Na verdade, na época em que vi Fruits Basket pela primeira vez, eu nem me ligava muito sobre o quanto chocolates poderiam pesar no bolso das mulheres no Dia dos Namorados no Japão. Ele é celebrado todos os anos no dia 14 de fevereiro, e as mulheres são praticamente obrigadas a dar chocolates para os homens, tanto aos que gostam, quanto aos colegas de trabalho, ou até mesmo aos que sentem um afeto beirando à amizade, se sentir coragem, é claro.

Eu me esqueci de colocar algo sobre isso no artigo anterior, porém atualmente parece que vem se discutindo se esse tipo de atitude é realmente necessária, principalmente porque pesa no bolso. No anime, mesmo que a época em que ele se passa seja diferente da de hoje, ainda se discutiu um pouco sobre o quanto pode se gastar com formalidades capitalistas para não pesar no orçamento.

Claro que Tohru tinha as melhores das intenções ao fazer chocolates para todos os que mais estima, sem ao menos ganhar algo em troca, porém pesou tanto nas despesas escolares que sua professora conversou sobre isso com ela, e até mesmo o seu avô se ofereceu para pagar o que estava sendo cobrado, mas a menina é forte e estava tentando resolver isso sozinha.

Depois que souberam disso, Shigure, Yuki e Kyou acharam a situação um tanto quanto absurda, e o gato quase extravasou toda a sua raiva nela. Para quê gastar tanto com chocolate se tem que usar o seu dinheiro para poder se sustentar e não dar trabalho aos seus familiares? Seria ela uma idiota?

Sendo assim, Momiji lembrou de uma história que achou a cara da Tohru, que era sobre uma viajante que caía na conversa de todos, até que morreu por conta de uma atitude tão “banal” de ser gentil com todos. Claro que ser gentil nunca é demais, mas tem pessoas que utilizam disso como benefício próprio e não se sentem culpadas ao pisar nos outros para conseguirem o que quer.

O problema não é a pessoa ser gentil demais, e sim as pessoas se aproveitarem de seu ponto fraco para te passar para trás.

Yuki e Kyou nunca fariam isso com ela (já basta o Shigure fazendo), e após refletir um pouco sobre suas ações, o gato resolveu abrir mão do seu orgulho e ir a uma viagem a uma fonte termal, a qual Momiji havia convidado a Tohru e os dois meninos para ir. Além disso, foi uma excelente desculpa de presente para dar à menina de “White Day”, que é o dia em que os meninos dão algo de retribuição para as meninas que lhe deram chocolates.

Então, dependendo da coisa em que cada menino dá para uma menina de “White Day”, não pesa tanto no bolso. No caso do anime, por ser uma fonte termal da família Souma, onde a mãe do homem possuído pelo espírito do macaco mora, tanto Momiji quanto Kyou não gastaram um tostão sequer, quer dizer, apenas com passagem de ida e volta de ônibus.

As fantásticas termas da família Souma!

Quem gastou com presente ali foi Yuki, que comprou uma fita de cabelo para a Tohru. Claro, adolescentes não possuem muito dinheiro, e acredito que o rato e o gato sejam os menos afortunados, principalmente por morarem fora da área de restrição do Akito, mas acredito que a autora poderia fazer com que Yuki se esforçasse um pouco mais no presente. Porém foi bom para uma atuação barata do rato para que Tohru ficasse um pouco mais feliz.

Esta cena aconteceu logo após de Yuki dizer que não conseguia mostrar o seu verdadeiro sorriso nem mesmo na frente de seus pais. Para se ter ideia do quanto sofreu no passado.

Apesar de Tohru ter querido passar todo o tempo com sua mãe, e mesmo ela sabendo que não poderia trazê-la de volta, a protagonista se sentiu eternamente feliz e agradecida pelos momentos que passou com os meninos, e foi a partir desse dia que ela percebeu que seus dias ficariam mais agitados: Momiji e Haru vão estudar no mesmo colégio de Tohru, Yuki e Kyou.

Tohru não sabia, mas Momiji e Haru têm a mesma idade.

Muito obrigada por ler este artigo até o final, nos vemos no próximo! o/

Comentários