Whether It Rains or Shines Tomorrow é uma light novel de autoria de Madoka Harumi, ilustrações de Nacht e lançamento promovido pela Conyac, empresa de tradução colaborativa sediada no Japão, no mesmo molde de Alice’s Tale.

A história é um pequeno recorte da vida dos dois protagonistas, Itsuko e Miyano, adolescentes que são verdadeiros opostos, mas têm algo bem peculiar em comum. O livro é pequeno, tem só 93 páginas, e é um romance com uma boa dose de drama, faça chuva ou faça sol!

Itsuko tem alergia a raios UV e apresenta um quadro anêmico quando faz muito esforço, a estudante desmaia em uma aula de educação física e é levada à enfermaria por um colega de sala.

Você já deve ter visto essa premissa em alguns, ou vários, animes e mangás antes, não é mesmo? Mas quantas das protagonistas dessas obras têm um humor tão ácido e uma personalidade tão “arrojada” quanto a da protagonista dessa light novel?

Itsuko não é coitadinha e mostra isso já nas primeiras páginas quando começa a interagir com Takeshi Miyano, garoto que é seu total oposto, seja em personalidade ou em atitudes. O garoto se declara em momento propício à juventude, às vésperas de um festival de verão.

Eu não achei Miyano um personagem tão interessante, mas suas atitudes levam Itsuko a sair de sua zona de conforto, a se permitir ser um pouco uma garota normal, ainda que limitada pela doença, a qual a faz passar por diversas dificuldades no dia a dia.

Em um primeiro momento, a garota rejeita o avanço de um garoto tão diferente dela – popular, atlético e extrovertido –, mas que aos poucos vai a cativando. O mais bacana é que isso não ocorre de imediato e nesse sentido Itsuko age como uma garota normal que não quer ser incomodada. Uma confissão não a “cativa”, mas as ações do garoto.

Outro fator que dá uma agitada na trama é Mana, amiga de Itsuko da qual a garota se distanciou por um motivo que pode ter parecido bobo para o leitor que não compartilha dos mesmos problemas da protagonista, que não entende pelo que ela passa, mas tem muita coerência até pela amiga também ser um oposto a Itsuko.

Mana é atlética, alguém capaz de fazer tudo que Itsuko não faz, mas a garota não a toma por coitada, reconhece os esforços que Itsuko faz para encontrar o seu “lugar”, ainda que não consiga ter uma juventude como a dos outros jovens. E é devido a esse reconhecimento que em uma conversa até banal a amizade se desgasta e ocorre um afastamento.

Muito provavelmente você já passou pela adolescência, ou ainda está nela, e tenho certeza que já deve ter passado por situação parecida a das duas. Acho esse um desenrolar aceitável e gosto muito da reação de Miyano a isso, já que ele gosta da garota e presta atenção nela, faz sentido que perceba a situação e busque ajudá-la a se acertar com Mana.

Quem ama quer ver o ente querido bem e dadas as circunstâncias da mudança de Mana, aproveitar a situação para se aproximar e de quebra ajudar Itsuko foi o melhor que poderia ter sido feito por ele.

A obra possui uma escrita simples e dinâmica, mas toda a sua base é construída com consistência. Tirando uma ou outra descrição muito longa em um espaço muito curto de tempo, a estrutura da escrita permite que a leitura flua bem e isso é realçado nos clímaces que o livro possui.

O primeiro diz respeito às pazes feitas por Itsuko e Mana, amigas, ainda que não grandes amigas, que se respeitam e valorizam, trocando um presente antigo para simbolizar que mesmo distantes vão ficar um pouco juntas.

Já troquei presentes iguais assim com namorada, nunca com um(a) amigo(a), mas é o mesmo princípio, a vontade de fazer a pessoa não esquecer você e quem sabe fazer a troca quando estiverem próximas de novo. Um momento singelo que fecha bem uma trama auxiliar importante na breve narrativa dessa novel.

O segundo clímax de Itsuko e Miyano, o cumprimento da promessa feita pelos dois, é interessante devido ao plot twist, a revelação da semelhança entre eles – que é realçada e, na verdade, só é possível por suas diferenças – e o final em aberto com um tom que até considerei esperançoso, ainda que ao ler você possa tentar interpretar de outra forma – caso seja pessimista.

O problema é a forma como rola esse plot twist, com a ocorrência de um evento sobrenatural que só é explanado em poucas linhas e, apesar de algumas pistas terem sido dadas, parece uma virada brusca na direção em que seguia a trama.

Nem mesmo dá tempo da outra personagem se mostrar surpresa, porque o livro acaba pouco depois. Acho que esse foi o único elemento que não se encaixa bem com o resto.

Ademais, é um final em aberto belo e que dá a entender que, aconteça o que acontecer, não haverá chuva ou sol que impeça o florescimento do amor entre os dois. Por hoje é só, eu espero que você tenha gostado dessa indicação de leitura online e que dê uma chance ao e-book. Até a próxima!

Comentários