Bom dia!

A segunda temporada de Kemono Friends, depois do sucesso avassalador absolutamente inesperado de janeiro de 2017, estava escrita nas estrelas. Iria acontecer.

Controvérsias que talvez nunca serão suficientemente esclarecidas derrubaram a equipe que produziu aquela joia rara, e com isso a segunda temporada buscou a quadratura do círculo: ser Kemono Friends ao mesmo tempo em que fugia do original. Imitar e ao mesmo tempo ser independente.

Com uma produção técnica indiscutivelmente melhor e tendo mantido o mínimo do mínimo daquele Kemono Friends que pegou todo mundo de surpresa, Kemono Friends 2 é um anime gostoso de assistir, mas nem sequer sonha em estar no mesmo nível de seu predecessor.

 

Serval e Caracal fazem uma piada ao mesmo tempo sem graça e que só faz sentido para quem viu a primeira temporada

 

Se eu me restringisse a comparar as duas temporadas nesse artigo não sobraria pedra sobre pedra da segunda temporada.

Kemono Friends, o original, coloca uma humana em um parque de animais antropomórficos. Ela não sabe que é humana, e nem eles – apenas a audiência sabe. E assim Kaban e Serval partem em uma jornada primeiro para descobrir o que ela é, e depois para descobrir onde estão os humanos. Ao mesmo tempo, o espectador nota sinais sinistros no parque, como que a indicar que algo muito ruim aconteceu ali. Devagar, ao longo dos episódios, isso também é revelado.

Kemono Friends 2, a farsa, coloca outra humana nesse mesmo parque. Ela também não sabe que é humana, mas os animais que a encontram – Serval de novo, e Caracal – sabem. A chamam de Kyururu. Kyururu tem memórias vagas de sua “casa”, e a jornada então é para levá-la de volta. A única pista de que dispõem é o caderno de ilustrações da garota. O mesmo parque contém os mesmos sinais sinistros, mas o problema agora é outro. E, ao final do anime, ele não é resolvido.

Como humana que era, ainda que não soubesse disso, Kaban resolvia os problemas dos animais com quem cruzava usando o engenho típico humano. Ela ainda não sabia o que era e às vezes lamentava não possuir nenhuma habilidade especial, mas Serval garantia que ela tinha uma sim: era um “animal inteligente”.

Kyururu não é estúpida, por óbvio, mas não parece particularmente mais inteligente que os demais animais, que vez ou outra até se mostram bastante capazes de resolver problemas complexos. Em sua defesa, Kyururu resolve os problemas entre os animais de outra forma: apresenta-lhes jogos e brincadeiras. Pode não soar tão glorioso quanto “inteligência”, mas a capacidade de brincar e criar novas brincadeiras também é profundamente humana.

Em todo caso, Kemono Friends 2 é cronologicamente depois de Kemono Friends, e vários personagens, notavelmente Kaban e Serval, reaparecem. Kaban está alguns anos mais velha e madura, enquanto Serval não mudou nada, e nem parece se lembrar de nada – para tristeza de Kaban. Outros animais se lembram. Nunca é explicado porque Serval perdeu suas memórias.

Creio que isso faça sentido partindo do pressuposto de que esse anime é após, mas ao mesmo tempo é independente. Ele constrói em cima sem depender. Ele modifica sem explicar.

 

 

Em todo caso, todas essas mudanças fazem Kemono Friends 2 soar infantil. Para ser justo, Kemono Friends soa infantil também. O tipo de história infantil porque pode ser assistida e compreendida por crianças, mas não as trata como estúpidas e é agradável também para jovens e adultos. Kemono Friends 2, por outro lado, parece infantil mais do lado negativo da coisa.

E é claro que nenhum dos dois é tecnicamente infantil, no sentido de não serem produzidos para o público infantil em primeiro lugar. São animes que passam tarde da noite. Os jogos derivados também não são infantis. Mesmo assim, qualquer um deles poderia tranquilamente passar na TV Globinho, se essa ainda existisse.

O enredo do anime soa condenado desde o início: não parece haver um lugar onde humanos vivam nesse parque para começo de conversa. E quanto mais elas se aventuram, mais esse parece ser o caso. Quem assistiu a primeira temporada sabe que esse é o caso.

Até que em dado arco é descoberta, sim, uma vila na qual humanos viveram. Não tem mais nenhum lá. Kyururu não se lembra dali. Esse arco e a pobre Cachorra Doméstica que vive solitária nessa vila, a espera de algum humano que queira viver com ela, é um beco sem saída. Realmente não entendi o propósito dele – talvez seja só deprimir, mesmo. Talvez seja semente para uma próxima temporada. Haverá uma próxima?

 

 

A Serval continua sendo a personagem extrovertida e expansiva da primeira temporada, o que é sempre divertido de se ver. Para equilibrar um pouco (e para vender mais produtos licenciados), dessa vez ela vem acompanhada da Caracal, que embora seja uma felina muito parecida com ela é bem mais pé no chão. A dinâmica das duas emula o Tsukkomi e Boke do humor japonês, essencialmente “o cara sensato” e “o idiota”, formato que tem várias equivalências no humor ocidental também.

A única personagem que passa por um arco de desenvolvimento é a Kyururu. Ou deveria passar, eu acho? Bom, ela é quem queria achar sua casa. Serval e Caracal terminam mais ou menos como começaram, enquanto a humana precisa aceitar que talvez nunca vá encontrar sua “casa”, se é que um dia teve uma.

Mas a história de fundo, o mistério que ameaça o parque, e a história da protagonista não se relacionam de forma harmônica. Sequer possuem qualquer tipo de relação, até onde dá para saber pelo anime, e uma está sempre interrompendo a outra. No final, fica até difícil dizer sobre o quê é Kemono Friends 2.

É sobre Kyururu voltar para casa? Mas ela não volta. É sobre a ameaça dos ceruleanos ou das bestas? Mas nenhuma dessas é resolvida, apenas temporariamente evitada. O episódio final termina como que a dizer que é uma história sobre amizade e coisa e tal, mas não convence.

 

Kyururu salta uma fenda após a Pata-indiana, Caracal e Serval

 

Se o enredo é fraco, pelo menos a animação é competente. Não é nenhuma obra prima da arte japonesa, mas para o propósito do anime creio que não haja muito o que criticar. Sem sombra de dúvida é bonitinho, o que é um dos objetivo primário para animes desse gênero.

Apesar de todos seus pontos positivos, porém, há uma verdade que assombrava Kemono Friends 2 desde antes da estreia e que, infelizmente, o anime não conseguiu debelar: quem assistiu, só assistiu por causa da primeira temporada.

Ainda que Kemono Friends 2 cumpra minimamente o mínimo para viver por conta própria, ele sequer seria um anime tão assistido e conhecido não fosse a fama do anterior. E, infelizmente, ele não é bom o bastante para evitar essa impressão mesmo após o fim do último episódio.

 

Caracal e Kyururu, Kaban e Bufo-real (a "Assistente")

 

Comentários