Primeiramente gostaria de dizer que resolvi esperar até o último episódio passar porque o 12 e o 13 falam sobre a mesma coisa: o Choque Hemorrágico que o humano x sofreu. Segundo, eu não sou muito criativa com nomes, então humano x meio que veio a calhar porque, mesmo sendo um homem ou uma mulher, ambos possuem o cromossomo x (Homem é xy e Mulher é xx, assim como explica a nossa Biologia).

Terceiro, gostaria de agradecer a todos que leram os artigos que fiz sobre este anime, pois tirando Amaama to Inazuma, que eu cortava partes do episódio que tinham a receita e colocava legenda em todas as imagens, mostrando uma espécie de “passo a passo”, este eu tive que fazer uma pesquisa ferrenha em todos os episódios para que ninguém ficasse pelo menos “meio perdido” sobre alguns termos. O anime explica o que acontece, mas nada do que estudar e ler artigos para entender ainda mais, já que em 23 minutos não dá para absorver o que aprenderíamos em 50 minutos.

Apesar de ser mais um ensaio que resenhas episódio a episódio sobre “Células ao Trabalho”, espero que tenham curtido. Eu gostei muito do anime porque ele tenta ser o mais minucioso possível, explicando sobre diversas células e o que acontece no corpo humano todos os dias (inclusive o ataque a patógenos, porque se o Sistema Imunológico não funcionasse corretamente, seríamos vítimas dele dia após dia).

Parece que a Glóbulo Vermelho AE-3803 consegue se virar sozinha agora, não é mesmo? Mas “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”, e não é à toa que ela agora tem quem ensinar a se andar pelo corpo humano (por mais que ainda se perca). E ainda por cima, parece que a nova Glóbulo Vermelho estudou bastante antes de poder migrar para a corrente sanguínea, pois tudo o que a AE-3803 falava, ela respondia seriamente e com informações certeiras.

Mas por uma coisa ninguém esperava: uma “explosão” fez com que ocorresse uma hemorragia, e a quantidade de hemoglobinas e, portanto, de oxigênio foram diminuindo pouco a pouco. Como foi mostrado anteriormente, a regulação sanguínea é super importante para manter o organismo funcionando, trocando o dióxido de carbono por oxigênio e, assim, permitindo com que as células sobrevivam.

Esta é a “explosão” que causou todo o problema. Nisso, o dono do corpo perdeu uma quantidade enorme de sangue, causando o choque hemorrágico.

O choque não permitiu um aporte adequado de oxigênio às células durante um bom tempo. Este caso médico é definido como período de má perfusão tecidual, e percebemos isso à medida que os episódios vão passando. Cada vez mais uma cratera é aberta, e a dificuldade de sobreviver ali é enorme, mesmo que as plaquetas se esforçassem para fechar todos os buracos. Na fase do choque hemorrágico, que vem após a do choque hipovolêmico hemorrágico.

A diminuição de oxigênio se chama hipóxia. Como apareceu no anime, o cérebro foi um dos órgãos que mais sofreu com essa perda de circulação sanguínea e oxigênio devido à hemorragia. Nesse caso, há o aumento dos batimentos cardíacos para tentar fazer com que essa quantidade seja suprida, e acontece o processo de cianose. Por conta dessa diminuição, também ocorre a hipotermia, que é a redução da temperatura corporal para abaixo do normal (não é à toa que dentro do corpo do humano x estava nevando e ventando tanto).

Em condições difíceis, persistimos até o fim!

A saída para o caso da falta de oxigênio para as células terminar foi a transfusão sanguínea, que é a transferência do sangue total ou apenas alguns componentes dele, como plaquetas ou Glóbulos Vermelhos. No caso foram passados apenas os Glóbulos Vermelhos, tornando o corpo do humano x uma zona generalizada, onde ninguém conhece ninguém, mas como foi passado de corpo a corpo, todos sabem o que têm que fazer para o tudo voltar a funcionar.

A luz no fim do túnel!

Acredito que Hataraku Saibou fechou com chave de ouro, porque agora sabemos que o nosso corpo é incrível, e principalmente o do humano x, que sobreviver ao vírus influenza, a uma intoxicação alimentarà fase inicial de um câncera uma insolação e agora a um choque hemorrágico.

Muito obrigada a quem leu este artigo até o final. Até o próximo!

  1. Tamao -Chan muito obrigado pelos artigos e pelas informações que vc passou neles,é muito bom saber que eu conseguir aprender muito sobre o funcionamento das células do meu corpo com um anime que eu só queria me distrair e relaxar a cabeça,fico feliz de as informações que ele passou serem corretas e me alertou para o meu descaso com a minha saúde,infelizmente dou muito trabalho para o Glóbulo Branco é as Braquetinhas,rsrsrsrs,é Parabéns tbm para os artigos do Anime Amaama to Inazuma morri de vontade de fazer todas receitas pena que cozinho muito mal,no aguardo do próximo anime que vc vai comentar,Bjão e fica com Deus

    • Olá, Thiago!
      Sim, este anime foi muito interessante, e pesquisar sobre ele foi melhor ainda. Eu fiz curso de Biomedicina, então meio que também auxiliou nos meus estudos.
      Eu nunca fiz nenhuma receita de Amaama to Inazuma, apesar de ter colocado todas as receitas nos artigos. Mas quem sabe um dia eu não faço? Mesmo que você ache que cozinha mal, deveria tentar!
      Muito obrigada pelo comentário.

  2. Oláááá Peeeoooopppleesss!!! E se vai mais um anime que deixou saudade (será que vão fazer anime do HS Black? Só a parte da ere…cof cof…foi a cena mais engraçada desde Woody Allen em “Tudo o que vc queria saber sobre sexo, mas tinha medo de perguntar”)….
    Bem sobre HS esses dois ultimos eps foram tensos (e o bom é que tem ainda mais no mangá, o final dele foi épico digno de uma batalha de Magneto e Dr. Xavier e advinha contra quem…) um anime que era “engraçadinho” ficou pesado no clima, mas foi muito bom…
    E só para constar HS tá conquistando a classe médica! Tem um You tubber Britanico que é médico (Dr Hope’s Sick Notes) que tá fazendo react de ep a ep também (mas claro que preferimos a original Fessora Tamao que foi soberba na explicação). Sorry Doctor but Tamao RULES FIRST!!!
    No mais é isso, foi surpreendente a adesão a esse anime devido a capacidade didatica e como gerar nas pessoas o interesse nessa “grande maquina silenciosa” chamada ser humano, pq afinal nós estamos aqui falando um com outro graças ao trabalho de 37,2 trilhões de celulas que formam vc.
    Um abraço e com certeza nos vemos na proxima!!!

Comentários