Bom dia!

O layout atual do blog é do final de 2015, e deveria na verdade ter sido o layout de lançamento dele, mas como não consegui terminá-lo a tempo, o que deveria ser provisório acabou ficando no ar por mais de um ano.

Ele passou por algumas pequenas mudanças nesses anos, mas se manteve basicamente o mesmo.

Mas já passou da hora de mudar tudo.

Eu sou meio maníaco com estatísticas de acesso então tenho mais de uma fonte para conferir, mas todas elas apontam a mesma coisa: cerca de dois terços dos acessos ao blog são via dispositivos móveis.

Estou falando de celulares, ou smartphones se preferir. No começo era o contrário: dois terços via desktop. Os acessos via tablet são negligíveis.

E como o Anime21 se sai em celulares? Acho que o melhor que eu posso dizer é: “funciona bem”.

Ele funciona, mas não é exatamente adaptado para isso. Já estou ciente dessa virada faz tempo (ela ocorreu entre 2016 e 2017), mas a minha preocupação maior sempre foi com o conteúdo, e é para ele que direciono a quase totalidade das energias que gasto com o blog.

Para o layout, paliativos. Um dos problemas do layout atual, e nem vou falar da aparência dele, é que ele é pesado. Ok, talvez você tenha uma conexão muito boa, ou sempre acesse via wifi, ou de qualquer outro modo não note a diferença, mas estamos falando de um fator em que milissegundos fazem a diferença.

Implantei vários níveis de cache, otimizei tudo o que era otimizável, desativei recursos raramente usados, contratei um plano de hospedagem melhor. De várias formas trabalhei para contornar o problema do peso do layout atual. Hoje, ele me limita, pois mal posso pensar em fazer algo diferente porque já estou operando no limite.

Agora devo falar que a aparência é um problema também. Não falo sobre ser bonito ou feio, mas sobre a usabilidade. Links ao longo dos artigos nesse layout tendem a ser pouco visíveis e difíceis de clicar em telas pequenas.

 

As estatísticas de acesso ao Anime21, conforme dispositivo

 

Desde março desse ano, mais ou menos, o Google rastreia e indexa a versão mobile do blog. Isso não é algo sobre o que eu tenha controle, mas apenas algo com o que eu tenho que me adaptar.

O Google é muito mais rigoroso com o peso de uma página e com sua usabilidade mobile do que no desktop.

E não sei se é cansaço, mas faz algum tempo que comecei a achar o blog meio feio também, sim.

Esse é o resumo dos problemas do atual layout, em ordem de importância: é pesado, tem usabilidade mobile apenas mediana, é difícil implantar novos recursos, é feio e é antigo.

O que eu quero para o novo layout? Ora, que seja leve, tenha boa usabilidade mobile, seja fácil trabalhar com ele e seja bonito.

O layout em desenvolvimento é mais simples, o que por si só já ajuda que seja mais leve. Ele irá suportar AMP, embora eu ainda não tenha batido o martelo se vou usar o recurso.

Toda a formatação será revista, de modo a ser de legibilidade facilitada em telas pequenas, links ficarão bem marcados, imagens se adaptarão melhor à tela, e o menu será mais fácil de usar.

E por fim, novas características. Desde que passamos a ter colunas, no começo do ano, quero que elas tenham destaque ao longo do dia em que foram publicadas. Os artigos do dia devem ter algum destaque também.

O layout atual é apenas um feed, que mostra um artigo em cima do outro sem nenhuma hierarquização, e isso precisa ser revisto. Com o volume de publicações que temos e esse layout, artigos novos são rapidamente enterrados nas páginas de histórico.

As páginas de histórico, tag e categorias precisam de um trabalho mais cuidadoso também. Clicar em uma tag de anime e simplesmente ver todos os artigos de todos os tipos misturados sem nenhuma categorização ou hierarquia não é muito útil.

Categorias especiais como listas e resenhas precisam de um tratamento diferenciado também. Bem como as páginas dos redatores.

Sobre os redatores, aliás, finalmente vou implantar algo que planejo desde sempre, dando mais visibilidade a quem escreveu cada artigo.

Bom, isso é só um resumo do que estou fazendo no momento. A previsão de publicação do novo layout é o próximo aniversário do Anime21, dia 27 de setembro.

Tenho tempo ainda, então gostaria de saber se você tem alguma sugestão? O ponto de vista do leitor é o mais importante, afinal.

 

  1. Os ventos da mudança estão para vir, é o que este humilde visitante desde os primórdios do blog pode dizer.

    Não vou mentir, tenho um certo carinho pelo layout actual, acho que me acostumei com ele ao longo dos anos, mas concordo que este layout nos celulares é um pouco complicado (se bem que uso mais o pc).

    Se tivesse que dar uma ou duas sugestões, uma delas já foi citada que é dar mais destaque aos redactores maravilhosos do blog e a outra, nem é bem uma sugestão, é sobre a questão dos comentários, aquele erro que dá quando tentamos responder a comentários de outros utilizadores e dos próprios redactores.

    Antes que me esqueça, tenho que elogiar a capa deste artigo, Godo de Berserk é um dos melhores personagens de sempre.

    Ansioso pela nova fase do blog, no dia 27 de Setembro cá marcarei presença para presenciar a nova metamorfose.

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá Kondou, tudo certinho?

      Todo mundo reclama dos comentários, né? Bom, acho que o jeito vai ser desativar os comentários do Jetpack mesmo. O chato é que o padrão daí é ele ficar pedindo nome e e-mail a cada comentário, vou ver se encontro um plugin alternativo que me dê mais controle sobre isso.

      Sobre a capa, a primeira coisa que pensei é que deveria ser um ferreiro. Tem tudo a ver, não é? Daí logo lembrei da cena do Thors tentando a sorte na metalurgia, porque é anime da temporada então combina bem, mas não tem um bom enquadramento. Na falta dele, pensei logo no Godo, porque francamente não conheço nenhum outro 😂 Ainda bem que tenho Berserk aqui, porque não consegui encontrar imagem boa na internet também, tive que ir ao episódio e salvar um screenshot eu mesmo.

      Obrigado pela visita e pelo comentário 🙂

  2. Olha só as coisas melhorando u.u
    Para mim não tenho problema algum com o layout atual e pelo celular, bom, nem sei dizer já que sempre acesso mais pelo notebook. Mas vamos as sugestões:

    – Comentários, não sei para vocês mas eu irei preferir o Disqus por aqui. Mais fácil e também dar para editar. O do WordPress às vezes dar uns buguinhos e não é algo que estou tão acostumada.
    – Paginá para a equipe, adorarei ver mais de cada um já que o trabalho de vocês são incríveis! Você disse que daria mais destaque, não sei como mas um cantinho para conhecer a equipe seria ótimo.
    – O formulário de contato. Não sei como funciona por ai mas já tentei mandar alguns pedidos e não ia então eu acabava desistindo, por isso que só fiz dois ao longo desses meses que acompanho vcs. :c

    Não tenho muito o que dizer já que para mim tudo está muito bem, tirando a parte do comentário que não é muito de meu agrado porém não tenho intenção de não usar esse meio por conta disso. De resto para mim está muito bom! Mas não esquece, uma aba para a equipe seria top ~

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá Letty, tudo certinho?

      Acredite, pelo celular o Anime21 é bem fraquinho 😂

      Nos primórdios do blog usávamos o Disqus. O problema dele é que é uma plataforma externa, sobre a qual tenho pouco controle. Funciona muito bem mesmo, mas ele coloca propagandas (enquanto o blog é pequeno é só para links do próprio blog pelo menos), pesa no carregamento da página, etc. Sistemas de comentários externos meio que estão fora de cogitação. Mas me diga aí o que você acha tão bom no Disqus que eu me esforço para implantar algo à altura.

      A página da equipe faz parte do projeto já!

      O formulário de contato está bugado de novo, para variar. Eu conserto ele a cada dois ou três meses… mas se te serve de consolo, eu tenho um plugin instalado que me envia todos os formulários preenchidos no blog, incluindo, claro, o de contato, mesmo quando eles dão bug, então eu não perco mensagem nenhuma. Ou bem, acho que não perco, né, porque se tiver alguma situação em que ele falhe junto com o formulário daí eu nunca vou saber 😅

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

Comentários