Ataque dos Titãs 3 – ep 13 – O retorno colossal com coisas estranhas
Olá! Analisarei os episódios do 2° cour da 3° temporada de Ataque dos Titãs, ou Shingeki no Kyojin, como preferir. Esse arco contará com 10 episódios, sendo muito marcado por batalhas intensas e tendo alguns planos por parte da Tropa de Reconhecimento muito cruciais, além disso, quem leu o mangá sabe que haverão muitas mudanças a partir daqui.
Primeiro de tudo, acho válido analisar a opening. Os trechos a seguir contém possíveis acontecimentos, além disso, alguns não tem como entender, só geram dúvidas e confusão.
O primeiro é o mais simples de decifrar. Finalmente Eren e Reiner se reencontram, pela opening pode se perceber que o protagonista tá dando uma surra no oponente. Parece que novamente alguém vai apanhar.
O interessante deste aqui é o equipamento utilizado pelos três, algo que ainda não foi mostrado no anime. A arma parece se encaixar no pescoço dos titãs para depois explodir.
Aqui vemos o Armin com um certo titã “cobrindo” a cara, ele me lembra muito o Titã Colossal, mas pode não ser ele, já que os titãs da muralha também possuem os músculos expostos, como o da imagem acima.
Aqui vemos a caixa que o Kenny deu para o Levi. Como foi dito no arco passado, o conteúdo presente aí dentro será utilizado em caso de emergência, ou seja, ele poderá ser utilizado para algum soldado ferido.
Para mim, este é o mais spoiler da abertura. Esta temporada não só se resume na reconquista da muralha Maria, mas também no porão do Eren. É lá onde está toda a verdade desse mundo. Essa cena está presente a ending da 2° temporada, ou seja, ela pode ter relação com toda a origem dos titãs.
Aqui está muito difícil de compreender, mas o que mais chama atenção é aquela casa ou fábrica, não sei bem o que pode ser. Atrás da casa há mais uma coisa, também não é fácil dizer o que é, mas se parece com um zepelim. Isso é muito estranho, pois os seres humanos que vivem dentro das muralhas não têm tecnologia para criar um maquinário desse tipo.
Essa foto só me lembra uma coisa: o oceano. De fato, pode fazer muito sentido, pois o 1° episódio dessa temporada mostra uma cena do Eren em algum lugar que lembra o oceano – acredito que seja ele mesmo.
Enfim, vamos ao episódio. Ele começa mesmo com a tropa percorrendo o caminho até a muralha pela noite, além disso, na lua nova. A explicação disso é que alguns titãs ficam mais fracos pela noite. Isso é muito importante, já que assim o Reconhecimento pode evitar perdas antes de chegar ao destino. O que mais se presencia é a pressão que o Eren tem. Muitos já morreram por ter esperança que um dia o protagonista possa salvar a humanidade. Por ter diversas utilidades, o jovem acaba tendo muita importância nos objetivos. Ele sabe mais do que qualquer a responsabilidade que carrega nas costas.
O foco central do episódio é a execução do plano proposto pelo Reconhecimento. Como foi dito, ele se resume em fechar os buracos externo e interno de Shiganshina com o poder de enrijecer do Eren. Depois, matar todos os titãs presentes na localidade. O plano estava indo corretamente, mas os inimigos não deram algum sinal, pior, ninguém sabia da localização em que eles se encontravam.
A partir disso, mais uma vez Armin se faz presente e importante nas missões. Por sua capacidade de encontrar soluções para os diversos problemas que o Reconhecimento enfrentou, o soldado mais uma vez é exposto por Isayama. Nessa temporada, podemos perceber que tanto Erwin quanto Arlert irão ser importantes.
Pensar em inimigos por dentro da muralha é algo fora do comum, mas é normal em Ataque dos Titãs os diversos planos loucos que são apresentados, e mais uma vez é algo com sucesso. Reiner finalmente é descoberto. No fim, a humanidade que estava na frente nesta batalha acaba mais uma vez entrando em desvantagem. O time dos titãs sai na frente com a mirabolante estratégia de cerco.
O anime mais uma vez tenta fazer o ouvinte se arrepiar com as investidas dos titãs. O clímax do episódio é acompanhado pela nova versão da Ost que é tocada quando Reiner e Bertholdt destruíram as muralhas na 1° temporada. Já a 2° toca na transformação de Annie e Eren em titãs, ainda na primeira temporada. A temporada está cheia de novas versões de Osts das outras temporadas, afinal, o anime volta às origens. O 1° remix se inicia na transformação de Reiner após a investida de Levi, já o 2° é iniciado pela aparição do Titã Bestial e os vários outros. Nessa parte, há uma coisa interessante. Há um titã bastante estranho que está entre os outros. Veja:
Muita ação e muita história é prometida nesse arco. Quem vencerá? A humanidade? Os titãs? No fim, mais mortes estarão disponíveis no catálogo desastroso dessa temporada.