Toda a verdade estava guardada em um homem, e nada melhor do que essa verdade ser revelada junto com a história dele, começando naquele dia. Esse simples dia, no qual Grisha já estava atordoado com toda a ignorância e segregação, foi simbólico para a pequena esperança de Paradis. O plot do anime seria o pai do Eren ou os Titãs?

Se não fosse por Grisha, os Eldianos de Paradis já podiam dizer adeus ao mundo, mesmo com o fracasso da missão de Reiner e os outros. Muita coisa ainda é bem confusa, já que ainda falta poucos detalhes, mas é muito estranho parar e refletir sobre tudo isso. Vejam só, todas as pessoas que morreram foram vítimas de um povo da mesma etnia, que não têm consciência dos seus atos por terem sido castigados por pessoas que se dizem terem sido castigadas.

Nos foram apresentados dois pontos em ambos os grupos: Marley pregava a história de Ymir ser a “descendente” de demônios, ela foi a titã progenitora. Com sua morte, 9 titãs herdaram seu poder, e daí nasceu um longo período de dominação, destruindo a civilização de Marley. Com movimentos internos e forte pressão de Marley, Eldia caiu, sendo até hoje oprimida, com seus descendentes vivendo em campos de concentrações. Estes acontecimentos são mostrados no encerramento da 2° temporada, que na época gerou muitas teorias, além de ser bem macabra.

A outra vertente conta que Ymir veio como um anjo, semeando frutos e criando caminhos entre esse vasto mundo, tudo o que uma população queria ver de um superior. É a partir daqui que tudo começa, a história transforma os humanos, e disso ninguém escapa, mas a transformação gera uma mudança peculiar em cada um, ou seja, não somos homogêneos.

Desse modo, Marley se diz no direito de segregar Eldia, pois há uma dívida histórica que deve ser paga. Nesse caso, Attack on Titan não apresenta uma condição baseada em raça ou orientação sexual, mas sim em algo que não há certeza, não se sabe do passado, estamos falando da condição histórica, ou seja, ser orientado a viver sem poucos direitos numa civilização estamental por algo que é incerto.

A história muda os homens, e um deles é Grisha. Ele segue a vertente de Ymir sendo uma boa progenitora, assim como alguém que ergue a sua opção de seguir determinada ideologia, um exemplo são as formas da relação estado-nação. Claro que os outros que não participavam da tal restauração diziam que acreditavam no proposto por Marley – claro, eles não podiam falar abertamente isso –, mas os testamentos mexeram de alguma forma com os membros do movimento revolucionário.

Enfim, temos “dois Eldias” que se mostram bastante parecidas: ambas possuem pessoas que não querem mudar a história para não morrerem antes de chegarem na liberdade, mas também aqueles que dariam tudo para criar uma nova história. O desejo de mudar a história para criar algo em favor do que se segue é uma grande motivação entre os homens.

Com todas as falácias de Marley e os desejos da restauração, chegamos ao ponto crítico de todos estes acontecimentos: quem conseguir primeiro o poder do Titã original vence, e nessa quem vence é a restauração, mas foram muitos acontecimentos até isso. Presenciamos a morte de várias pessoas pela traição de Zeke, que é o próprio Bestial. Uma coisa interessante é que ele estava acompanhado com a sua família e mais um homem ao entregar seu próprio pai; até os óculos utilizado por ele é o mesmo que Zeke usa no momento atual.

Outra coisa interessante é que o lugar onde ocorreu as transformações titãs é o mesmo onde Ymir estava pouco antes de sofrer o mesmo. Ela basicamente foi glorificada por Eldianos, sendo que nunca entendeu o porquê se ter sido tão adorada por eles, então isso serviu como punição. Depois nós percebemos que os novos titãs são os mesmos que aparecem em alguns episódios. Como um de barba, que foi responsável por quase matar Eren no 4° episódio do anime, no qual o protagonista se transformou pela primeira vez em um titã.

Mas o principal revelado é o titã da Dina, responsável tanto pela morte da mãe de Eren – espero que não tenha sido por ciúmes –, quanto pelo cachaceiro gente boa.

Enfim, sabemos que Marley não liga tanto para suas histórias fantasiosas e não é só dívida histórica, essa civilização enfraqueceu Eldia, levando à ignorância. Há uma corrida armamentista, e Paradis é um bom local para servir como exploração de recursos, e mais do que isso, o Titã original está lá.

Mesmo Marley já tendo carros e Zeppelins, a civilização ainda busca um maior poderio, pois seus titãs logo não farão tanta diferença, enquanto isso, Paradis só consegue entender as coisas agora e parece que o resto da tropa de exploração encontrou algo pior que simples titãs. Novamente teremos humanos como inimigos, mas além disso, “Attack on Titan” pode fazer de uso armas de alta performance.

Foram muitas histórias, mas não podemos dizer que realmente são verdadeiras, mas por quê? O Coruja fala em seu diálogo com Grisha sobre o que realmente aconteceu, havia muitas dúvidas do Dr. Jaeger, e um dos esclarecimentos é bastante reflexivo:

 

 

“Não existe algo como “verdade” nesse mundo, a realidade é esta. Todos podem se tornar deuses ou demônios. Tudo o que é necessário é alguém que diga que isso é verdade. 1700 anos de limpeza étnica? Se isto fosse verdade, não teria mais um fio de cabelo Marleiano neste mundo. Nossa ancestral, Ymir, nos trouxe nada além de riqueza com o poder dos Titãs? Isto não soa como nenhum humano que eu já tenha ouvido falar.”

Seria muito estranho ainda haver Marleianos neste mundo, mas seria muito estranho Ymir só ter trazido coisas tão boas. 

O que resta agora é uma briga entre territórios e ideologias. Vence aquele que demonstrar com forças o que vale os seus ideais. É aquilo que já comentei, se não há verdades que provam o que é bem ou mal, então o que resta de um confronto entre dois ou mais grupos é aquilo o que cada um achar melhor, ou o que cada um achar que seria o certo.

Comentários