ter um chapéu de bambu ou uma guarda-chuva (Kasa) na cabeça, além de usar uma roupa podendo ter estampas variadas. Para saber mais sobre suas origens, mas em inglês, clique aqui.

Nesta versão, ele aparece sem o chapéu.

 


 

Muito obrigada por acompanhar este artigo até o final. Nos vemos no próximo! o/

  1. Olha, estou surpresa pela curiosidade sobre os anos revelados do episódio, mostrando que sim, dá pra ter algumas referências das produções anteriores do Kitarou; as mais comuns são parte dos episódios terem tido mais de uma versão antes desta. Sobre o Nezumi Otoko, tava vendo uns episódios de “Detective Conan” e tem um policial de Gunma que é feito pelo mesmo dublador, o visual do rosto de ambos os personagens se parece, um pouco, mas, parecem.

    Sobre o episódio, me lembrei de “Kyoukai no Rinne” por causa da residência do protagonista e achei uma graça ver youkais bonzinhos, pra variar e sua amizade com a bisneta dos proprietários; da Neko Musume com roupas diferentes, dá pra dizer que tava seguindo a moda da época, aliás, o visual atual dela é bem mais velha que as anteriores, onde é mais uma garotinha. Curtindo o anime e suas análises, até mais!!!

Comentários