Depois de ficar reclamando do anime durante boa parte da temporada, o último episódio de Endro~! entregou exatamente o que esperava (de maneira positiva). Ele voltou a ter a mesma qualidade e potencial que vi no primeiro episódio e que me fizeram escolhê-lo para comentar semanalmente aqui no blog. No fim, me diverti e me emocionei. O anime não poderia ter mantido esse nível durante os 12 episódios?

O gancho do penúltimo episódio de Endro~! foi perfeito para um final que prometia dar uma balançada no clima blasé que estava sendo apresentado. Herói e Lorde Demônio existem para cumprir seus destinos de se enfrentarem repetidas vezes, mas chega um momento em que os dois acabam criando uma relação de professor e aluno. Como lidar com isso?

Meu mundo caiu.

Além da ideia ser muito boa, outra coisa que funcionou bastante foi a construção dessa amizade entre Yulia e Mao. Por mais que o anime seja descompromissado, a relação entre suas personagens foi feita de maneira natural, de forma que seria inevitável o drama no momento em que as duas precisassem se enfrentar. Tenho certeza que você também pensou: “Imagina quando ela descobrir a verdade…”. Esse dia chegou e tivemos, além dessa questão, um verdadeiro xeque-mate, como Fai apontou.

Durante todos esses anos, os heróis desgastaram o poder do Lorde Demônio, de forma que, se fosse derrotado, seria para sempre. Porém, se elas não lutassem, o poder de Mao ficaria ainda mais forte até que ela destruisse a Ilha de Narau. Tá aí um ótimo problema para uma Heroína resolver.

Por que ela mandou uma carta se estava acampando na frente do castelo?

E falando na nossa protagonista, para uma personagem avoada como Yulia, foi ótimo vê-la tendo que resolver problemas de verdade, sem fugir deles. Ela, que sempre quis ser uma heroína, agora hesitava em cumprir seu destino e concluir seu propósito no mundo. Chegou a ponto de se perguntar porque quis ser uma Heroína, o que nos levou a uma piada e não uma verdadeira resposta.

Infelizmente, quem não teve muito o que fazer nesse episódio foram as garotas do grupo da Heroína. Além de fazerem comentários óbvios e repetirem observações sobre os eventos, um dos poucos momentos que Fai, Mei e Seira tiveram foi quando contaram porque escolheram suas profissões. Mas até a resposta delas foi decepcionante, incluindo a da Heroína.

Narau merece uma heroína melhor

Por outro lado, se tem uma personagem que me surpreendeu nesse anime foi MaiGo, a melhor Maid Golem que já conheci. Desde o penúltimo episódio notamos como ela estava fazendo essa transição de uma empregada sem emoções, para alguém essencial para a trama devido a sua relação com Mao. Foi muito bonito notar sutilezas em suas expressões faciais que mostravam o quanto ela estava consciente de seus atos e fazia sua parte para proteger o Lorde Demônio.

Em três episódios foi melhor que muita personagem por aí

A melhor cena do episódio foi o “confronto” entre Yulia e Mao, que na verdade não chegou a acontecer e estava mais para uma conversa. Mesmo assim, esse foi o momento mais emocionante do anime, graças à interpretação da dubladora Misaki Kuno, que convenceu muito bem em expressar o medo pela solidão eterna que um Lorde Demônio sente. É algo que nunca paramos pra pensar e valeu a pena ser mostrado de outro ponto de vista.

Obs: a Mao-sensei fica muito fofa com essa roupa de Lorde Demônio

A resolução do conflito foi resolvida de forma um tanto quanto peculiar e simplificada, mas, sinceramente, nada que não esperava de Endro~! Quando achei que o anime conseguiria terminar costurando todas as pontas soltas, eles me vêm com um Deus Ex Machina desses com Chibi-chan.

Que cara de pau

É difícil dizer se o saldo de Endro~! é positivo ou não. É um anime que esperava entregar uma trama que fugisse do senso comum, mas no fim ficou no meio termo. Tivemos altos e baixos, mais baixos do que altos, só que no fim fiquei muito satisfeito com o resultado. Agora sabemos o que acontece depois dos créditos finais.

Comentários