Minna! Esper da yo! (All Esper dayo) é um filme live action muito divertido, bizarro e doido, fazendo jus ao que se espera de uma produção das terras nipônicas. O filme é baseado no mangá de mesmo nome e é apenas uma das versões live action produzidas a partir do mangá, tendo um dorama de 12 episódios (2013) e um especial no mesmo ano em que a versão filme live action que foi produzida (2015). É uma comédia com ficção científica cheia de seus fanservices bizarros e engraçados que compõem boa parte da comédia do longa.

Primeiramente vamos tratar da história. Kamogawa Yoshirou é um colegial qualquer. Toca uma aqui e ali, vê um pornôzinho acolá e obviamente tem garotas por quem se interessa. Porém ele tem um grande dilema consigo: achar a garota destinada para ele. Sim, Yoshirou realmente acredita que possui uma garota destinada para ele e ainda por cima possui fragmentos de memórias que aparentemente ainda não ocorreram sobre seu encontro predestinado com ela. E aí já começam as bizarrices.

Devo informar que Yoshirou já conheceu essa garota… quando estava no ventre de sua mãe. Isso mesmo que você leu, quando ele estava na barriga de sua mãe ele conversou com outra bebê e ambos fizeram uma promessa. Baseando-se nisso, ele segue sua vida tentando achar essa garota. Mas acontecem vários problemas em seu caminho e o filme trata de mostrar alguns deles. O primeiro é que Yoshiro vira um herói que na teoria vai salvar a terra dos vilões.

Sim, é clichê, porém para por aí pois a execução é completamente engraçada e interessante. Algumas pessoas na cidade ganharam poderes psíquicos e dentro desse grupo está Yoshiro, que recebeu esses poderes quando estava… polindo o foguete (vulgo tocando uma). Aliás, todas as pessoas que estavam tocando uma e eram virgens conseguiram ganhar esses poderes. E para ele estava ótimo pois seu poder é telepatia, ou seja, ela ouvia os pensamentos das pessoas e dependendo da pessoa conseguia conversar.

E um ponto interessante do filme é que nem todos os que ganharam poderes estavam felizes. Uma dessas pessoas é Hirano Miyuki, amiga de infância de Yoshiro e uma espécie delinquente. A forma como ela se veste e se porta já era motivo para as pessoas comentarem e no início os poderes dela lhe proporcionaram ouvir comentários completamente negativos e desnecessários sobre sua aparência e afins (vulgo: “nossa, ela parece uma vadia com essa roupa” ou pensamentos dos caras tendo interesse no corpo dela). E isso por si só é bem curioso pois mostrou um lado que geralmente não vemos, pois geralmente temos personagens aproveitando e não sofrendo de alguma forma com os poderes ganhos.

Enfim, Yoshiro continuará nessa busca enquanto procura ser um herói. Tudo isso ao lado dos outros psíquicos que juntos pretendem atingir um objetivo em comum. No caminho deles estarão seus desejos carnais e luxuriosos a flor da pele (além dos inimigos), algo bem presente no filme com várias calcinhas e sutiãs sendo mostrados para nossos heróis. E sinceramente eu não recomendo assistir esse filme se isso realmente te incomoda pois tais cenas são bem presentes no filme (apesar de não ter uma grande utilidade, seja ela boa ou ruim). Além disso vale destacar que apesar do filme ser bom e divertido, ele tem suas falhas.

Yoshiro representa minha reação durante boa parte do filme

Uma delas está no formato escolhido, falta tempo suficiente para desenvolver certos aspectos, muitos detalhes ficam vagos e a resolução final é extremamente broxante e sem grandes explicações. É como se uma batalha final de um filme acabasse e não houvessem cenas após isso para fechar o filme. Talvez esse erros não existam na versão tv, que inclusive possui algumas diferenças na história (em uma pequena parte do elenco também). Enfim, o ponto é que a história peca em momentos importantes e no fim, não nos dá uma resolução final de verdade. Fica para você imaginar esse tipo de coisa, além de alguns detalhes importantes que ficam sem explicação alguma. O filme te dá a base e uma execução interessante com reviravoltas mas no fim, a parte derradeira não faz jus ao resto.

No mais, é um filme que conta com algumas atrizes interessantes como a Mano Erina (Inoue da live action de Bleach) e a Ikeda Elaiza (presidente do conselho estudantil de Kakegurui) lembrando que ambas as atrizes são personagens principais do filme. Temos também algumas gravure idol (pesquise no google para saber mais) e até mesmo ex-integrantes do AKB48.

Comentários