Bom dia!

Aqui estamos nós (eu e Kondou-san) para mais um artigo desse anime.

O episódio desta semana de To Aru Majutsu no Index III, como um todo não foi bom, tanto isoladamente como episódio de desfecho da temporada. De todo o episódio 26, só dois momentos se podem realmente dizer que foram bons, o resto não deu para aproveitar, até no último episódio a tendência de apressar as coisas esteve presente, estragando e confirmando a má impressão que toda a terceira temporada de Index deixou.

Quem leu os artigos da terceira temporada de Index III a partir do do episódio 11, deve ter notado a constante crítica à parte técnica do anime, em especial na parte da animação e com este último episódio não será diferente. Chega a desanimar ver um anime de que se é fã, com uma animação abaixo da média na maioria das vezes, neste episódio 26 as asas de anjo do Ace em CG dos anos 2000 foi uma autêntica tristeza (CG que prova que o estúdio CG Staff, não está apto para animações dos dias de hoje).

Deixando de lado as críticas de praxe, o episódio 26 começou bem, com um reencontro emocionante e há muito esperado entre a Last Order e o Ace. Ver que a jornada difícil do Ace para salvar a Last Order acabou bem e ver toda a transformação do Ace ao longo da jornada, foi recompensador. A cena da despedida foi emocionante também, a transformação dos vetores negros do Ace em asas brancas de anjo, são a demonstração final do quanto o Ace mudou, desde dos seus tempos de obscuridade.

O desfecho da luta entre o Touma e o Fiamma já era o esperado, o Touma venceu o Fiamma com o seu golpe de marca, o famoso soco decisivo. O Fiamma nunca foi um vilão interessante, ainda assim, a crença dele nos seus ideais, por muito errados que estivessem é louvável. A atitude honrada do Touma de dispensar a última cápsula de fuga para salvar o Fiamma, só demonstra que o Touma é o que se pode chamar de herói idílico. O Touma poderia ter entrado em fúria e humilhar o Fiamma, poderia ter se vingado, mas não, ele foi justo para com o derrotado, são estas coisas que tornam o Touma um personagem interessante.

A tentativa de salvamento do Touma por parte da Misaka, foi bonito de se ver, não é de hoje que se sabe que a Misaka original nutre sentimentos pelo Touma. Foi meio triste ver que o Touma não aceitou a ajuda da Misaka, mas dá para compreender, o trabalho do Touma na Estrela de Belém ainda não tinha terminado. Nesta cena o estúdio poderia ter caprichado na animação, o caça onde a Misaka 10777 e a Misaka original estavam foi feito em um CG destoante (tal CG não combinou com o design 2D das personagens).

Passando a uma das melhores partes do episódio, a conversa entre o Touma e representação ilusória da Index vinda do dispositivo de controle foi muito boa. Faz tempo que se esperava que o Touma contasse a verdade sobre a sua perda de memória para a Index, e neste episódio isso aconteceu. É de elogiar o momento em que o Touma ia contar a verdade à Index, terem colocado o som ensurdecedor da deslocação da Estrela de Belém, serviu para dar um pouco mais de emoção. A resposta da Index a essa revelação do Touma foi muito bonita e até mais madura do que o esperado, parece que a Index sabe ser séria quando quer (a pequena despedida dos dois, foi muito bem feita também).

O esforço do Touma para destruir os flutuadores da Estrela de Belém e assim provocar um desvio da rota da mesma é algo de proporções épicas. Nesse momento, o Stiyl frisou que o Touma poderia ter usado o conhecimento da Index no momento em que conversou com a consciência dela para mudar a rota da Estrela de Belém, mas nunca que o Touma iria provocar sofrimento na Index (se a consciência da Index tivesse permanecido mais tempo, não se sabe os danos que poderia deixar no corpo original).

Foi no mínimo surpreendente que Touma tenha conseguido mudar a rota de colisão da Estrela de Belém e ainda usar a mesma como arma de arremesso contra a Misha Croitsef. Essa parte poderia ter sido mais elaborada, a luta em si foi anti-climática, ao ser terminada com mais um soco padrão do Touma (poderiam ter tornado a luta mais desafiante para o Touma, teria tido um resultado mais satisfatório para o espectador).

Chega a ser pesado, o quão o Hamazura, a Takitsubo e agora a Mugino, sentem a pressão da perseguição da Cidade Académica, ver o Hamazura desesperado à procura de uma moeda de troca para poder negociar com a Cidade académica, mostra bem os efeitos de tal pressão. O facto da Mugino se oferecer para oferecer o seu mapa de ADN como moeda de troca, mostra que a mesma mudou e muito. Vale relembrar que o Mapa de ADN dos éspers mais fortes da Cidade Académica são muito valiosos e podem ser usados para experiências moralmente dúbias (tal como fizeram com o Mapa de ADN da Misaka). A aparição de mais uma força especial da Cidade Académica já era esperado, mas nunca que a mesma tivesse como alvo prioritário a Takitsubo.

A Takitsubo nunca foi uma ésper fraca, ela é uma nível 4, mas quem diria que ela tivesse o potencial de ser a oitava ésper mais forte da cidade académica, com o extra do poder dela conseguir assimilar outros poderes ésper, ao ponto de caso de emergência ela possa ser uma segunda Cidade Académica num corpo humano. A ajuda dos aldeões que os Hamazura tanto lutou para salvar, prova que as boas acções podem compensar, eles foram fulcrais para salvar a vida do Hamazura e da Mugino e Takitsubo. O momento depois desse salvamento, foi muito bom para mostrar o lado mais sombrio do Hamazura, quando alguém coloca a vida da Takitsubo e dos restantes membros da ITEM, ele pode virar um demónio (que não olhará a meios de descobrir os planos do inimigo).

A parte do Ace capturado, meio que foi desnecessária e só serviu para ocupar tempo, tentar intimidar o Ace mesmo com este imobilizado é como mexer na caixa de Pandora, nunca acaba bem. Era de esperar que aqueles cientistas que pensavam estar na mó de cima, fossem ser eliminados (vale frisar a burrice de um dos cientistas ao ligar sem querer o eléctrodo do Ace, dispositivo que permite o poder do Ace fluir livremente).

Passando finalmente à melhor parte do episódio, a aparição da forma humana do Aleister Crowley foi muito boa e compensou a espera de duas temporadas e meia. A punição que o Aleister deu ao Fiamma, já era de se esperar, desde do principio que o Aleister sempre teve um interesse fora do comum pelo braço direito do Touma e aquilo que o Fiamma fez para o obter não poderia ter perdão. Isso e durante a conversa do Fiamma com o Aleister, o Fiamma disse que se tinha aproximado da verdade daquele mundo quando tentou obter o Imagine Breaker, isso abre ainda mais as portas das dúvidas sobre as reais intenções do Aleister.

O diálogo final do Aleister com o derrotado Fiamma, só confirma que o braço direito do Touma e o seu Imagine Breaker estão além da compreensão humana.

O desfecho do episódio poderia ter sido bem melhor, nele só teve de interessante a descoberta feita pela líder da Necessarius Laura Stuart que o Mago de Ouro Aleister está vivo e a descoberta do Fiamma por duas personagens que poderão ser importantes no futuro. Teve também aquela última cena onde a líder da Associação da Magia olha para o Touma, quase a deixar um gancho para uma possível quarta temporada (que pode acontecer, mas não tão cedo).

Foi uma honra, auxiliar o Flávio, o verdadeiro fã dessa franquia de anime, foi ele que me apresentou o vasto mundo de To Aru Majutsu no Index e seus respectivos spin off. Foi uma pena esta terceira temporada, não ter correspondido ao hype do Flávio e muito menos ao meu (Kondou.san). Nem com optimismo do Flávio deu para esconder o desapontamento do trabalho mal feito do estúdio J.C Staff na franquia que no passado tanto dinheiro lhe rendeu. Se um dia houver uma quarta temporada de To Aru Majutsu no Index, que o estúdio J.C staff respeite os fãs da franquia.

Comentários