Anjos, demônios, youkais e afins. Mayonaka teve uma estreia interessante com uma história sobrenatural e que mostrou a que veio de certa forma. Já sobre a obra em si, originalmente é um mangá publicado desde 2015 na revista Asuka (tem algumas obras da CLAMP mas no geral nada muito conhecido). O curioso é que não há quase nenhum registro sobre a obra e por isso, todas as informações que temos vem do anime, que está sendo produzido pelo estúdio LIDENFILMS e conta com os gêneros: mistério, fantasia, sobrenatural.

Nem tudo é o que parece…

Mayonaka “fala” sobre Miyako Arata, um jovem que entra para o departamento de relações comunitárias noturno. Não temos informações sobre sua origem, como ou porquê ele foi parar ali, apenas sabemos que ele foi designado para esse departamento. Claro, seria estranho que tivéssemos essas respostas mas com o passar do episódio começamos a entender um pouco o motivo. O que sabemos sobre ele possui poderes diferenciados que lhe permitem conversar com os youkais e afins.

A obra pareceu ter um ritmo episódico onde tivemos um problema a ser resolvido pelo protagonista para que pudéssemos entender mais sobre a proposta. Um caso simples onde uma pequena intervenção foi suficiente, que inclusive apelou para o clichê de um amor proibido pelas famílias dos envolvidos. Dessa vez, tínhamos uma anjo e um tengu que se amam, apesar da constante briga entre as tribos. Também apareceram outros seres como fadas por exemplo e assim, tivemos uma pequena base do que o anime irá nos trazer.

Sim, estou vendo

Já em relação aos personagens humanos, temos outros dois além do protagonista. Aparentemente eles serão os companheiros de Arata e com seus conhecimentos irão tentar guiar o protagonista enquanto ele conhece esse outro mundo. Eles pareceram ser simpáticos e já mostraram ser bem diferentes do protagonista, afinal, ele consegue conversar com os youkais e afins, coisa que seus veteranos não conseguem. E também tivemos um grande mistério sendo colocado logo de cara.

Quem nunca? pffff

Ao final do episódio temos um tengu conversando com Arata se referindo a ele como Abe no Seimei. Para quem não sabe, Abe no Seimei é uma figura importante no Japão e é muito usado em várias obras (Sousei no Onmyouji, Drifters e por aí vai). Ele praticava onmyodo, uma mistura de ocultismo e ciência natural e era uma figura importante para o imperador no período em que viveu. Enfim, esse ponto é importante para que possamos entender um pouco mais sobre o personagem.

No fim das contas foi uma estreia interessante que na medida do possível apresentou a história. Acredito que seja um anime sem grandes pretensões e com situações sendo resolvidas pacificamente, ou seja, sem muita ação e afins. Vale a pena dar uma conferida e vale destacar que os detalhes técnicos não fizeram feio, mesmo em cenas onde o 3D foi presente. Enfim, confesso que esperava um pouco mais sobre essa estreia e achei que veria a/0 fantasma que aparece na capa do anime. De qualquer forma irei continuar assistindo para ver o que irei receber. 

Comentários